07 janeiro 2010

Covilhanices


Ainda há albufeiras na região a meio da sua capacidade As chuvas intensas que têm caído, desde há cerca de um mês, provocaram uma subida acentuada nas reservas hídricas, mas na Beira Interior continua a haver albufeiras que estão longe de atingir a sua capacidade total de armazenamento. É o caso da Barragem do Sabugal, a maior da região.

Imigrantes tornam a Beira mais jovem
A Beira Interior acolhe perto de cinco mil cidadãos estrangeiros. Cidadãos que escolheram trabalhar e viver numa das regiões do país de onde mais portugueses partiram para o estrangeiro. Ironia? Nem por isso. Fomos ouvir algumas histórias, de gente de outras paragens, que escolheu a nossa região para ficar.

Têxteis perderam 4.800 postos de trabalho em 10 anos
Segundo números do Sindicato Têxtil da Beira Baixa, desde 2000 encerraram 57 empresas da têxtil e perderam-se 4800 postos de trabalho neste sector no distrito de Castelo Branco. E o coordenador da União dos Sindicatos, Luís Garra, acredita que ainda não se chegou “ao fim da linha”.

Unidade Local de Saúde criada mas ainda sem presidente A Unidade Local de Saúde de Castelo Branco entrou em funcionamento a 1 de Janeiro e aguarda-se a nomeação dos seus responsáveis pela tutela. A escolha está entre a continuidade de Sanches Pires, até agora responsável máximo do Hospital Amato Lusitano, ou uma aposta na renovação.

foto
“É pena que a arte musical seja vista como uma arte menor” O guitarrista Miguel Carvalhinho esteve no terreno a recolher tradições orais da Serra da Gardunha. Parte do que conseguiu deu origem à gravação do CD Ninho que vai ser apresentado ao público a 25 de Janeiro, no Cineteatro Avenida, em Castelo Branco.


spacer
spacer

Grupo de montanha já resgatou mais de 50 em Dezembro


Até chineses que foram de táxi para a Serra tiveram que pedir auxílio


spacer

ACIF quer centro comercial no Centro Histórico


Projecto para dinamizar comércio tradicional