21 setembro 2007

Covilhanices

Tok’Avakalhar espalham festa ao ritmo de bidons, pipos e afins

Grupo nasceu a partir de elementos dos bombos do Paul

O nome pode até levantar dúvidas, mas é preciso ouvi-los para perceber que é pura ironia. Com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos, os oito elementos do grupo não deixam nada ao acaso nos instrumentos de percussão que eles próprios fabricam O gosto pela percussão nasceu na Casa do Povo do Paul. Foi lá que aprenderam a tocar bombos e não renegam as raízes. Mas o sangue jovem que lhes corre nas veias traiu-os ou estimulou-os? A resposta parece encaixar mais no estímulo. “À medida que íamos tocando no grupo de bombos, procurávamos novas sonoridades e diziam-nos que avacalhávamos” , conta Telmo Valezim. “Nós não entendíamos. Sentíamos necessidade de dar um novo colorido ao repertório”, justifica. Daí à constituição dos Tok’Avakalhar foi um pequeno passo. O nome pode até levantar dúvidas, mas é preciso ouvi-los para perceber que é pura ironia. Com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos, os oito elementos do grupo não deixam nada ao acaso: fazem os próprios instrumentos, pintam-nos e inovam introduzindo bidons de plástico e mesmo pipos de vinho inteiros ou divididos ao meio que juntam aos bombos, às caixas, à palheta (conhecida também como óbué beirão) e aos chocalhos. Tudo pintado a azul e amarelo que afinal são as cores do brasão do Paúl. A roupa também tem um toque especial, com calças largas e camisolas com o logotipo do grupo estampado nas costas. “Temos a percussão como passatempo, mas não deixamos nada ao acaso”, refere Telmo Valezim.

RITMO CONTAGIANTE


Os espectáculos dos Tok’Avakalhar duram cerca de uma hora e quarto e custam entre 200 e 250 euros. Os espectáculos incluem actuações em palco e arruada, em simultâneo ou separadas.
É difícil, para não dizer impossível, ficar indiferente ao ritmo contagiante posto em palco pelos oito elementos do grupo criado no início de 2006, que conta já com quase quatro dezenas de actuações. Uma delas no programa “Você na TV”, da TVI, e outra no Festival Internacional de Percussão, no Seixal, organizado pela escola de música Toca Rufar. No grupo, “toda a gente toca de ouvido”, explica Telmo Valezim, reconhecendo que não existe formação musical de fundo. “Não tocamos com pauta”, ironiza Fábio Silva, que admite que o sucesso do grupo está na união de todos os seus elementos. “Antes de sermos um grupo de percussão somos amigos e isso faz toda a diferença”, justifica Fábio Silva, pondo em evidência a cumplicidade entre todos...


Gouveia quer ser «capital da aventura»


Investimento de 4 milhões de euros para desportos de Inverno

Gouveia está empenhada em tornar-se na "capital da aventura" em Portugal, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro. A autarquia tem em vista a construção de um espaço fechado especialmente destinado à prática de desportos de Inverno, cujo investimento ronda os 4 milhões de euros. A concretizar-se, esta deverá tornar-se na "grande indústria do futuro numa terra que se reorienta após a crise dos têxteis", avançou o presidente, ontem, em conferência de imprensa em Coimbra.

No próximo mês, Gouveia - que recebeu, durante quatro anos, a mais importante prova de snowboard - promove o Winter Jam, evento dedicado aos desportos radicais e de Inverno. Os fins-de-semana de 5 a 7 e 12 a 14 de Outubro serão preenchidos com música, animação e provas de algumas d
as principais modalidades no que respeita aos desportos radicais e de neve. Confirmada está, já, a participação de "atletas de renome internacional", informou Álvaro Amaro.

O evento acolhe a primeira prova de "Tow In Snowboard" (uma variante
do snowboard que alia a força dos veículos motorizados à perícia humana) a nível mundial, bem como provas de Freestyle FMX e de Dirt Bike. No programa estão, ainda, incluídas acrobacias nos céus de Gouveia, bem como uma Feira de Inverno, com uma área de cerca de 1500 metros quadrados, com equipamentos das principais marcas do sector dos desportos de Inverno...

Deixar na Serra só o que lhe pertence


Recolha de lixo no «Corredor do Inferno», no sábado

A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) e o
Clube de Actividades Ar Livre (CAAL) promovem uma acção de recolha de lixo na zona do Corredor do Inferno, nas proximidades do Cântaro Magro, em pleno maciço central da Serra da Estrela, no próximo sábado, dia 22 de Setembro. As duas instituições de defesa do meio ambiente contam com a participação de uma centena de pessoas. Segundo José Maria Saraiva, vice-presidente da ASE, "O Clube de Actividades Ar Livre espera uma participação de mais de 80 associados, a que se juntam elementos da secção de montanha da ASE" para que a área fique apenas com "aquilo que faz parte da serra". A iniciativa está marcada para as 10 horas da manhã...
in Kaminhos e Diário XXI

Saudações Paulenses


20 Rebolos:

Anónimo disse...

Sou fã dos Tok'avakalhar e adoro ve-los tocar.

Tive oportunidade de assistir ao espectáculo que deram no Seixal e foi simplesmente fabuloso. Conseguiram contagiar o público com o seu ritmo!! Muitas palmas acompanharam a batida do grupo.

Os meus Parabéns ao Tok'avakalhar.

22/9/07 19:10
Anónimo disse...

São uns verdadeiros "Patos Bravos",no Paul há muito disso.....

23/9/07 01:58
Anónimo disse...

É um grupo novo, mas já os vi actuar mais vezes para o povo do Paul, que outros que só querem é "viajar".

23/9/07 12:56
Anónimo disse...

Esta terra sempre teve e tem demasiado Folclore.
Há muitas confusão, intriga, má lingua e interesse pessoal no Folclore Paulense.
Por isso os jovens, que não são forçados pela familia, abandonam os grupos de Folclore existentes. É bom quando aparece um grupo com idéias diferentes.

23/9/07 13:06
Anónimo disse...

È bom quando o dinheiro lhes vai para os bolsos, para as grandes comesainas bebedeiras e outras coisas mais.
Os outros lutam por carolice, lutam pela defesa de uma cultura popular.
Ideias diferentes ?
Desde quando? Copias e mal feitas ...
sejam criativos.. invistam na criatividade ....Tanta pobreza de ispírito....e pensam que são os maiores. só se for em mediocridade.

23/9/07 14:08
Anónimo disse...

Meus caros anónimos por favor identifiquem-se de alguma forma, para vos responder de uma forma mais pessoal. Denoto alguma injustiça em alguns dos comentários! Mas parece-me q temos aqui mais do q um anónimo e n quero meter-vos a todos no mesmo saco!!

23/9/07 14:17
Anónimo disse...

Oh! anónimo, quem é que no Paul, luta pela defesa de " uma cultura popular", por carolice?
Existe no Paul, não uma cultura popular, mas sim várias, criadas em função de diversos interesses pessoais.
Perderam-se as raízes, a forma simples e unida de conviver.

24/9/07 10:46
Anónimo disse...

AO MEU CARO VEREADOR EU A 1ª VEZ K ENTRO AQUI, DIGO-TE JÁ K NAO ÉS DO PAUL E DE CERTEZA K NAO ESTÁS EM LADO NENHUM, POSSIVELMENTE KERIAS ENRIQUECER Á CUSTA DE ALGUEM, E PENSAS K OS OUTROS SAO ASSIM, DE CERTEZA K ÉS UM BICHINHO DO MATO POR ISSO NAO FALES DO K NAO SABES, continua a viver sozinho.........

24/9/07 23:56
Anónimo disse...

Oh! Anónimo do K, pela forma como escreves deves ser "miúdo", há 52 anos que respiro e vivo o Paul e estou farto das guerras e guerrinhas folclóricas a que tenho assistido.
Não entendo é o porquê dessa raíva toda.

25/9/07 10:09
Anónimo disse...

Muito fraquinho.
Imitam os toca a rufar e as suas musicas ao fim de uma vez acabam por ser repetitivas.
Dediquem-se antes a construção civil.

26/9/07 22:17
Anónimo disse...

ó veriadorzinho ainda bem que com 52 anos não fazes nada para esta terra, senão pobres jovens... esse K...., é de KaraoKe, KawasaKy???Seja educado Sr.Quota Veriadorzinho, eu também não tou nestas guerras, mas não quero destruir o k os outros fazem, TENHA JUIZO.....construa alguma coisa nesta terra e depois falemos.

26/9/07 23:31
Anónimo disse...

ei anónimo !!!Essa foi demais!!!
Gostei da tua resposta a esse kota que se diz do paul.....deve andar bem distraido.... Pois o Paul,através das associações, com rivalidades, ou não, sempre soube preservar com grande "tarimba"a identidade do seu Povo.Tenho pena destes parasitas que nada fazem pela vida socio cultural,nem talvez pela sua...pois a esse sr só lhe pode caber um pouquinho do banco daa praça, e talvez nem aí tenha cabimento....Parafraseando a frase "TENHA JUIZO..NÂO FALE DO QUE NÂO SABE" cuide-se, pois na montanha Há muito gado a guardar.

27/9/07 00:11
Anónimo disse...

Infelizmente é com estas raivosas e agressivas atitudes que aqueles a quem interessa estas guerras, respondem.

27/9/07 11:37
Anónimo disse...

Cultura no Paul é só "folclore".
E venha alguém dizer o contrário.
È tudo mentira.

27/9/07 12:12
Anónimo disse...

Boas tardes paulenses.
Tou a favor da vizinha, os anonimos deviam-se se indentigicar para eu me poder dirigir!
todos ele tao pra ai a falar de certeza k nao fazem nada pela nossa vila! se os tok'avakalhar imita (bem eles nao tem nenhuma igualas dos toca rufar) outro grupo isso é com eles, mas nao sao os unicos do paul a imitarem! agora se voces fizens algo pelo o paul em vez de andarem aki a criticar os outros isso sim era bom!

27/9/07 12:46
Anónimo disse...

tenho um erro escrevi indentigicar pela vez de indentificar! peço desculpas

27/9/07 12:48
Anónimo disse...

Tudo fala mal dos tok'avakalhar porque?
Eles sempre fazem mais do que vos aqui a falar dos outros!
Eles imitam? fazem muito bem! São os unicos no paul a imitar? Não
por essas partes de eles estarem a imitar os toca rufar posso-te dizer que os velha gateira imitam os roncos do diabo!?
E depois ainda agridem verbalmente os outros! estas pessoas sao demais!
vos que falais tanto, agi!
Aqui a falerem dos outros é que nao fazeis nada pela vossa vila!
comprimentgos paulenses

27/9/07 12:55
PTT disse...

Em http://vila-do-paul.blogspot.com/2007/08/velha-gaiteira.html,
deixei este comentário:

Vamos aos finalmente.

A intervenção do Asno veio no momento mais oportuno. Eu estou de férias e por respeito e consideração para com os visitantes, tenho e acreditem, feito das tripas coração para que ninguém suspeitasse desta realidade, mantendo o blog em funcionamento embora a "velocidade" de cruzeiro.


Férias para mim significa família, relaxe e carregar baterias. Para todos os efeitos e uma vez que acedi ao convite do Asno para integrar o blog, não queria cair no "fateletismo" de por uma foto simpática elucidando que eu PTT, estou de férias e por consequência o blog parou.

Por este blog ao nível que esta não e difícil, o difícil é mantê-lo, sem qualquer tipo de colaboração ou afim.

Quanto ao puxar de galões, eu não sou "peco", era uma falta não só de consideração e de respeito para com quem diariamente nos visita, mas sim alimentar os "crápulas" (desculpem a expressão) cujo maior "êxtase" era ver este blog ir ao fundo. Esse privilégio é meu e quando achar que estou a mais ou o Paul não merecer vou-me embora da mesma forma que cheguei, embora esta ultima seja extremamente difícil pois o Paul merece-me todo o respeito.

A pequena e singela diferença é que eu fiz e os mesmos “crápulas” não fizeram, não vão fazer e NÃO SABEM FAZER. ISTO É QUE LHES DÓI.

Quanto a esta quezília é-me extremamente fácil de resolver, passo a controlar os comentários antes de serem editados e ponto final. Porem isto é ir contra os lineares de liberdade em que acredito.

Vamos aos finalmente. Lancei um desafio para que os Tok'Avakalhar e os Velha Gaiteira para que façam em conjunto um espectáculo ou no mínimo uma “arruada”, não só para por fim esta contenda, como para calar em definitivo “as mas línguas”. Estes desafios mantêm-se e tudo o resto é “paisagem”.

IMPORTANTE NÃO É SER MELHOR OU MAIOR, É SABER VIVER EM COMUNIDADE.

Fico a aguardar e VIVA O PAUL.

Saudações Paulenses

18/9/07 08:25

Hoje mantém-se actual e infelizmente ainda não teve resposta.

O desafio mantém-se

28/9/07 23:25

28/9/07 23:28
Anónimo disse...

Oh! PTT, é melhor esperares sentado, porque falta de unidade, solidariedade e humildade é o que há mais no Paul.
Há muita gente que acredita que só com intrigas e invejas é que o Paul funciona.
Mas como ninguém tem culpa!!

1/10/07 10:11
Anónimo disse...

O sucesso do grupo está na união de todos os seus elementos...

PARABENS AOS TOK'AVAKALHAR!

6/10/07 00:25