12 março 2008

O Incomodo

Acumulação de cargos de advogado e deputado

Bastonário desafia AR a "ter a coragem" e assumir incompatibilidade

O bastonário da Ordem dos Advogadas, Marinho Pinto, desafiou hoje o Parlamento a ter "a coragem" de tornar incompatíveis os cargos de advogado e deputado, porque misturar as duas funções "não é bom para a democracia".

"O Parlamento deveria ter a coragem de legislar nesta matéria", afirmou Marinho Pinto, após uma reunião com o coordenador do Bloco de Esquerda, Francisco Louçã, e a deputada Helena Pinto para apresentar cumprimentos como bastonário.

Para Marinho, quem legisla "não pode, ao mesmo tempo, aplicar profissionalmente, nos tribunais, as leis que faz no Parlamento".

Deputados e centros de poder

Além disso, pode subverter as "regras da sã concorrência" e justifica porquê: "advogado que é deputado tem condições para ser preferido, por vezes não tanto pela qualidade dos serviços jurídicos, mas pela facilidade que tem, como deputado, aos centros de poder".

A seu lado, Francisco Louçã acompanhou as declarações do bastonário, não se comprometeu com esta ideia e lembrou que o Bloco de Esquerda (BE) propôs, há duas semanas, que os deputados não possam representar o Estado em negócios.

O coordenador do BE quer primeiro ver e ler "as propostas da Ordem" para depois se pronunciar.

Corrupção "um cancro na sociedade"

Nota: Com esta postura e frontalidade passa a ser conhecido pelo "Anti Tacho". Que mais lhe ira acontecer.