Covilhanices

Tok’Avakalhar espalham festa ao ritmo de bidons, pipos e afins

Grupo nasceu a partir de elementos dos bombos do Paul

O nome pode até levantar dúvidas, mas é preciso ouvi-los para perceber que é pura ironia. Com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos, os oito elementos do grupo não deixam nada ao acaso nos instrumentos de percussão que eles próprios fabricam O gosto pela percussão nasceu na Casa do Povo do Paul. Foi lá que aprenderam a tocar bombos e não renegam as raízes. Mas o sangue jovem que lhes corre nas veias traiu-os ou estimulou-os? A resposta parece encaixar mais no estímulo. “À medida que íamos tocando no grupo de bombos, procurávamos novas sonoridades e diziam-nos que avacalhávamos” , conta Telmo Valezim. “Nós não entendíamos. Sentíamos necessidade de dar um novo colorido ao repertório”, justifica. Daí à constituição dos Tok’Avakalhar foi um pequeno passo. O nome pode até levantar dúvidas, mas é preciso ouvi-los para perceber que é pura ironia. Com idades compreendidas entre os 17 e os 24 anos, os oito elementos do grupo não deixam nada ao acaso: fazem os próprios instrumentos, pintam-nos e inovam introduzindo bidons de plástico e mesmo pipos de vinho inteiros ou divididos ao meio que juntam aos bombos, às caixas, à palheta (conhecida também como óbué beirão) e aos chocalhos. Tudo pintado a azul e amarelo que afinal são as cores do brasão do Paúl. A roupa também tem um toque especial, com calças largas e camisolas com o logotipo do grupo estampado nas costas. “Temos a percussão como passatempo, mas não deixamos nada ao acaso”, refere Telmo Valezim.

RITMO CONTAGIANTE


Os espectáculos dos Tok’Avakalhar duram cerca de uma hora e quarto e custam entre 200 e 250 euros. Os espectáculos incluem actuações em palco e arruada, em simultâneo ou separadas.
É difícil, para não dizer impossível, ficar indiferente ao ritmo contagiante posto em palco pelos oito elementos do grupo criado no início de 2006, que conta já com quase quatro dezenas de actuações. Uma delas no programa “Você na TV”, da TVI, e outra no Festival Internacional de Percussão, no Seixal, organizado pela escola de música Toca Rufar. No grupo, “toda a gente toca de ouvido”, explica Telmo Valezim, reconhecendo que não existe formação musical de fundo. “Não tocamos com pauta”, ironiza Fábio Silva, que admite que o sucesso do grupo está na união de todos os seus elementos. “Antes de sermos um grupo de percussão somos amigos e isso faz toda a diferença”, justifica Fábio Silva, pondo em evidência a cumplicidade entre todos...


Gouveia quer ser «capital da aventura»


Investimento de 4 milhões de euros para desportos de Inverno

Gouveia está empenhada em tornar-se na "capital da aventura" em Portugal, de acordo com o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Amaro. A autarquia tem em vista a construção de um espaço fechado especialmente destinado à prática de desportos de Inverno, cujo investimento ronda os 4 milhões de euros. A concretizar-se, esta deverá tornar-se na "grande indústria do futuro numa terra que se reorienta após a crise dos têxteis", avançou o presidente, ontem, em conferência de imprensa em Coimbra.

No próximo mês, Gouveia - que recebeu, durante quatro anos, a mais importante prova de snowboard - promove o Winter Jam, evento dedicado aos desportos radicais e de Inverno. Os fins-de-semana de 5 a 7 e 12 a 14 de Outubro serão preenchidos com música, animação e provas de algumas d
as principais modalidades no que respeita aos desportos radicais e de neve. Confirmada está, já, a participação de "atletas de renome internacional", informou Álvaro Amaro.

O evento acolhe a primeira prova de "Tow In Snowboard" (uma variante
do snowboard que alia a força dos veículos motorizados à perícia humana) a nível mundial, bem como provas de Freestyle FMX e de Dirt Bike. No programa estão, ainda, incluídas acrobacias nos céus de Gouveia, bem como uma Feira de Inverno, com uma área de cerca de 1500 metros quadrados, com equipamentos das principais marcas do sector dos desportos de Inverno...

Deixar na Serra só o que lhe pertence


Recolha de lixo no «Corredor do Inferno», no sábado

A Associação Cultural Amigos da Serra da Estrela (ASE) e o
Clube de Actividades Ar Livre (CAAL) promovem uma acção de recolha de lixo na zona do Corredor do Inferno, nas proximidades do Cântaro Magro, em pleno maciço central da Serra da Estrela, no próximo sábado, dia 22 de Setembro. As duas instituições de defesa do meio ambiente contam com a participação de uma centena de pessoas. Segundo José Maria Saraiva, vice-presidente da ASE, "O Clube de Actividades Ar Livre espera uma participação de mais de 80 associados, a que se juntam elementos da secção de montanha da ASE" para que a área fique apenas com "aquilo que faz parte da serra". A iniciativa está marcada para as 10 horas da manhã...
in Kaminhos e Diário XXI

Saudações Paulenses


Read More

Afinal Não Foi em Vão.

Muitos alunos portugueses passam frio e são sujeitos a uma má qualidade de ar dentro das salas de aula, revela um estudo da associação portuguesa para a defesa dos consumidores Deco, segundo o qual quatro em cada cinco escolas têm temperaturas baixas e excesso de humidade no ar.

Estas são as principais conclusões de dois estudos realizados com base em 40 salas de 20 escolas de todo o país, realizados em Fevereiro, e agora publicados nas revistas “Pro Teste” e “Teste Saúde”.

De acordo com a Deco, muitas escolas portuguesas são frias, húmidas e com ar interior de má qualidade, os edifícios estão degradados e não têm ventilação adequada. "Em 16 das 20 escolas estudadas, há excesso de humidade no ar e temperaturas baixas", tendo numa das salas de aula chegado a registar-se 13ºC.

Escolas como a de Vila Cova (Braga) não têm aquecimento, apesar de as temperaturas médias, no Inverno, descerem a cerca de 10ºC, denuncia a associação, acrescentando contudo que mesmo com sistemas de aquecimento, estes muitas vezes não garantem conforto térmico.

Na origem dos maus resultados relativamente ao aquecimento poderão estar defeitos de construção, adianta a associação... in Expresso

Quando por cá os pais levantaram este problema... "Pai sofre"

Saudações Paulenses

Read More

Caniloucura

A última novidade no Japão: um bar em que os animais mais sofisticados de Tóquio podem, literalmente, respirar novos ares

O Air Press, uma rede com mais de 20 «bares de oxigénio» em todo o país, abriu sua primeira filial exclusiva para cães, que são colocados num cilindro onde o oxigénio é bombeado.

«Se não mora numa cidade, pode deixar o seu cão correr um lugar enorme, como nos planaltos, livremente», disse Tsuyoshi Hirano, dono do bar canino.

«Mas, na região de Tóquio, o espaço doméstico é muito limitado, e os passeios dos cães são apenas ocasionais. Por isso será difícil os cães permanecerem em boas condições sem esse apoio extra à sua saúde».

Um tratamento de 30 minutos com oxigénio custa 2.100 ienes (13 euros). Os donos dizem que os seus animais de estimação adoram.

«O meu cachorro não se cansa, e normalmente fica meio letárgico. Depois de vir aqui, ele fica entusiasmado e a latir», contou Umekichi Sakon, cujo animal de estimação é cliente habitual do lugar.

Actualmente, há mais cães do que crianças com até dez anos no Japão (em 2006, eram 13,1 milhões de cachorros), o que faz do país um mercado importante para qualquer produto ou serviço canino.

Os donos costumam realizar festas (literalmente) animais em bares específicos, vestem os animais com seda e caxemira e levam-nos a fontes termais e spas que oferecem massagens e aromaterapia.

Reuters/SOL

Que mais irão inventar.

Saudações Paulenses


Read More

Red Bull á Portuguesa



Aterragem normal em Lisboa




Brincadeira em Évora




Saber ou pura inconsciência?


Saudações Paulenses

Read More

Adaptações




Sera uma boa solução para a Serra caso haja falta de neve.

Em Roma sê Romano

Saudações Paulenses

Read More

Se a Moda Pega

Lembra-lhe algum sitio em especial???







Não há falta de hortaliça!!!

A rua das couves


Em Várzea de Meruge - Seia , Serra da Estrela - a população cansou-se de pedir ao Presidente da Junta que reparasse o piso de uma rua.

Uma vez que a solicitação não foi atendida, decidiu plantar couves nos buracos... e agradecer ao Presidente.

Furtado em O Cadeirão

Saudações Paulenses


Read More

Covilhanices

UBI vence a competição europeia Air Cargo Challenge’07


Alunos ganham 3ª edição da competição de engenharia aeronáutica

A equipa PEGASUS II, constituída por alunos de Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior venceu, no passado Domingo, a 3ª edição da competição de engenharia aeronáutica Air Cargo Challenge organizada pela Associação Portuguesa de Aeronáutica e Espaço – APAE e pela EUROAVIA - European Association of Aerospace Students.

Esta equipa portuguesa derrotou representantes de universidades europeias de renome no domínio da aeronáutica, nomeadamente a Universität Stuttgart, que ficou em segundo lugar, a Technischen Universität München, terceira classificada, ambas alemãs, e a Technische Universiteit Delft, holandesa, que conseguiu o 4º lugar.


Proposta da GPS “foi a mais equilibrada”

O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, classifica a proposta do grupo GPS para gerir as actividades de enriquecimento curricular nas escolas do 1º Ciclo do concelho como sendo “uma proposta equilibrada”, que garante a entrada em funcionamento das disciplinas de Inglês, Educação Física e Música “a tempo e horas”, ou seja, desde ontem.
Segundo o autarca, ao concurso para adjudicação das actividades “concorreram várias empresas e esta foi a proposta mais equilibrada “. As actividades de enriquecimento curricular funcionar para um universo de 1.748 crianças que frequentam as escolas do primeiro ciclo no concelho da Covilhã.

In Kaminhos e Diário XXI

Saudações Paulenses

Read More

15000 VISITANTES

15000 VISITANTES












Este é o estado de espírito e o grau de satisfação de quem nos visita.

A TODOS OS GANHÕES AGRADECEM

Read More

Consequencias da Gripe das Aves


Felizmente as ferias acabaram


A Arca pode perder qualidade


Mais um contratempo para Camacho

Saudações Paulenses

Read More

Governo Condena Scolari


Em bloco e uníssono

Saudações Paulenses

Read More

Novo Modelo de Justiça


Modelo Tecnológico

Saudações Paulenses

Read More

Paulenses

Read More

Nomeação


Tendo sido nomeado para esta distinção pelo autor do blog “O Cadeirão”, a quem agradeço a nomeação e vou assim dar continuidade à mesma.

A Corrente da Amizade consiste em que cada pessoa escolhida indique mais dez blogues com o objectivo de agradecer a gentileza que tiveram de compartilhar connosco as suas artes, pensamentos e um pouco da sua vida. Depois de escolhidos os participantes, devemos fazer uma visita ao blog de cada um e deixar um comentário avisando da corrente.


Estas nomeações estão directamente relacionadas com os "compadres" que assiduamente nos visitam e fazem questão, de nos mencionar e ser mencionados, nos seus blogs.

Saudações Paulenses

Read More

Paulenses


É sempre bom encontrar as "Nossas Gentes"



Para aqueles que não puderam assistir aos festejos, ficam umas imagens para minimizar as saudades.

A Procissão

Estandarte de Santa Bárbara

Nossa Senhora do Bom Parto

Santa Bárbara

Banda Filarmónica do Paul


E tarde recreativa...


Banda Filarmónica do Paul

Grupo de danças e cantares do Paul

Grupo de danças e cantares do Sobral:)



Em Sobral de S. Miguel

Saudações Paulenses

Read More

Serra da Estrela Vista Por Profissionais


ACONSELHO VIVAMENTE A LEITURA NA INTEGRA DESTE TEXTO

Hoje vamos constatar o que uma guia sobre Portugal, editado pela reconhecida Lonely Planet, tem para nos “dizer” sobre a nossa Serra da Estrela.


A versão a que tive acesso foi a espanhola, mas estou curioso por verificar se as edições inglesa e francesa têm a mesma informação.

Assim sendo, passo a apresentar mais uma pérola que descobri sobre a nossa querida Serra.

A capa, cá está ela. Sendo uma guia de Portugal nada melhor que um belo galo de Barcelos para ilustrar a mesma. Parece-me uma aposta correcta, apesar de achar que haveria mais possibilidades.
Depois de consultar o índice da guia, vi que da página 335 à 346 estava reservado ao Parque Natural da Serra da Estrela. “Ena!” – exclamei eu, “deixa cá ver o que dizem aqui da Serra.”

Começo a ler… mapa da Serra da Estrela na primeira página e uma breve introdução do que é a Serra da Estrela. Até agora tudo muito bem, mas assim que mudo de página constato com o seguinte parágrafo:

Para quem não entende espanhol passo a traduzir:

“Durante o Inverno costuma nevar. Há inclusivamente uma modesta pista de esqui na Torre e uma pista artificial de Verão em Manteigas. E cada fim-de-semana milhares de famílias se dirigem a este lugar originando “engarrafamentos” no trânsito.”

Como se pode ver, para os autores desta guia, falar da Torre é falar num local onde existem uma modesta pista de esqui e engarrafamentos. Nada que já não se saiba…mas continuemos…


Depois de abordar as localidades de Seia, Gouveia, Sabugueiro e Manteigas, chegamos novamente à Torre. Veja-se então o que é referido agora neste apartado sobre este local:

Ponto mais alto de Portugal, tal e tal, 1993m… etc… e chega-se então à parte que interessa:

“O frio invernal está tão garantido que inclusivamente há uma pequena estância de esqui, com 3 decrépitos meios mecânicos e várias pistas para principiantes.
Mas para além da neve, o frio pináculo de Portugal resulta algo decepcionante, com os seus antiquados radares em forma de bola de golfe, um centro comercial que cheira a queijo e enchidos e, durante o Inverno, um animado “engarrafamento” de carros e autocarros.
No centro comercial há um posto de turismo, mas que fechou para obras em 2004.”

Palavras para quê… creio que está tudo dito. O que os autores desta guia têm para dizer da Torre é que ali existe uma pequena estância de esqui, com pistas para principiantes e meios mecânicos velhos, gastos e ultrapassados. Mas para além disso, gosto do que viram quando visitaram a Serra. O belo do centro comercial com cheiro a queijo e enchidos, os radares degradados para além dos habituais engarrafamentos… e o posto de turismo fechado para obras que, pelo que presumo, será este .

Continuemos...

Penhas da Saúde. Deste local apenas dizem que NÃO é uma aldeia, mas que se trata apenas de um conjunto de chalets espalhado pelo vento a uma altura de 1500m…

Afinal, para estas pessoas, as penhas da saúde são aquilo que são, e não o que andam a tentar vender… a bela aldeia de montanha…

Para finalizar deixo aqui ainda as páginas que falam da Covilhã.

Conclusões:

Pois é meus caros senhores responsáveis pelo que se passa na Serra da Estrela… Afinal há pessoas, que certamente já visitaram muitos locais por esse mundo fora, que não se impressionam muito positivamente com o que se pode encontrar na nossa Serra.
Vir publicado numa guia internacional, aquilo que acabamos de ver e ler, demonstra bem o ridículo em que se encontra a Serra da Estrela.
Referir que na Serra da Estrela, existe um local, que por acaso é o ponto mais alto de Portugal Continental, que tem umas pistas e meios mecânicos manhosos, que tem uns radares antiquados em forma de bola de golfe, que tem um centro comercial onde só cheira a queijo e enchidos e onde acontecem animados “engarrafamentos” no Inverno, deixa-nos certamente no pelotão da frente dos locais a não visitar.

E a que se deve isto? A que se deve esta descrição que aparece nesta guia?

Basicamente, deve-se à falta de estratégia em que está mergulhada a Serra da Estrela!
A aposta continuada num turismo de neve, em que o chegar à Torre de popó é lema, e onde haja o belo do queijo e afins à venda num pseudo-centro-comercial para turista comprar, leva a que aos olhos de quem já viu algumas coisas lá fora, perceba a patetice de turismo que se pratica na Serra da Estrela.
Com tanta coisa boa que a Serra tem para mostrar, porque é que está a ser publicitada desta maneira neste (e possivelmente outros) guias? Creio que a resposta já foi dada.

Mas eu pergunto, em especial aos senhores responsáveis por tudo o que se passa na Serra da Estrela, desde RTSE, a PNSE, aos presidentes das várias autarquias, à empresa concessionária do Turismo na Serra da Estrela, e a todos nós, se é assim que queremos que a nossa Serra seja vista lá fora?

Eu respondo NÃO!

O que eu gostava era que em vez de se andar com os “bairrismos” tão patéticos, se criasse uma (apenas UMA) entidade que definisse um plano estratégico para toda a Serra da Estrela, uma entidade totalmente imparcial, uma entidade que deixasse de ver apenas a neve e começasse a olhar para a Serra sem ser apenas desde a estrada e entrasse vales dentro…

Mas claro, não me esqueço que estamos em Portugal e que estas coisas normalmente só acontecem lá fora…

Enquanto isso, venham de lá esses 100 milhões de euros do PITER, para se poderem aumentar as pistas em 4 vezes, se poderem construir telecabines, se poderem fazer mini-cidades de montanha, se poderem fazer spas, casinos, pavilhões de gelo, etc, etc, etc… e que quando tudo isto estiver terminado, venham cá novamente os autores desta guia para verem o super-hiper-mega-ri-fixe turismo de montanha que temos na nossa Serra da Estrela.

Texto compilado na integra no blog Estrela no Seu Melhor

PS. Por manifesta falta de tempo as actualizações diárias estão comprometidas. PROCURAM-SE COLABORADORES.

Saudações Paulenses

Read More

Covilhanices

Covilhã aumenta preço da água

Decisão aprovada pela Câmara, na última reunião do executivo

Acompanhar o valor que a empresa Águas da Covilhã gasta para abastecer os consumidores é a principal explicação. A oposição não concorda.

A água da Covilhã vai ficar mais cara para os consumidores domésticos, cerca de três anos depois da última actualização. A autarquia deu luz verde à actualização dos valores propostos pela empresa municipal Águas da Covilhã (AdC), que deverão entrar em vigor num prazo ainda não definido. O consumidor médio do concelho, que tem gastos inscritos no segundo escalão (de quatro a oito metros cúbicos de água), vai ver a factura mensal encarecer 1,40 euros, disse o vice-presidente João Esgalhado.

De acordo com dados recolhidos no final da reunião de Câmara da última sexta-feira, os aumentos balizam-se entre três cêntimos – o mais baixo, referente ao primeiro escalão – e os 25 cêntimos, estipulados para quem mais água consome (ver caixa). Para os utentes do Cartão Municipal do Idoso, quem gastar três metros cúbicos de água pagará 50 cêntimos e, para quem gastar até cinco metros cúbicos o valor passa para 0,8 euros. Para além dos aumentos da água, foi também actualizada a tarifa referente aos resíduos sólidos, drenagem de esgotos, conservação e tratamento de esgoto. A tarifa total passa para 1,32 euros por mês.

A subida do preço da água é justificado com os investimentos em estruturas que têm sido feitos no sector pela empresa, “como é o caso das Estações de Tratamento”, lembra João Esgalhado, e pelo facto da AdC ter prejuízo na actividade. “Os antigos Serviços Municipalizados, agora AdC, ainda não têm garantido o equilíbrio de custos e receitas. O custo de prestação do serviços é superior ao custo das receitas que resultam da exploração dessas mesmos serviços. Há que tentar, tanto quando possível fazer uma aproximação entre a despesa real e a receita necessária para o efeito”, salientou o vice-presidente da autarquia...

Escalões Preço actual Novo preço
1º escalão (0 – 3 m3) 0,30 € 0,33 €
2º escalão (4 – 8 m3) 0,80 € 0,88
3º escalão (9 – 12 m3) 1,10 € 1,21
4º escalão (13 – 16 m3) 1,35 € 1,49
5º escalão (17 – 20 m3) 1,65 € 1,82
6º escalão (superior a 20 m3) 2,50 € 2,75


Novas estradas prometidas, mas obras ainda não saíram do papel



Secretário de Estado das Obras Públicas na Guarda

O distrito da Guarda é aquele que tem a "mais baixa taxa de execução do Plano Rodoviário Nacional”. Os autarcas que ouviram as promessas de novas estradas lamentam atraso e alertam para riscos da falta de acessibilidades O IP2, entre Macedo de Cavaleiros (Bragança) e Celorico da Beira, vai ser executado em regime de concessão e a obra "será lançada até ao final do ano". A promessa foi feita pelo secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, na Guarda, na inauguração das novas instalações da Direcção de Estradas.

O governante garantiu ainda o avanço dos projectos dos Itinerários Complementares (IC) 6 (Coimbra/Covilhã), 7 (Seia/Celorico), 37 (Viseu/Seia) e 34 (Vila Nova de Foz Côa/Almendra). Paulo Campos avançou que esta semana vai "receber o estudo de optimização dos traçados do IC6, IC7 e IC37" e, posteriormente, o Governo "tomará decisões para passar à fase seguinte". Paulo Campos considerou que os três itinerários "são fundamentais na ligação ao Norte do Distrito da Guarda e a Coimbra".

Sobre o IC34, que ligará Vila Nova de Foz Côa a Almendra e Barca D`Alva (concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, onde existe uma ponte internacional que faz ligação com Espanha), observou que em breve será iniciado "o concurso para o projecto de execução desse traçado".



Desconto no imposto para empresários no Interior



O primeiro-ministro amplia o desconto no IRC criado por António Guterres.

As actividades económicas no Interior passam a ter um benefício fiscal de 10 por cento, enquanto as novas empresas poupam 15 por cento Susana Margarido

O primeiro-ministro José Sócrates anunciou ontem, na Guarda, o aumento dos benefícios fiscais para as empresas já criadas ou a criar no Interior do País. Na cerimónia de assinatura de 17 contratos com empresas e associações comerciais do distrito da Guarda, no âmbito do programa de Modernização do Comércio (MODCOM), o primeiro-ministro garantiu que estas alterações já constarão no próximo Orçamento de Estado.
"Neste momento os benefícios fiscais para as actividades económicas no Interior do País são de cinco por cento para as empresas que já existem. Vamos aumentá-los para o dobro, para dez por cento", garantiu. Quanto às novas empresas, José Sócrates anunciou que os benefícios fiscais "que neste momento são de dez por cento, vamos aumentá-los para 15 por cento". Com estas medidas, o Governo pretende assegurar “uma discriminação positiva" para que o Interior do País possa desenvolver-se em condições de igualdade com o resto do território nacional, referiu. "Podemos e devemos dar ao Interior do País maior apoio em termos de benefícios fiscais à sua actividade económica e às suas empresas", declarou José Sócrates.
"Fazemos isso porque temos consciência da necessidade de fazer uma discriminação positiva, para que aqui se localizem actividades económicas, para que atraia emprego industrial e para que possa oferecer aos seus cidadãos as mesmas condições de oportunidade que oferece todo o País", justificou...


Europa desafia Portugal a avançar já com as regiões


Ministro do Ambiente reafirma consenso alargado nas cinco regiões
O presidente do Comité das Regiões desafiou, ontem, o Governo português a acabar com a discussão em torno da regionalização e avançar já com a reforma. O repto de Michel Delebarre encontrou eco no presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), Fernando Ruas, que admitiu existir actualmente um "maior consenso nacional" em torno da reforma. O ministro do Ambiente, Nunes Correia, reafirmou que já estão a ser preparadas as bases para a implementação da reforma, mas mantém 2009 como a data para o referendo.

"Um dia será preciso decidir e a decisão só pode ser no sentido de regionalizar. Todos os países da União Europeia são estruturados nesse sentido. Não há alternativa", afirmou Delebarre, numa conferência de Imprensa, no final da reunião extraordinárida da Mesa do Comité das Regiões, que decorreu em Vilamoura.
O presidente do Comité repetiu, assim, o teor do discurso feito anteontem, durante a discussão da regionalização, em que aconselhou Portugal a avançar com a reforma, sem procurar imitar outros modelos europeus, tendoJustificar completamente apenas em conta a história, cultura e geografia do país. Para Delebarre, a população encontrará forma de aperfeiçoar o modelo às suas necessidades. ...

in Kaminhos e Diário XXI

Saudações Paulenses

Read More

Novo blog


"Esta Ribeira apresenta vários sítios onde para além de se poder observar a sua maravilhosa paisagem oferece condições para bons banhos nas suas águas límpidas. Começando no Poço do Zé Azinho vamos encontrando ao longo da Ribeira muitos outros como Poço do Tijolo, Pinha, Marinheira e Poço dos Moinhos"...

É desta forma que alguém fala da ribeira do Paul.

Visite ESPAÇO VERDE

É sempre agradável encontrar alguém que fale e bem do nosso Burgo

Saudações Paulenses


Read More