16 janeiro 2008

Tuneis e Novas Vias

Túneis na Serra da Estrela garantem maior desenvolvimento regional

Um estudo encomendado pela Estradas de Portugal aponta a construção de duas estradas a sul da Serra da Estrela como solução equilibrada para ligar a região, mas refere que abrir túneis garante melhores acessibilidades e maior desenvolvimento regional




O Estudo de Avaliação Estratégica para a região do Centro Interior foi encomendado pela Estradas de Portugal e está em consulta pública até final do mês e inclui três cenários.

O cenário A prevê a construção de três novas estradas em redor da Serra da Estrela: IC6 entre Coimbra e Covilhã, IC7 entre Venda de Galizes e a A25 (em Celorico da Beira ou Fornos de Algodres) e o IC37 entre Seia e Viseu.

O cenário B prevê a construção do IC7 entre a Covilhã e Viseu, com túneis para atravessar a Serra da Estrela, o maior dos quais com de 8,5 quilómetros entre Manteigas e Seia/Gouveia. Está previsto que o IC6 ligue Coimbra e a A25 no distrito da Guarda.

O cenário C é de uma forma geral a adaptação do perfil em X apresentado no cenário B, mas contornando a Serra da Estrela a sudoeste entre Sandomil, São Gião e Vide, para onde são previstos alguns túneis mais pequenos. in Sol

Aqui pode consultar o relatório completo do estudo

Nota: Vamos aguardar quantos anos vai demorar esta decisão que só peca por ser tardiamente equacionada. Se for com tempo de reflexão normal, quando houver vias em condições O Interior esta desertificado.

Saudações Paulenses

2 Rebolos:

Unknown disse...

Já ouvia falar de uma estrada que ligaria a Covilhã a Coimbra, pela Serra, quando andava no Ciclo!!! Ora, já lá vão uns bons 10 anos! Como em Portugal, só de 10 em 10 anos se vêm resultados, essa bendita estrada só deverá estar pronta quando nós já não pudermos usufruir dela... Mas a realidade é que faz muita falta!

Saudações Paulenses

17/1/08 15:46
Anónimo disse...

As negociações ainda estão na mesa. Até toda a burocracia ficar tratada uns tempos irão passar mas antes tarde do que nunca!

20/1/08 13:13