04 abril 2008

Covilhã Inova

Captar ideias empreendedoras de todo o País

Troféu Liberty Seguros/Parkurbis aceita candidaturas até 31 de Maio

Vencedor ganha 20.000 euros para investir na constituição de uma empresa que terá de ser instalada no Parque de Ciência e Tecnologia. Prémio é entregue a 20 de Outubro, Dia da Cidade da Covilhã

O Parkurbis, em parceria com a Liberty Seguros, está a promover um concurso nacional de ideias de negócio inovadoras, que vai atribuir prémios monetários e a instalação no Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã aos três melhores projectos. O concurso foi apresentado, anteontem, durante o balanço de 1.000 dias de funcionamento do parque tecnológico.

“Este era um sonho do Parkurbis, pois tem muito maior dimensão do que os concursos de ideias à escola regional que já temos promovido”, disse Pedro Farromba. O director do Parkurbis sustenta que os objectivos do Troféu Liberty Seguros/Parkurbis – Criar 2008 “são muito semelhantes aos do próprio Parkurbis”, nomeadamente o estímulo ao empreendedorismo e à inovação, valorização de novas ideias em sectores estratégicos e criação de empresas e fixação de quadros qualificados no concelho da Covilhã. Também Carlos Silva, representante da Liberty Seguros, explicou que a ligação da seguradora ao concurso deve-se à “ideia de ajudar a fixar pessoas no Interior, já que a empresa “também tem um papel social”.

Uma das diferenças do concurso é a definição de quatro sectores de actividade – energias alternativas, software e multimédia, saúde e bem-estar, e agro-alimentar –, considerados de “interesse estratégico” pelos organizadores. Podem concorrer pessoas de todo o País, com idade igual ou superior a 18 anos, sendo que a equipa só pode ser constituída por um máximo de cinco elementos. O vencedor recebe 20.000 euros, valor que será entregue na altura da constituição da empresa resultante da ideia de negócio. Outro pormenor de relevo é que a firma terá de se implantar na Covilhã. Os segundo e terceiro classificados receberão 10.000 e 5.000 euros, respectivamente.

Nota: Forma inteligente de alargar o parque industrial, combatendo o desemprego. Parabéns pela iniciativa.