05 setembro 2007

Dilema dos Pais na Covilhã ou no Resto do País

(clique na imagem e leia o post do Kaos)


Este pelo menos dava pra 2 ou 3 alunos


Medidas para o novo ano lectivo vistas à lupa


A uma semana do arranque das aulas, a ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, deu ontem uma conferência de imprensa com "10 novidades" para o próximo ano lectivo. A tutela tinha prometido anunciar medidas "com bastante impacto" para o sector, mas a maioria das revelações acabou por incidir sobre projectos já anunciados ou em curso - alguns deles há mais de um ano.

De verdadeiramente novo, no conjunto de medidas apresentadas ontem pela ministra -pelo menos do ponto de vista noticioso - só mesmo o compromisso de que a tutela, através da Acção Social Escolar, vai comparticipar as deslocações dos alunos do ensino secundário que optem por cursos profissionais fora das suas zonas de residência.


Destaque ainda para duas iniciativas que, embora já admitidas há algum tempo pela tutela, parecem finalmente em condições de ser passadas à prática: o reforço da Acção Social Escolar do ensino secundário, nomeadamente através do alargamento do âmbito das chamadas "bolsas de mérito"; e a promessa de que mais alunos do 1.º ciclo passarão a ser acompanhados além das 17.30, num projecto que envolverá autarquias e pais.


O conjunto geral de medidas motiva reacções de satisfação, embora incompleta entras as associações de pais e os municípios. Já os partidos da oposição criticam o "timing" do anúncio. Diogo Feyo, do CDS-PP, fala numa "operação de charme, anunciando o já anunciado", e considera que o que muda "nada tem de extraordinário". Pedro Duarte, do PSD, diz que o ministério tem "falta de ideias".| Com Maria João Caetano


Foi a única novidade absoluta anunciada ontem pela Ministra da Educação. Destina-se aos alunos do secundário, que se inscrevam em cursos profissionais em escolas longe das suas áreas de residência, e segundo disse ontem Maria de Lurdes Rodrigues, será "o apoio mais significativo", em termos de investimento, a conceder pela tutela este ano no âmbito do reforço da Acção Social Escolar no Secundário. A ministra explicou que está a ser "estudado" o recurso a apoio comunitário para o financiamento parcial do projecto. Os alunos poderão receber um passe social ou uma verba diária. Os alunos dos cursos de científicas-humanísticas não são abrangidos por terem "oferta educativa suficiente nos seus concelhos"... in DN

Realmente o stress é muito no pós férias. Aconselho a leitura do artigo

Saudações Paulenses

1 Rebolos:

Anónimo disse...

Os alunos do Secundário a frequentarem o ensino profissional já têm, hoje, financiamento para o transporte.

5/9/07 19:31