19 outubro 2007

Fraude

Falso e-mail pede «actualização de dados» bancários

Tem circulado pelas caixas de correio electrónico um e-mail, em nome da Caixa Geral de Depósitos, Millenium BCP e Banif, a solicitar «actualização de dados bancários», disponibilizando um link e 10 dias úteis para a resposta. Trata-se de uma fraude

Bancos ouvidos pelo SOL garantem que já avisaram as autoridades competentes

O falso e-mail refere no assunto «10 dias úteis para proceder à actualização de dados» e indica que, «com o intuito de melhor o servir, a Caixa Geral de Depósitos, Millenium BCP e BANIF vem transmitir-lhe que está a proceder à verificação e actualização dos dados do cliente».

É fornecido um link onde o cliente deverá aceder para introduzir a informação, sendo avançado que caso não o faça «poderá ver o seu acesso restringido».

Ao que tudo indica trata-se de phishing, uma técnica de roubo de identidade online.

O SOL contactou as instituições bancárias mencionadas que confirmaram que o e-mail é falso, até porque todas referiram que não pedem esse género de informação através de contacto por correio electrónico.

«Os clientes não devem nunca fornecer, em circunstância alguma, e qualquer que seja o pretexto, informação de identificação e credenciação a ninguém e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) nunca solicita este tipo de informação», afirmou fonte da CGD.

A instituição adianta que comunica todas as situações anómalas às autoridades competentes, nomeadamente à Polícia Judiciária.

«Sempre que se detecta a origem dos e-mails relacionados com o phishing, solicita-se aos gestores/fornecedores do serviço de Internet onde as mensagens fraudulentas têm origem - geralmente estão localizados no estrangeiro - a inibição imediata da fonte», referiu.

Para o Millenium BCP, a tentativa de burla «é uma questão muito importante», adiantando que «cria desconforto, pois é feita em nome da instituição».

Para evitar que os clientes sejam enganados, garante que «o banco nunca pede informação deste tipo por e-mail ou telefone».

«Estamos atentos a este género de situações e quando temos conhecimento de casos comunicamos às autoridades», referiu fonte do Millenium BCP, acrescentando que a instituição introduziu no site o tópico «segurança», com diversos conselhos para os clientes.

«O Banif tem conhecimento deste género de e-mails, através da parceria estabelecida com a Polícia Judiciária, de alertas dos próprios clientes e da recepção deste tipo de e-mails pelos próprios colaboradores do Banif – Grupo Financeiro», afirmou fonte da instituição.

O banco indica que «monitoriza sistematicamente as transacções realizadas pelos clientes através dos canais de banca electrónica», sublinhando que «comunica de imediato às autoridades, após ter conhecimento das situações»... in Sol

Saudações Paulenses


5 Rebolos:

Tiago R Cardoso disse...

Por essas e por outra que eu prefiro me deslocar ao banco.

19/10/07 11:20
SILÊNCIO CULPADO disse...

Depois voltarei para comentar o post. Para já o que pretendo dizer é que, neste canto da blogosfera, está a nascer um espaço onde se critica, se respeita, se é amigo e se procura aprender. Um espaço em que se cede espaço sempre que alguém o solicita e se procura acrescentar saberes com outros saberes. Acho que somos um exemplo de cidadania. Os blogues complementam-se procurando outras visões noutros blogues que visitam. Acontece no Notas Soltas em que Quintarantino fez 2 contratações, não porque lhe falte saber e arte de escrever, mas porque num grupo o todo é mais que a soma das partes. A Nómada também seguiu este raciocício e contratou o 7 Pecados Mortais. E agora, a mais recente contratação dá-se nos 7 Pecados Mortais que contratou a Silêncio Culpado. Exemplos de boa camaradagem bonitos de se ver.
Por isso, convido, nesta estreia da Silêncio Culpado, a visitar o blogue dos 7 Pecados e "beber" um pouco do seu novo texto.

19/10/07 21:48
SEMPRE disse...

Este texto é muito oportuno e contém um aviso que é importante reter. No mundo digital todos os cuidados são poucos.

20/10/07 21:50
SILÊNCIO CULPADO disse...

As fraudes via internet estão cada vez mais aperfeiçoadas. Ainda bem que há quem se preocupe a denunciá-las.
Obrigada

20/10/07 21:52
quintarantino disse...

E-mails desses têm destino certo. Aliás, como todos que recebo de duvidosa proveniência: lixo. O banco, se quiser, que me contacte pessoalmente.

22/10/07 10:17