Covilhã: Mais 100 postos de trabalho até 2008

Empresa do sector da energia eólica vai instalar-se junto ao Parkurbis


A Reetec Ibérica, uma empresa do sector da energia eólica sediada no Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, vai criar cerca de 100 postos de trabalho até 2008.

A empresa vai sair do edifício sede do Parkurbis para instalações próprias nos terrenos circundantes à estrutura, no Parque Industrial do Tortosendo. O investimento é de dois milhões de euros e o protocolo para a compra de dois lotes de terreno, num total de oito mil metros quadrados, já foi assinado com a Câmara da Covilhã.

O projecto faz parte da estratégia de crescimento do grupo e face ao aumento da carteira de encomendas. «O pico do nosso volume de encomendas deverá acontecer no segundo trimestre de 2008», apontou José Almeida, administrador da empresa.

A Reetec Ibérica foi criada em Abril de 2003 e centra-se na prestação de serviços especializados ao mercado da energia eólica, em especial na montagem, manutenção e operação dos parques eólicos. Faz ainda a inspecção, manutenção e reparação de pás de rotor.

Para além de Portugal, a empresa desenvolve também actividade em Espanha e em França, sendo que as exportações representam «60 por cento» da actividade total da Reetec Ibérica, salientou José Almeida, administrador da empresa.

É no Parque Industrial do Tortosendo que a empresa irá instalar a «plataforma logística» da prestação dos serviços, nomeadamente os «meios e os recursos necessários para a construção dos parques eólicos», aponta aquele responsável.

Actualmente, a empresa já possui cerca de 40 colaboradores, sendo a grande maioria oriunda da região. Uma atenção que a empresa também terá na contratação dos novos trabalhadores.

A Reetec Ibérica foi uma das primeiras empresas a se instalar no Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. Uma «aposta ganha e de futuro», refere José Almeida.

Para o presidente da Câmara da Covilhã, este é um investimento «muito importante» para o concelho por estar a «criar emprego qualificado», nomeadamente num «sector de ponta». «Estou convencido que vai constituir uma das grandes amarras deste Parkurbis e do Parque Industrial», realçou Carlos Pinto.

A Reetec Ibérica é a primeira empresa do Parkurbis a fixar-se em instalações próprias, apesar da Bionema – empresa na área da biotecnologia – também já ter manifestado interesse em se instalarem com uma unidade no Parque Industrial. in Kaminhos

Boas noticias

Saudações Paulenses

Read More

Rescaldo da Greve



"Roubado" em Casegas

Read More

SOLIDARIEDADE


Visite ainda aqui

Read More

O Problema Esta na Cor

Ataque por não ter a mesma “cor partidária”


Câmara da Covilhã diz ser alvo de campanha do Governo e PS

Depois de anunciada a investigação à Câmara pelo Ministério Público, a autarquia lança um comunicado em que diz ser vítima num processo com “trapalhadas governativas” A Câmara da Covilhã (PSD) diz estar a ser alvo de uma campanha da secretaria de Estado da Administração Local e do PS por não ter a mesma “cor partidária do Governo”, refere um comunicado da autarquia.
O município está a ser
investigado pelo Ministério Público, por alegada violação de leis urbanísticas e instrumentos de ordenamento do território, na sequência de averiguações da Inspecção-Geral de Administração Território (IGAT). O gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Administração Local (SEAAL) confirmou na última semana à Agência Lusa o envio para o Ministério Público, a 4 de Maio passado, “de elementos processuais passíveis de intervenção”.
Agora, em comunicado, a autarquia acusa o gabinete do SEAAL de “fazer chegar às televisões no
tícias falsas e de puro delírio criativo face ao que se denuncia”, que diz serem assuntos “triviais”, enquanto um deputado do PS requeria “esclarecimentos na Assembleia da República sobre o mesmo tema, em manobra conjugada com a SEAAL”.

“OBJECTIVOS DÚBIOS”


Segundo o comunicado da Câmara, a campanha pretendia “retirar brilho” à visita de Cavaco Silva à Covilhã, na última sexta-feira, onde inaugurou uma nova unidade industrial, “quando por todo o País as notícias são de encerramentos”.

O documento, subscrito pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da autarquia, refere ainda que “a actuação do Governo, neste domínio, de mera gestão dos objectivo partidários, destroça a imagem do Estado e constitui motivo para protesto público”. “Embora factos anteriores com esta secretaria de Estado o façam admitir, não queremos acreditar que a SEEAL, ao praticar tais actos, esteja apenas a prosseguir objectivos dúbios de natureza politico-partidária, atacando um município que não coincide com a cor partidária do Governo”, acrescenta. O gabinete do SEAAL recusou-se, para já, a comentar o comunicado da Câmara da Covilhã.

Os processos
Juntamente com o documento distribuído pelos órgãos de co
municação social, a Câmara da Covilhã remete cópia de um ofício da IGAT de 17 de Maio último, com o qual sustenta que a inspecção à autarquia “ainda está em fase de contraditório”, logo “não podem existir conclusões”. No entanto, fonte próxima da documentação referiu ao Diário XXI que, apesar de dizer respeito à mesma inspecção, o ofício exibido pela autarquia não corresponde ao processo que foi remetido para o Ministério Público e sobre o qual a própria Câmara se pronunciou ao IGAT em 8 de Agosto de 2006.
De acordo com a mesma fonte, o ofício hoje exibido diz resp
eito a outro processo autónomo sobre “responsabilidade financeira”, que corre por via da lei de processo do Tribunal de Contas. Explicações que não desarmam Carlos Pinto.
Contactado pelo Diário XXI, o autarca insiste em que há uma “trapalhada governativa”. “É a mesma inspecção e não outra. Devem-nos um pedido de desculpas”, conclui.


PCP destaca “Há mais investigações em curso”

Para além da acção da IGAT concluída e parte da qual foi entregue ao Ministério Público, há outras investigações sobre a Câmara da Covilhã “em fase instrutória”, anuncia a Comissão Política Concelhia do PCP. Em comunicado, os comunistas dizem dizem esperar “que outros processos que decorrem na IGAT sejam concluídos para que seja possível apurar responsabilidades”, sem detalhar.
O PCP pretende que “o processo enviado pelo secretário de Estado da Administração Local para o Tribunal Judicial da Covilhã e para o Ministério Público, a confirmarem-se os factos, vá até às últimas consequências que a lei prevê, ou seja, a perda de mandato”.
Os comunistas criticam ainda o presidente da Câmara, que acusam de conhecer o processo e os factos em causa, mas fazer afirmações à comunicação social e à população do concelho “que não correspondem à verdade”. “Afinal de contas, o proce
sso não está no contraditório, nem se resume a duas vivendas, mas sim a 50 violações das leis urbanísticas e do ordenamento do território”. “Esta tentativa de esconder a verdade à população é condenável num eleito e, em especial, num presidente da Câmara”, conclui. in

Imagem do Estado em causa

À Lusa, o deputado Vítor Pereira, também vereador da oposição na Câmara da Covilhã, disse apenas querer “esclarecer o assunto” e esperar “serenamente pela resposta”. Segundo o comunicado da Câmara, a “campanha” pretendia “retirar brilho” à visita do Presidente da República, Cavaco Silva, à Covilhã, na última sexta-feira, onde inaugurou uma nova unidade industrial, “quando por todo o país as notícias são de encerramentos”.
O documento, subscrito pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da autarquia, refere ainda que “a actuação do Governo, neste domínio, de mera gestão dos objectivos partidários, destroça a imagem do Estado e constitui motivo para protesto público”. “Embora factos anteriores com esta secretaria de Estado o façam admitir, não queremos acreditar que a SEEAL, ao praticar tais actos, esteja apenas a prosseguir objectivos dúbios de natureza político-partidária, atacando um município que não coincide com a cor partidária do Governo”, acrescenta a autarquia.
A Lusa contactou o gabinete do SEAAL que, para já, se escusou a comentar o comunicado da Câmara da Covilhã. in

Read More

Dia da Mãe

Não, não é um lapso.

No dia institucionalizado como tal, não tinha encontrado nada que fizesse jus ao nome mãe.

Hoje sim encontrei o "presente", que dignifica e traduz a palavra MÃE em toda a sua essência.

Aqui fica o meu tributo a todas as Mães.

Vencedor de Pulitzer 2007 (clik imagem)

Saudações Paulenses

Read More

E nos por ca??

Juntas de freguesias vão ter equipamento de primeira intervenção contra incêndios

Investimento de oito milhões de euros

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, anunciou hoje um investimento de oito milhões de euros para dotar um milhar de juntas de freguesia com equipamento de primeira intervenção no combate a incêndios.

"O Ministério da Administração Interna e o Ministério da Agricultura vão lançar a concurso um projecto de equipar as juntas de freguesia com 'kits' de primeira intervenção", anunciou o membro do governo aos jornalistas, à margem da apresentação do dispositivo de prevenção estrutural de incêndios florestais.

Segundo o titular da pasta da Agricultura, o investimento — assumido em partes iguais pelos dois ministérios — permitirá equipar as autarquias "em função da importância da área florestal da freguesia, da distância ao quartel dos bombeiros e forças de combate a incêndios". "Queremos fazê-lo ainda este ano, já este Verão, para dar às nossas juntas de freguesia alguns meios para a primeira intervenção", frisou. in Publico

Sera que também fomos contemplados??

Saudações Paulenses

Read More

Pasquins de Hoje

Covilhã recebe dois aviões contra incêndios

Um para Proença-a-Nova e «estado de prontidão»

A Covilhã recebe nesta quarta-feira dois aviões ligeiros "Dromader", para combate a incêndios florestais. Antes, na terça-feira, e ainda no distrito de Castelo Branco, Proença-a-Nova recebe um avião, onde ficarão também instalados dois aerotanques ligeiros Dromader, em «estado de prontidão».

A entrega das aeronaves insere-se na Directiva Operacional Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, apresentada a 11 de Abril, que ditou a entrega de oito aviões ligeiros para o território nacional, que deveria ter acontecido a 15 de Maio, mas adiado devido às condições meteorológicas. De fabrico polaco, os aerotanques ligeiros Dromader são conhecidos pela sua cor amarela. Têm motor a hélice, um lugar para um piloto, atinge a velocidade de 237 quilómetros/hora, tem um tempo útil de operação de uma hora e trinta minutos e capacidade de transporte de água de 2.200 litros por descarga.

Cova da Beira: Desemprego cresceu em seis anos
Em toda a Beira Interior, a Cova da Beira apresenta o cenário mais negro, aponta estudo

A Cova da Beira, constituída pelos concelhos da Covilhã, Belmonte e Fundão, foi a região onde o desemprego mais aumentou nos últimos seis anos.
A análise é do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior, que divulgou esta semana o estudo sobre “Os Custos Económicos do Desemprego na Beira Interior”.

O estudo, desenvolvido por Pires Manso e Daniela Leitão, pretendeu determinar os custos económicos associados ao desemprego na Beira Interior (distritos de Castelo Branco e da Guarda) e das respectivas sub-regiões (as NUTs III – regiões de nomenclatura de unidade territorial), entre 2001 e 2004.


Chuva tem evitado incêndios, mas aumenta os perigos

Comandantes de bombeiros analisam condições atmosféricas da última semana

Numa altura em que o Sol parece ter regressado, aumentam os riscos de incêndio, agravados pelas chuvas que têm alimentado a vegetação

A forte pluviosidade, acompanhada de trovoadas, que ocorreu na última semana, tem evitado possíveis incêndios e, até ao momento, não houve estragos ou inundações causados pelas fortes chuvadas, assumem aos comandantes dos Bombeiros Voluntários (BV) da Guarda, Covilhã e Fundão. Mas, por muito positiva que a situação possa parecer, esconde um perigo maior: “A chuva e o sol têm feito crescer rapidamente os pastos que, com o calor, vão secar e tornar-se uma fonte de ignição muito perigosa”, afirma Luís Santos, da corporação da Guarda. “Causa maior preocupação do que se não chovesse”, acrescenta, justificando que, “nesta altura, já não há tempo para fazer as limpezas necessárias” nas florestas.
Ao defender que “os bombeiros estão preparados durante todo o ano para combater qualquer incêndio”, avisa que a população deve ter mais cuidado. “As pessoas têm de entender que também são responsáveis pela deflagração dos incêndios”, argumenta Luís Santos para quem “os problemas não surgem apenas no combate, mas acima de tudo, na prevenção”.

Read More

Em 2100 Portugal sera...

Mapa da previsão territorial em 2100


Acabei de receber um e-mail com este mapa da Zona Centro do País. Caso o aquecimento global continue a proliferar a velocidade actual, segundo este visitante do blog, em 2100 o Território Nacional estará restringido ao que a imagem documenta.

Se assim for os nossos filhos ou netos, vão certamente constatar que a OTA é um "rebuçado" em comparação com o problema que nessa altura os atingira.

Dá que pensar!!! Margem Sul ou margem Norte, oceano é que não vai faltar.

Saudações Paulenses

Read More

Quem te viu e quem te vê.








Imagem



imagem



Português sofre!!!!





Saudações Paulenses

Read More

Covão d’Ametade: Grelhadores Ainda...

Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável questiona critérios


A possibilidade de manuseamento de fogo numa zona com vegetação rara e as consequências da instalação dos grelhadores não agradam ao organismo que junta várias instituições A Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE) encara com “reserva” a colocação de grelhadores de grandes dimensões, em granito areado, no Covão d’Ametade, alegadamente, por iniciativa da Associação de Compartes dos baldios da freguesia de S. Pedro, localizada em Manteigas.
“Em primeiro lugar, estes barbecues encorajam a feitura de fogo numa zona onde as consequências de um incêndio seriam terríveis, pela importância que este pequeno bosquete de bétulas tem para a Serra da Estrela”, refere um comunicado emitido pela PDSSE e depois pelo uso de máquinas pesadas para o transporte das pesadas placas de granito. “Foram usadas máquinas pesadas, com rodados agressores, que deixaram marcas profundas e extensas no coberto herbáceo e ainda no leito e nas margens do Zêzere, no local onde se fez o seu atravessamento”, refere ainda o comunicado. A PDSSE critica ainda a dispersão dos grelhadores, montados recentemente.... in

"Continuando para Bingo"

Saudações Paulenses

Read More

Boas Noticias Para a Zona

Carlos Pinto quer Zona Económica Especial Parkurbis
Diploma foi entregue na sexta-feira ao ministro da Economia

O presidente da Câmara da Covilhã quer que o Governo crie uma Zona Económica Especial Parkurbis para a captação de mais investimento para o concelho.

Na prática, pretende-se que o Governo possibilite «vários benefícios» às empresas que se instalem no Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã.

IAPMEI apoia Parkurbis Incubação

Segundo edifício vai contar com apoio de 1,2 milhões de euros


O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI) vai apoiar a c
onstrução do segundo edifício do Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, com um incentivo de 1,2 milhões de euros através da acção “dinamização dos sistemas tecnológicos da formação e da qualidade”. O protocolo de colaboração entre o IAPMEI e o Parkurbis foi assinado na última sexta-feira, na presença do Presidente da República, Cavaco Silva.

Cavaco Silva: Frulact é «exemplo a seguir»

Presidente da República elogiou o dinamismo e a inovação da empresa

O Presidente da República, Cavaco Silva, considera que a Frulact é um exemplo a seguir por outras empresas do país para que a economia possa crescer.

O Chefe de Estado falava após a inauguração da nova unidade da Frulact, no Parque Industrial do Tortosendo. Após a visita à fábrica de preparados de fruta, Cavaco Silva não poupou elogios e apontou-a como uma unidade «moderna, dinâmica e inovadora».

Aliás, foi por isso que foi atribuída a esta empresa, no início deste mês, o Prémio Cotec de Pequena e Média Empresa (PME) do ano, referiu, acrescentando que esta empresa «reúne um conjunto de condições fundamentais» para que a economia portuguesa se desenvolva de forma sustentável e possa vencer no mundo global.

Cavaco Silva cita, por exemplo, a «aposta na inovação nos processos e nos produtos» e, também, «a aposta na investigação, com ligações às universidades e institutos técnicos». Além disso, é também uma empresa «com visão global» do mercado, referindo-se às taxas de exportação na ordem dos 90 por cento e o facto de estar presente em diversos países na Europa e no Norte de África. ... in

Saudações Paulenses

Read More

Sporting Vence Taça de Portugal


Parabens a todos os Sportinguistas e em especial ao Núcleo Sportinguista do Nosso Burgo

Read More

Aniversario da Mafia da Cova.

Três Anos de Blogosfera.


Sempre Descontraídos



Desconcertantes



Vícios Aceitáveis




Em grande Estilo




Sempre com o mesmo "Selo"


Os nossos sinceros PARABÉNS.

Read More

Almeida Santos Tinha Razão

Atentado na Ponte

Os receios de Almeida Santos concretizaram-se ontem. Agora sim o País pode dormir tranquilo. Com videntes destes nada pode alterar o nosso estatuto de "Jardim a beira mar implantado".

Talvez o seu síndroma pelas pontes se justifique com a localização da sua casa em Vide.

Saudações Paulenses

Read More

Viagens ao Algave

Muita Atenção.


Esta a circular e a pedido de varias entidades, que quem viajar com destino ao Sul do Pais, após entrar na Margens Sul deve redobrar a sua atenção.
Se eventualmente se deparar com algo similar a isto, não se assuste. Respire fundo, descontraia e faça inversão de marcha, pois já passou o deserto e encontra-se em África.
Boa Viagem

Se eventualmente em qualquer ponto do País se deparar com outra situação completamente "ora do contexto", também não se surpreenda. Nos e como medida de precaução mostramos-lhe isto para nada mais o surpreenda.

Bom Fim de Semana

Saudações Paulenses

Read More

Ministro Mario Lino Aprovado com distinção

Read More

Secretaria de Estado desmente Pinto

Ainda a investigação à Câmara da Covilhã


"Depois de Carlos Pinto ameaçar a IGAT com uma acção em tribunal, o Gabinete do Secretário de Estado da Administração Local veio corrigir as declarações do autarca que “não correspondem à realidade”

O Gabinete do Secretário de Estado da Administração Local desmentiu à Agência Lusa que a inspecção à Câmara da Covilhã tornada pública ainda esteja em fase de con
traditório, como referiu quarta-feira o presidente da autarquia, Carlos Pinto. O autarca disse processar a IGAT “por virem a público documentos que ainda estão em fase de contraditório". Já ontem, a Câmara divulgou um ofício endereçado à Inspecção Geral de Administração do Território (IGAT), em que anuncia “uma participação ao Ministério Público, para eventual abertura de inquérito penal e disciplinar” por alegada “quebra do dever de sigilo”.
Mas o gabinete do
Secretário de Estado Adjunto e da Administração Local refere, em comunicado, que as declarações feitas por Carlos Pinto “não correspondem à realidade dos factos”.

A Câmara da Covilhã “exerceu o seu direito ao contraditório por documento que deu entrada na IGAT em 8 de Agosto de 2006”. Aliás, “fora do prazo fixado, depois de prorrogado a pedido do Sr. Presidente da C.M. da Covilhã”, refere o documento. Em causa, está uma inspecção ordinária sectorial ao município da Covilhã iniciada a 17 de Junho de 2005"....

"Nova corrida nova viagem..."

Saudações Paulenses

Read More

Festival Jota 2007 no Paul (Covilhã)

Paul novamente em grande e com a Juventude.


Vai decorrer nos dias 20-21 e 22 Julho o Festival Jota na nossa Vila. Todo o programa pode ser consultado aqui.

Este grande Festival de Música Cristã está a ser organizado com o apoio directo do
DNPJ (Departamento Nacional da Pastoral Juvenil), Câmara Municipal da Covilhã, Paróquia e Junta de Freguesia do Paul, Associação Cultural o Paul cultural e Desportivo, Edições Salesianas, Terra das Ideias, IPJ (Instituto Português da Juventude) e XTofm.

Os meus mais sinceros parabéns pela iniciativa.

Nota: Encontrei este evento, por acaso, num outro blog que nada tem a ver com o Paul. Posteriormente confirmei que o mesmo esta na web pagina da Junta de Freguesia. É com desagrado que continuo a constatar a falta de "dialogo cibernauta" nesta Vila. Por muito que custe e seja de difícil "digestão", este blog cada vez tem mais visitantes e é indiscutivelmente uma referencia em qualquer motor de busca na Internet. Se duvidas houver façam a experiência.

O Paul só fica a perder.

Saudações Paulenses

Read More