Dedo na Ferida.

A pedido dos signatários passo a transcrever a Carta Aberta que me foi enviada:

Carta Aberta

Dirigida a todas as Associações Paulenses,

Este texto tem como intuito apelar a todas as associações sedeadas no Paul, com especial incidência sobre aquelas de cariz mais juvenil e/ou desportivo, para o problema com que se debate neste momento a Associação Paul Cultural desportivo.

Como é do conhecimento público, a A.P.C.D. proporcionou aos jovens da terra, na época 2006/2007, a oportunidade de participarem no campeonato de infantis organizado pela Associação de Futebol de Castelo Branco.

Com o fim do campeonato levantam-se questões como: que futuro dar aos jovens que sobem de escalão e que já não poderão participar no campeonato do próximo ano? Impedi-los de praticar desporto na localidade de residência? Obrigá-los a procurar a actividade física fora do Paul? Sentimos que é obrigação de toda a comunidade, que pensamos estar representada nas mais diversas Associações paulenses, oferecer condições aos jovens para que estes se sintam física e psicologicamente bem. Não podemos continuar a abordar estas questões com a passividade habitual! Com a contínua ascensão de problemas como a desertificação do interior, a obesidade infantil ou a exclusão social têm que ser prioritários programas focados na juventude.

A Associação Paul Cultural Desportivo deu seguimento a um projecto que inicialmente contava apenas com uma equipa de infantis, isto para além da equipa sénior de futsal feminino, neste momento conta também com uma equipa de escolas. Conhecendo a realidade do clube é louvar todo o esforço e empenho depositados na formação dos jovens, formação essa que não é meramente desportiva mas também, e principalmente, humana.

Infelizmente a freguesia do Paul necessita de mais gente voluntariosa para que os nossos jovens possam crescer de forma saudável no seio da comunidade. A escassez de recursos humanos e financeiros leva-nos a apelar a outras associações para que se comprometam com os jovens em projectos que devem ser do interesse de todos os paulenses.

Pensamos que é legítimo sonhar e acreditar, no plano desportivo, numa cooperação entre associações em que os diversos escalões de formação são repartidos, tudo isto em prol de um objectivo maior que é garantir e proporcionar as melhores condições possíveis aos nossos jovens na prática desportiva, neste caso.

Espero sinceramente que este apelo não caia em saco roto. Os jovens agradecem. O Paul agradece. Pedimos a todas as Associações interessadas em colaborar o favor de contactarem a APCD.

Subscrevem, este texto, os colaboradores da APCD para o futebol infantil:

Bruno Lopes

Sandro Fontaínhas

Hervê Freire

Nuno Duarte

Obrigado pelo empenho, dedicação e mais valia com que contribuiriam para o bem-estar e desenvolvimento dos “miúdos”.

O meu mais sincero apoio por esta iniciativa, já que a mesma põe a nu o défice de empenho de outras Associações. Felizmente o Paul têm um índice bastante elevado de Juventude e infra estruturas para a prática de vários desportos e ao nível dos mais variados escalões etários (DOS 8 AOS 80).

Haja vontade e “clubites” ou “politiquices” a parte devemos unir esforços em prólogo dos nossos irmãos, filhos ou netos. Eles são os Paulenses de amanhã.

O PAUL AGRADECE

Saudações Paulenses

Read More

Correio do leitor


Posso saber o que foi que eu fiz para merecer fim tão estúpido?
Transgredi?
Expliquem-me o porquê da minha morte!!!

Ass (assinato): Árvore

Read More

Eu Quero Entender????

A Descarada

Roubo Qualificado e Ministrialmente Avalizado.


Ao vaguear encontrei esta surpresa, No Cadeirão. Será que este País já esta de tal maneira desacreditado que nem os nossos ministros já têm vergonha. aconselho a leitura do original.

Sendo nos uma terra de grandes valores culturais no campo da etnografia, vamos começar com a musica... "OH ZÉ APERTA O CINTO OH ZÉ APERTA-O BEM"

Subscrevo na integra o Cadeirão.

Read More

Pasquins do Dia

Relatório da IGAT explicado na Assembleia Municipal

Câmara da Covilhã promete esclarecer dúvidas, dia 15

O
executivo municipal da Covilhã vai dar a conhecer a sua versão do relatório da Inspecção-Geral de Administração do Território (IGAT), que aponta para irregularidades cometidas na área do urbanismo, na Assembleia Municipal marcada para dia 15. Numa sessão que João Esgalhado promete “longa”, serão explicados “todos os pontos do relatório”, disse ainda o vice-presidente da Câmara. “Vamos clarificar junto da Comunicação Social, da população e da Assembleia Municipal, ponto a ponto, o inquérito da IGAT. Vai levar algum tempo, mas com isso vamos explicar o que de concreto se passa, para acabar de vez com as suposições que este tipo de mediatismo acaba por trazer”, acrescenta o elemento da maioria PSD. O autarca diz-se, por isso, de consciência tranquila. “Não temos medo do que quer que seja. O inquérito foi uma inspecção ordinária, na qual foram vistos um conjunto de documentos do município e, dentro dos serviços, há reparos positivos e negativos”, conclui João Esgalhado.in Diario XXI

Plano de Urbanização é de interesse público

Câmara da Covilhã quer que o Governo dê prioridade ao documento

A Câmara da Covilhã deliberou na última sexta-feira, na reunião privada do executivo, atribuir a declaração de Interesse Público Municipal ao Plano de Urbanização da Grande Covilhã. Com esta declaração, que será remetida para o Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Desenvolvimento Regional e para outras entidades governamentais, como a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, a autarquia covilhanense espera que o Governo dê «celeridade» ao processo de aprovação deste plano, que já está realizado há sete anos....In Kaminhos

Read More

Manter as tradições da nossa terra é o mais importante

Presidente reeleita na Casa do Povo do Paul

Todos os espectáculos do Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul (Covilhã) incluem representações teatrais (quadros) que mostram como era a vida antigamente, na aldeia, hoje vila. “É uma questão de identidade, que nós temos o dever de preservar”, refere a presidente. Ao Diário XXI, Leonor Narciso revela alguns dos planos para os três anos de mandato que tem pela frente Liliana Machadinha

Sem uma data precisa de fundação, sabe-se pelos documentos reunidos que o Rancho Folclórico da Casa do Povo do Paul foi criado propositadamente para participar no concurso da “Aldeia mais Portuguesa”, em 1938. Desde esse ano, não parou, apesar de épocas de adormecimento e de menor expressão fora da vila. Mas a revolução no seio do grupo chegou em 1977 com a integração do rancho na Casa do Povo e com a questão: o que deu origem a estas danças e cantares? A presidente da direcção da Casa do Povo, Leonor Narciso, entrou no projecto nesse ano, com outros amigos. Já na altura “parecia faltar algo nos espectáculos” e, por isso, decidiram procurar as raízes das tradições, dos trajes e das cantigas. Segundo recorda a presidente, as pessoas que fundaram o grupo apresentaram no concurso da “Aldeia mais Portuguesa” vários quadros representativos das tradições do Paul. “Havia representações das mais variadas situações, como os trabalhos no campo, artesanato, jogos tradicionais, festejos religiosos e tudo a condizer com os cantares e com os trajes”, conta.
Apesar do trabalho de investigação e compilação dos dados – informação conseguida através da colecção de José Rocha, um dos fundadores do rancho e que foi doada ao grupo depois da sua morte -, a tradição só voltou a ser o que era em 1938, devido a um desafio lançado pelo INATEL. Assim, os quadros voltaram a ser representados em 2000, completando os espectáculos.

RANCHO SÓ SOBE AO PALCO JUNTAMENTE COM TRADIÇÕES
“O grupo tem a preocupação de saber que época é que quer representar”, explica a presidente, ao referir que se reproduzem os trajes desde o início do século XX, “da forma mais fiel possível”, seguindo os registos históricos, nomeadamente fotográficos. Mas, alerta, “há que ter o cuidado de não ridicularizar os nossos antepassados e tradições. Se vamos retratar uma romaria, há que vestir os trajes de festa e não o da monda e do sacho às costas”, exemplifica Leonor Narciso.
Actualmente não há um único espectáculo onde sejam interpretados apenas as danças e os cantares. “Recusamo-nos a fazê-lo nessas condições. Ou nos deixam mostrar os quadros com as tradições da terra e as danças e cantares como complemento ou não há espectáculo”, garante Leonor Narciso. E explica: “É uma questão de etnologia e de identidade, que nós temos o dever de preservar”.

Depois das eleições, há duas semanas
Sangue novo para preservar tradições
Depois de eleita, no último dia 20, para mais três anos à frente dos destinos da Casa do Povo do Paul, Leonor Narciso salienta uma das novidades: há mais jovens nos cargos directivos. Segundo explica, “é necessário sangue novo” para, no futuro, dar continuação às tradições do grupo. “Espero aprender com eles e ensinar-lhes muita coisa, para que não se perca o espírito deste rancho”, realça. “Um dia, quando eu sair da Casa do Povo, esta casa não pode parar, até porque já tem um imenso património tanto em edifícios, como de âmbito cultural”, adianta. No total, Leonor Narciso conseguiu integrar seis jovens na nova direcção, todos já pertencentes e membros activos nas actividades da colectividade.
Para além desta, levanta um pouco o véu de um dos projectos, que apesar de estar em fase embrionária, já suscita entusiasmo no seio do grupo e que se relaciona com o objectivo anterior. Trata-se de intercâmbios internacionais de jovens, através do Instituto Português da Juventude. Para tal, “precisamos de pessoas mais novas que exponham os seus interesses de forma a cativar os jovens estrangeiros a visitarem o Paul”.
Outro projecto que não passa esquecido nas propostas para os próximos três anos de mandato de Leonor Narciso é o “Chão do Canto”, uma mostra etnográfica que pretende ilustrar o ciclo da vida tradicional e promete “integrar (o espectador) na vivência do povo”. O espectáculo representa o Natal, passando pelo cantar das Janeiras, entrudo, período pascal, retorno às lides agrícolas, finalizando com a Romaria da Senhora das Dores, em Julho. Pela abrangência das tradições, a mostra decorre ao longo de duas horas e, para a presidente, “é o mais completo do rancho, pois representa todas as raízes do Paul”.

Festival vai para a sexta edição
“Sons da Terra” regressam com workshops
Também o festival “Sons da Terra” tem continuação e está já agendado para o fim-de-semana de 21 e 22 de Julho, um pouco mais tarde que o habitual (o mês de Junho) devido às actuações agendadas, nomeadamente, do grupo de bombos do rancho, que trabalha em parceria com a companhia de teatro Viv'Arte, recriando feiras medievais por todo o País. Nesta sexta edição, o festival regressa com algumas novidades: workshops gratuitos, na área da percussão e gaitas de foles, que irão decorrer no sábado. Os “Sons do Vagar” (vozes com contrabaixo), um grupo de gaitas de foles e os anfitriões - em que se incluem os bombos, as adufeiras, os “Folia Tradicional” que (misturam música tradicional com sons celtas) e os “Tralha Velha” - irão actuar na tarde de domingo.

Concurso “Aldeia mais Portuguesa”
Quando o Galo de Prata voou para Monsanto
A história foi passando de boca em boca entre os paulenses. Segundo contam, em 1938, o Galo de Prata – símbolo atribuído ao vencedor do concurso “Aldeia mais Portuguesa” - foi para Monsanto, “porque um dos júris era de lá e influenciou a decisão dos restantes”. O concurso foi organizado pelo Secretariado Nacional de Informação (SNI), órgão do Estado Novo, responsável pela construção da imagem cultural de Portugal (principalmente no âmbito internacional).
“O Paul foi roubado”, uma teoria que inspirou vários poetas, nomeadamente José Rocha, que até escreveu uma marcha sobre o resultado do concurso. Com o título “Cantando espalharei por toda a parte”, escreveu numa das estrofes: “Ainda bem que não tens «galo de prata», Podia alguém julgar que era de lata, E tu mereces bem um «galo de ouro»”. Segundo Leonor Narciso, esta situação deu azo a disputas entre as duas aldeias durante muitos anos. “Aqui ninguém podia sequer ouvir falar em Monsanto, mas essa rivalidade já passou”.


Ficha Técnica
Fundação: 1938
Morada: Beco do Quebra Costas, nº 5, 6215- 445 Paul
Sócios: 200
Quota anual: Seis euros
E-mail: cppaul@sapo.pt

Read More

A Partir de Hoje Vamos a Banhos


Solidário com a campanha de Promoção do ALLGARVE.

Read More

Dia Mundial da Criança


O futuro, a Nossa Responsabilidade, Um bem Mais que Precioso.


Read More

Pasquins de Hoje

Vinhos e Sabores da Beira interior


Vinhos da região vão ser promovidos este fim-de-semana em Belmonte

"Os melhores néctares produzidos pelas cinco adegas cooperativas da região (Covilhã, Fundão, Figueira de Castelo Rodrigo, Pinhel e Vila Franca das Naves) vão estar em destaque este fim-de-semana em Belmonte. “Vinhos e Sabores da Beira Interior” vão ser promovidos numa mostra que começa hoje em terras de Cabral e que termina domingo. A iniciativa é da Unacobi – União das Adegas Cooperativas da Beira Interior e tem como objectivo a promoção e valorização dos vinhos da região."...

Feira da Cereja começa hoje no
Ferro

Cereja da Cova da Beira é a rainha deste evento, que termina domingo.

A vila do Ferro, na Covilhã, vai ser o palco, este fim-de-semana, da Feira Agrícola – Feira da Cereja. É a primeira vez que o certame é organizado e vai englobar, também, a Feira da Saúde, o Parque do Gado (cavalos, vacas e ovelhas), exposições de artesanato, maquinaria agrícola e automóveis. Expositores institucionais, empresas e produtores agrícolas locais marcam presença no certame, que terá ainda uma grande componente de animação cultural para animar as hostes entre hoje e domingo. Há de tudo um pouco, desde a actuação de ranchos folclóricos, dança, bombos, garraiada e passeios equestres. Com esta Feira da Cereja/Feira Agrícola, a Junta de Freguesia pretende divulgar a freguesia e o concelho, promover a cereja da Cova da Beira e potenciar negócios." in Kaminhos

Disfrute estes eventos num momento de lazer com a família.

Se conduzir...

Saudações Paulenses

Read More

Covilhã: Mais 100 postos de trabalho até 2008

Empresa do sector da energia eólica vai instalar-se junto ao Parkurbis


A Reetec Ibérica, uma empresa do sector da energia eólica sediada no Parkurbis – Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã, vai criar cerca de 100 postos de trabalho até 2008.

A empresa vai sair do edifício sede do Parkurbis para instalações próprias nos terrenos circundantes à estrutura, no Parque Industrial do Tortosendo. O investimento é de dois milhões de euros e o protocolo para a compra de dois lotes de terreno, num total de oito mil metros quadrados, já foi assinado com a Câmara da Covilhã.

O projecto faz parte da estratégia de crescimento do grupo e face ao aumento da carteira de encomendas. «O pico do nosso volume de encomendas deverá acontecer no segundo trimestre de 2008», apontou José Almeida, administrador da empresa.

A Reetec Ibérica foi criada em Abril de 2003 e centra-se na prestação de serviços especializados ao mercado da energia eólica, em especial na montagem, manutenção e operação dos parques eólicos. Faz ainda a inspecção, manutenção e reparação de pás de rotor.

Para além de Portugal, a empresa desenvolve também actividade em Espanha e em França, sendo que as exportações representam «60 por cento» da actividade total da Reetec Ibérica, salientou José Almeida, administrador da empresa.

É no Parque Industrial do Tortosendo que a empresa irá instalar a «plataforma logística» da prestação dos serviços, nomeadamente os «meios e os recursos necessários para a construção dos parques eólicos», aponta aquele responsável.

Actualmente, a empresa já possui cerca de 40 colaboradores, sendo a grande maioria oriunda da região. Uma atenção que a empresa também terá na contratação dos novos trabalhadores.

A Reetec Ibérica foi uma das primeiras empresas a se instalar no Parque de Ciência e Tecnologia da Covilhã. Uma «aposta ganha e de futuro», refere José Almeida.

Para o presidente da Câmara da Covilhã, este é um investimento «muito importante» para o concelho por estar a «criar emprego qualificado», nomeadamente num «sector de ponta». «Estou convencido que vai constituir uma das grandes amarras deste Parkurbis e do Parque Industrial», realçou Carlos Pinto.

A Reetec Ibérica é a primeira empresa do Parkurbis a fixar-se em instalações próprias, apesar da Bionema – empresa na área da biotecnologia – também já ter manifestado interesse em se instalarem com uma unidade no Parque Industrial. in Kaminhos

Boas noticias

Saudações Paulenses

Read More

Rescaldo da Greve



"Roubado" em Casegas

Read More

SOLIDARIEDADE


Visite ainda aqui

Read More

O Problema Esta na Cor

Ataque por não ter a mesma “cor partidária”


Câmara da Covilhã diz ser alvo de campanha do Governo e PS

Depois de anunciada a investigação à Câmara pelo Ministério Público, a autarquia lança um comunicado em que diz ser vítima num processo com “trapalhadas governativas” A Câmara da Covilhã (PSD) diz estar a ser alvo de uma campanha da secretaria de Estado da Administração Local e do PS por não ter a mesma “cor partidária do Governo”, refere um comunicado da autarquia.
O município está a ser
investigado pelo Ministério Público, por alegada violação de leis urbanísticas e instrumentos de ordenamento do território, na sequência de averiguações da Inspecção-Geral de Administração Território (IGAT). O gabinete do secretário de Estado Adjunto e da Administração Local (SEAAL) confirmou na última semana à Agência Lusa o envio para o Ministério Público, a 4 de Maio passado, “de elementos processuais passíveis de intervenção”.
Agora, em comunicado, a autarquia acusa o gabinete do SEAAL de “fazer chegar às televisões no
tícias falsas e de puro delírio criativo face ao que se denuncia”, que diz serem assuntos “triviais”, enquanto um deputado do PS requeria “esclarecimentos na Assembleia da República sobre o mesmo tema, em manobra conjugada com a SEAAL”.

“OBJECTIVOS DÚBIOS”


Segundo o comunicado da Câmara, a campanha pretendia “retirar brilho” à visita de Cavaco Silva à Covilhã, na última sexta-feira, onde inaugurou uma nova unidade industrial, “quando por todo o País as notícias são de encerramentos”.

O documento, subscrito pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da autarquia, refere ainda que “a actuação do Governo, neste domínio, de mera gestão dos objectivo partidários, destroça a imagem do Estado e constitui motivo para protesto público”. “Embora factos anteriores com esta secretaria de Estado o façam admitir, não queremos acreditar que a SEEAL, ao praticar tais actos, esteja apenas a prosseguir objectivos dúbios de natureza politico-partidária, atacando um município que não coincide com a cor partidária do Governo”, acrescenta. O gabinete do SEAAL recusou-se, para já, a comentar o comunicado da Câmara da Covilhã.

Os processos
Juntamente com o documento distribuído pelos órgãos de co
municação social, a Câmara da Covilhã remete cópia de um ofício da IGAT de 17 de Maio último, com o qual sustenta que a inspecção à autarquia “ainda está em fase de contraditório”, logo “não podem existir conclusões”. No entanto, fonte próxima da documentação referiu ao Diário XXI que, apesar de dizer respeito à mesma inspecção, o ofício exibido pela autarquia não corresponde ao processo que foi remetido para o Ministério Público e sobre o qual a própria Câmara se pronunciou ao IGAT em 8 de Agosto de 2006.
De acordo com a mesma fonte, o ofício hoje exibido diz resp
eito a outro processo autónomo sobre “responsabilidade financeira”, que corre por via da lei de processo do Tribunal de Contas. Explicações que não desarmam Carlos Pinto.
Contactado pelo Diário XXI, o autarca insiste em que há uma “trapalhada governativa”. “É a mesma inspecção e não outra. Devem-nos um pedido de desculpas”, conclui.


PCP destaca “Há mais investigações em curso”

Para além da acção da IGAT concluída e parte da qual foi entregue ao Ministério Público, há outras investigações sobre a Câmara da Covilhã “em fase instrutória”, anuncia a Comissão Política Concelhia do PCP. Em comunicado, os comunistas dizem dizem esperar “que outros processos que decorrem na IGAT sejam concluídos para que seja possível apurar responsabilidades”, sem detalhar.
O PCP pretende que “o processo enviado pelo secretário de Estado da Administração Local para o Tribunal Judicial da Covilhã e para o Ministério Público, a confirmarem-se os factos, vá até às últimas consequências que a lei prevê, ou seja, a perda de mandato”.
Os comunistas criticam ainda o presidente da Câmara, que acusam de conhecer o processo e os factos em causa, mas fazer afirmações à comunicação social e à população do concelho “que não correspondem à verdade”. “Afinal de contas, o proce
sso não está no contraditório, nem se resume a duas vivendas, mas sim a 50 violações das leis urbanísticas e do ordenamento do território”. “Esta tentativa de esconder a verdade à população é condenável num eleito e, em especial, num presidente da Câmara”, conclui. in

Imagem do Estado em causa

À Lusa, o deputado Vítor Pereira, também vereador da oposição na Câmara da Covilhã, disse apenas querer “esclarecer o assunto” e esperar “serenamente pela resposta”. Segundo o comunicado da Câmara, a “campanha” pretendia “retirar brilho” à visita do Presidente da República, Cavaco Silva, à Covilhã, na última sexta-feira, onde inaugurou uma nova unidade industrial, “quando por todo o país as notícias são de encerramentos”.
O documento, subscrito pelo Gabinete de Comunicação e Relações Públicas da autarquia, refere ainda que “a actuação do Governo, neste domínio, de mera gestão dos objectivos partidários, destroça a imagem do Estado e constitui motivo para protesto público”. “Embora factos anteriores com esta secretaria de Estado o façam admitir, não queremos acreditar que a SEEAL, ao praticar tais actos, esteja apenas a prosseguir objectivos dúbios de natureza político-partidária, atacando um município que não coincide com a cor partidária do Governo”, acrescenta a autarquia.
A Lusa contactou o gabinete do SEAAL que, para já, se escusou a comentar o comunicado da Câmara da Covilhã. in

Read More

Dia da Mãe

Não, não é um lapso.

No dia institucionalizado como tal, não tinha encontrado nada que fizesse jus ao nome mãe.

Hoje sim encontrei o "presente", que dignifica e traduz a palavra MÃE em toda a sua essência.

Aqui fica o meu tributo a todas as Mães.

Vencedor de Pulitzer 2007 (clik imagem)

Saudações Paulenses

Read More

E nos por ca??

Juntas de freguesias vão ter equipamento de primeira intervenção contra incêndios

Investimento de oito milhões de euros

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, anunciou hoje um investimento de oito milhões de euros para dotar um milhar de juntas de freguesia com equipamento de primeira intervenção no combate a incêndios.

"O Ministério da Administração Interna e o Ministério da Agricultura vão lançar a concurso um projecto de equipar as juntas de freguesia com 'kits' de primeira intervenção", anunciou o membro do governo aos jornalistas, à margem da apresentação do dispositivo de prevenção estrutural de incêndios florestais.

Segundo o titular da pasta da Agricultura, o investimento — assumido em partes iguais pelos dois ministérios — permitirá equipar as autarquias "em função da importância da área florestal da freguesia, da distância ao quartel dos bombeiros e forças de combate a incêndios". "Queremos fazê-lo ainda este ano, já este Verão, para dar às nossas juntas de freguesia alguns meios para a primeira intervenção", frisou. in Publico

Sera que também fomos contemplados??

Saudações Paulenses

Read More

Pasquins de Hoje

Covilhã recebe dois aviões contra incêndios

Um para Proença-a-Nova e «estado de prontidão»

A Covilhã recebe nesta quarta-feira dois aviões ligeiros "Dromader", para combate a incêndios florestais. Antes, na terça-feira, e ainda no distrito de Castelo Branco, Proença-a-Nova recebe um avião, onde ficarão também instalados dois aerotanques ligeiros Dromader, em «estado de prontidão».

A entrega das aeronaves insere-se na Directiva Operacional Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios, apresentada a 11 de Abril, que ditou a entrega de oito aviões ligeiros para o território nacional, que deveria ter acontecido a 15 de Maio, mas adiado devido às condições meteorológicas. De fabrico polaco, os aerotanques ligeiros Dromader são conhecidos pela sua cor amarela. Têm motor a hélice, um lugar para um piloto, atinge a velocidade de 237 quilómetros/hora, tem um tempo útil de operação de uma hora e trinta minutos e capacidade de transporte de água de 2.200 litros por descarga.

Cova da Beira: Desemprego cresceu em seis anos
Em toda a Beira Interior, a Cova da Beira apresenta o cenário mais negro, aponta estudo

A Cova da Beira, constituída pelos concelhos da Covilhã, Belmonte e Fundão, foi a região onde o desemprego mais aumentou nos últimos seis anos.
A análise é do Observatório para o Desenvolvimento Económico e Social da Universidade da Beira Interior, que divulgou esta semana o estudo sobre “Os Custos Económicos do Desemprego na Beira Interior”.

O estudo, desenvolvido por Pires Manso e Daniela Leitão, pretendeu determinar os custos económicos associados ao desemprego na Beira Interior (distritos de Castelo Branco e da Guarda) e das respectivas sub-regiões (as NUTs III – regiões de nomenclatura de unidade territorial), entre 2001 e 2004.


Chuva tem evitado incêndios, mas aumenta os perigos

Comandantes de bombeiros analisam condições atmosféricas da última semana

Numa altura em que o Sol parece ter regressado, aumentam os riscos de incêndio, agravados pelas chuvas que têm alimentado a vegetação

A forte pluviosidade, acompanhada de trovoadas, que ocorreu na última semana, tem evitado possíveis incêndios e, até ao momento, não houve estragos ou inundações causados pelas fortes chuvadas, assumem aos comandantes dos Bombeiros Voluntários (BV) da Guarda, Covilhã e Fundão. Mas, por muito positiva que a situação possa parecer, esconde um perigo maior: “A chuva e o sol têm feito crescer rapidamente os pastos que, com o calor, vão secar e tornar-se uma fonte de ignição muito perigosa”, afirma Luís Santos, da corporação da Guarda. “Causa maior preocupação do que se não chovesse”, acrescenta, justificando que, “nesta altura, já não há tempo para fazer as limpezas necessárias” nas florestas.
Ao defender que “os bombeiros estão preparados durante todo o ano para combater qualquer incêndio”, avisa que a população deve ter mais cuidado. “As pessoas têm de entender que também são responsáveis pela deflagração dos incêndios”, argumenta Luís Santos para quem “os problemas não surgem apenas no combate, mas acima de tudo, na prevenção”.

Read More

Em 2100 Portugal sera...

Mapa da previsão territorial em 2100


Acabei de receber um e-mail com este mapa da Zona Centro do País. Caso o aquecimento global continue a proliferar a velocidade actual, segundo este visitante do blog, em 2100 o Território Nacional estará restringido ao que a imagem documenta.

Se assim for os nossos filhos ou netos, vão certamente constatar que a OTA é um "rebuçado" em comparação com o problema que nessa altura os atingira.

Dá que pensar!!! Margem Sul ou margem Norte, oceano é que não vai faltar.

Saudações Paulenses

Read More

Quem te viu e quem te vê.








Imagem



imagem



Português sofre!!!!





Saudações Paulenses

Read More

Covão d’Ametade: Grelhadores Ainda...

Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável questiona critérios


A possibilidade de manuseamento de fogo numa zona com vegetação rara e as consequências da instalação dos grelhadores não agradam ao organismo que junta várias instituições A Plataforma pelo Desenvolvimento Sustentável da Serra da Estrela (PDSSE) encara com “reserva” a colocação de grelhadores de grandes dimensões, em granito areado, no Covão d’Ametade, alegadamente, por iniciativa da Associação de Compartes dos baldios da freguesia de S. Pedro, localizada em Manteigas.
“Em primeiro lugar, estes barbecues encorajam a feitura de fogo numa zona onde as consequências de um incêndio seriam terríveis, pela importância que este pequeno bosquete de bétulas tem para a Serra da Estrela”, refere um comunicado emitido pela PDSSE e depois pelo uso de máquinas pesadas para o transporte das pesadas placas de granito. “Foram usadas máquinas pesadas, com rodados agressores, que deixaram marcas profundas e extensas no coberto herbáceo e ainda no leito e nas margens do Zêzere, no local onde se fez o seu atravessamento”, refere ainda o comunicado. A PDSSE critica ainda a dispersão dos grelhadores, montados recentemente.... in

"Continuando para Bingo"

Saudações Paulenses

Read More