Insulto a Natividade

Uma árvore por cada criança que nascer na Covilhã

Iniciativa integra-se no Dia da Cidade e abre as hostes para a Semana do Bebé

" A partir de sábado, Dia da Cidade, vai ser plantada na Covilhã uma árvore por cada bebé que nascer no concelho da Covilhã.

A iniciativa integra-se nas comemorações dos 137 anos de elevação da Covilhã a cidade e abre as hostilidades para a Semana do Bebé, que o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) vai promover de 22 a 28 deste mês.

A ideia não estava prevista inicialmente na Semana do Bebé, mas a unidade hospitalar achou que «seria uma forma de interligar» o Dia da Cidade com a iniciativa que vai dedicar uma semana inteira a debater os assuntos relativos à natalidade.

“Uma Árvore, Uma vida” é assim uma forma de «motivar» as pessoas para a natalidade mas, também, um «agradecimento da comunidade» aos pais, aponta João Casteleiro, acrescentando que é um acto simbólico para mostrar às mães que a cidade e o hospital as apoia.".. In Kaminhos

NOTA IMPORTANTE: Em http://vila-do-paul.blogspot.com/2007/10/roubar-as-claras-no-crime-saber.html, tive oportunidade de falar sobre a plantação de arvores com compensação de.... Até este mistério estar esclarecido, no mínimo, devia existir a sensibilidade de não "abusar" do tema.

Saudações Paulenses

Read More

Semana do Bebé para promover a natalidade e ouvir os pais

Centro Hospitalar da Cova da Beira dinamiza acções com a comunidade


"Diversas actividades para pais, educadores e crianças vão decorrer na próxima semana na Covilhã e Fundão, tendo o CHCB como epicentro, mas envolvendo outras entidades Luís Fonseca Paula Correia, pedopsiquiatra do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB), vai aplicar na região uma ideia que traz do Brasil: a Semana do Bebé.

A ideia nasceu em Canela, no Rio Grande do Sul, com o objectivo de juntar num único cartaz diversas actividades de promoção de cuidados infantis e, sobretudo, para prevenir a gravidez na adolescência. “Por cá, queremos juntar todas as entidades da região e promover a natalidade”, destaca a responsável, bem como Carlos Rodrigues, chefe do serviço de Pediatria, e João Ca
steleiro, presidente do Conselho de Administração. Juntos apresentaram ontem a iniciativa que vai decorrer entre 22 de 28 de Outubro na Covilhã e no Fundão e que envolve palestras, sessões didácticas e momentos lúdicos para pais, educadores e crianças. Em cada dia haverá sessões em escolas ou infantários por médicos do hospital ou professores de outras instituições sobre temas como a alimentação ou o desenvolvimento.

Às 18h00 haverá sempre no auditório do CHCB (excepto à sexta, 26, em que será no da Biblioteca Eugénio de Andrade, no Fundão) a “Escola de Pais”, como novas sessões sobre outros temas relacionados com a infância e que terminam com grupos de actividades dinamizadas pelos mais novos (coros infantis ou grupos musicais). “Queremos dar mais informação para os pais saberem como actuar em determinadas situações e terem mais autonomia”, sublinha Paula Correia.
Toda a temática da Semana do Bebé e da Natalidade culmina num seminário a realizar dia 27, no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde. O programa completo está disponível em http://semanadobebe.covadabeira.net na Internet.

MAIS NASCIMENTOS PRECISAM-SE
“Queremos mostrar que ter um filho é um bom investimento em termos afectivos”, refere Carlos Rodrigues, para além de ser um imperativo da sociedade portuguesa (tal como na maioria dos países desenvolvidos da Europa) se não se quiser extinguir. Estatisticamente falando, cada mulher tem 1,36 filhos, o que não chega para renovar as gerações.

No caso do CHCB, mais natalidade significa aumentar a média de nascimentos que ronda os 700 por ano.
Por outro lado, “na Semana do Bebé queremos ouvir pais e educadores e fazer um diagnóstico dos cuidados infantis”, seja a nível pré-escolar ou com sugestões do que ainda não existe e pode ser feito"... In Diário XXI

Nota: Como se pode de uma forma assaz "comercial e meramente mediática "brincar " com a natalidade". Não me revejo neste contexto.

Saudações Paulenses

Read More

Uma no Cravo Duas na Ferradura

Municípios da Beira Interior sem nutricionistas


Comemora-se hoje o Dia Mundial da Alimentação


"Nenhum dos municípios dos dois distritos da Beira Interior, Guarda e Castelo Branco, têm nutricionistas a trabalhar. O alerta foi lançado pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN), por ocasião do Dia Mundial da Alimentação que hoje se comemora, focando uma especial preocupação com os hábitos alimentares das crianças.

A situação dos 11 concelhos de Castelo Branco e 14 na Guarda repete-se por todo o País, onde apenas 14 municípios dos 308 têm especialistas em alimentação a trabalhar, nomeadamente nos menus escolares do pré-escolar e 1º ciclo. Para a presidente da APN, Alexandra Bento, "é sensivelmente até aos 11 anos que a criança se habitua a comer de forma correcta, pelo que a alimentação escolar é fundamental para criar hábitos saudáveis desde tenra idade". Uma responsabilidade, realça, atribuída às câmaras, através da Lei 159/99, assim como a defesa do consumidor, educação, saúde e acção social"... In Diário XXi

Nota: Absolutamente impensável. Mais piscinas BLA;BLA;BLA e os Covilhanenses de amanhã 0000000 (ZERO).

Saudações Paulenses


Read More

Verdades Incontronaveis

Há dois milhões de pobres em Portugal


Um quinto dos portugueses vive com menos de 360 euros por mês. E 32% da população activa entre os 16 e os 34 anos seria pobre se dependesse só do seu trabalho.


"Os números são alarmantes. Um terço da população activa (entre os 16 e os 64 anos) seria pobre se dependesse apenas dos rendimentos do trabalho, de capital e de transferências privadas.

De acordo com as estatísticas ontem publicadas pelo INE, sem as pensões de reforma e as transferências sociais do Estado, mais de quatro milhões de portugueses estariam em risco de pobreza. “É a própria concepção do Estado social que fomenta esta dependência das pessoas face ao Estado”, aponta o economista João César das Neves. “As pessoas pagam ao Estado para terem acesso a pensões de reforma e depois esperam, obviamente, receber”, acrescenta.

O professor da Universidade Católica aponta que esta tendência nasceu com o fim da ditadura em Portugal e a criação da Segurança Social moderna. “Antes, Portugal tinha das mais altas taxas de poupança do mundo porque as pessoas não contavam com o dinheiro do Estado”, conclui o economista.

Mesmo assim, e apesar das pensões de reforma e de sobrevivência e das transferências sociais do Estado português, há dois milhões de portugueses no limiar da pobreza, ou seja, com um rendimento de cerca de 360 euros mensais ou 4.321 euros anuais. O estudo do INE e refere-se ao ano de 2005, apesar de esta ser uma tendência que se mantém há mais de dez anos, mais precisamente desde 1996, de acordo com João César das Neves"... in Diário Económico

Nota: No mínimo e limite da responsabilidade, dá que pensar????

Saudações Paulenses


Read More

Prémio Visitante


"A amizade e a solidariedade na blogosfera são algo de muito profundo e de muito construtivo que temos que desenvolver. Criam-se representações de pessoas que não conhecemos mas que nos deixam o melhor do seu sentir enriquecendo um espaço de debate com as suas visões e as suas críticas. As diferenças de opinião têm sido respeitadas e, não raras vezes, tenho reflectido e corrigido algumas posições. Nada tem valor se não for lido e partilhado. E porque os visitantes são o que de melhor há, criei este prémio de visitante, que é mais alargado que os outros em termos numéricos mas que , mesmo assim, não contempla todos os que merecem. Porém se fosse pôr todos seria uma lista excessivamente exaustiva e não teria muita graça. Por isso me perdoem os que deixei de fora e deram contributos importantes". in O Silencio Culpado

Com esta mensagem foi homenageado este blog. Brevemente procederei as nomeações.

Gratos pela nomeação e o nosso obrigado a todos os comentadores e visitantes que no fundo são a "alma " deste blog.

Saudações Paulense

Read More

Vulcão dos Capelinhos


Visite: Vulcão dos Capelinhos e viaje no tempo, num documento excelente. A NÃO PERDER.

Saudações Paulenses

Read More

Paulense de Setembro


Parabéns a todos e um apreço muito especial a Flávia Chaves, pela forma como dirige o blog, demonstrando mesmo aos mais novos o quanto é aliciante ser musico na Banda do Paul.

O Paul agradece

Saudações Paulenses

Nota: Visite http://www.arcadosbones.blogspot.com/


Read More

Tudo em Grande

Comurbeiras com plano de 996 milhões de euros

Plano de Desenvolvimento Estratégico engloba 552 projectos São, ao todo, 552 projectos que o Plano de Desenvolvimento Estratégico da Comurbeiras (Comunidade Urbana das Beiras) engloba para candidatar às verbas do QREN, numa dotação global de 996 milhões de euros. O plano, desenvolvido pela empresa de consultadoria Global Change para os 13 municípios que compõem a Comurbeiras, enquadra-se nas acções estratégicas do QREN e assenta em cinco eixos prioritários: “Património Histórico, Turismo e Ambiente”, “Produtos do Território”, “Posicionamento Transfronteiriço”, “Inovação e Competitividade” e, por fim, “Coesão Social e Territorial”.

Os projectos turísticos e de requalificação da Serra da Estrela assumem-se como estruturantes para o desenvolvimento da região, e são os que se apresentam em maior número. Aqui, destacam-se, por exemplo, a construção de infra-estruturas na estância de montanha das Penhas da Saúde (num valor de 6 milhões de euros), a construção das telecabines e a requalificação da estância de esqui, a requalificação do Covão d’Ametade e do Covão da Ponte e, ainda, a candidatura do Vale Glaciar do Zêzere a Património Mundial da Unesco.

Há ainda diversas obras para desenvolver nas aldeias históricas e medievais e, também, nos centros históricos dos vários municípios; a construção de C
entros de Interpretação (como o da Arquitectura Militar de Almeida, do Templo Romano de Orjais, do Lince em Penamacor e da “Descoberta de um novo Mundo” em Belmonte) e projectos que promovam o ambiente e os recursos naturais. Pelos outros eixos, dividem-se obras de acessibilidades, de inovação e tecnologia e de promoção do emprego e de qualificação dos cidadãos.

Trata-se de um plano «integrado» dos 13 municípios que integram a Comurbeiras e que se apresenta como uma «mais valia política inquestionável», salientou Carlos Pinto, presidente da Junta da Comurbeiras.
«Somos, talvez, a única comunidade urbana a levar até ao fim o plano de desenvolvimento», apontou o edil covilhanense, salientando, no entanto, que ainda não é definitivo. Isto porque «ainda carece da aprovação na CCDRC (Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro) e do Governo». Seja como for, a Comurbeiras «fez o trabalho de casa» e aguarda apenas pelos regulamentos do QREN para candidatar as obras. «Mesmo que não seja executado entre 2007 e 2013», Carlos Pinto acredita que pode se prolongar para além de 2013, visto que é um plano que «contribui» para o desenvolvimento da região e do país. O Plano de Desenvolvimento Estratégico encontra-se a ser discutido pelas assembleias municipais dos 13 municípios que integram a Comurbeiras. Fazem parte da Comunidade Urbana das Beiras os municípios da Covilhã, Belmonte, Fundão, Penamacor, Almeida, Celorico da Beira, Guarda, Figueira de Castelo Rodrigo, Manteigas, Mêda, Pinhel, Sabugal e Trancoso.

Covilhã com 183 milhões de euros em obras

A Assembleia Municipal da Covilhã já discutiu o plano referente ao município. No Plano de Desenvolvimento Estratégico da Comurbeiras, a Covilhã inscreve 183 milhões de euros em obras.

Para além dos projectos referentes à Serra da Estrela e à estância de montanha, a autarquia inclui no Plano a construção das Pontes Pedonais sobre as ribeiras da Goldra e da Carpinteira; a requalificação da zona da judiaria, a construção do Centro de Int
erpretação do Milho em Cortes do Meio, da piscina-praia e do Museu da Cidade e a criação de um parque de desportos radicais.

A construção do aeroporto e o desenvolvimento da rede viária do município são outros projectos que Carlos Pinto pretende levar avante, assim como a construção de mini-hidricas, a beneficiação da barragem do Viriato, a recuperação e valorização das ribeiras e a recuperação do Teatro-Cine.

O Parkurbis Medicall, o Parkurbis Incubação e o lançamento da terceira fase do Parque Industrial do Tortosendo, que segundo Carlos Pinto «já há negociações com investidores que irão ocupar toda a zona», são outras obras a desenvolver. in Kaminhos

Nota: E o resto das populações do concelho????

Saudações Paulenses


Read More

Ainda Há Autarcas

Fundão rejeita subida das tarifas da água Sexta-Feira

Empresa Águas do Zêzere e Côa propôs aumentos

“Passou de uma Primavera promissora para um pesadelo”. É assim que Manuel Frexes, presidente da Câmara do Fundão, encara a concessão da rede de abastecimento de água à empresa Águas do Zêzere e Côa (AZC)

A indignação surge depois de uma reunião, realizada terça-feira, entre
os municípios, accionistas e a empresa, que apresentou uma proposta de aumento das tarifas para o dobro, justificado com o investimento de 25 por cento em equipamentos a mais do que o previsto no contrato.

Segundo o autarca fundanense, “mais de 10 por cento do orçamento camarário vai para a AZC”, uma situação que considera “insustentável”, garantindo que apenas as actualizações relacionadas com a inflação são aceitáveis. Indignado, recorda a
“perda de negócio” que o município sofreu ao entregar a concessão da rede alta. Motivo que o levou a pedir por escrito, na reunião, o reequilíbrio das contas e um encontro com o concedente principal, o Ministério do Ambiente, com quem pretende também discutir as regras das concessões"... in Diário XXI

Autarcas em defesa das populações, uma "raça" em vias de extinção

Saudações Paulenses


Read More

Investir no Interior é "MUUIIIITTTOOOO RENTAVEL"!!!!!!

Toma lá um terreno e ainda 211€

Na acta de reunião de câmara, do dia 20-04-2007, é possível ler o seguinte ponto:

(clica para ampliar)

Será que alguém me pode explicar, porque é que sendo a futura Escola Internacional da Covilhã, uma futura escola privada, porque é que o terreno onde está a ser implementada/construída foi doado pelo município em vez de ter sido comprado pela empresa que vai gerir a mesma?

Mas veja-se o que tinha sido publicado antes na imprensa escrita:

O líder do GPS, António Calvete, assinou na quarta-feira, dia 13, um contrato com a autarquia, através do qual a Câmara Municipal da Covilhã cede um terreno de 15 mil metros quadrados pelo valor de 400 mil euros. (Urbi et Orbi - Edição nº. 359 de 2006-12-19)

Pelos vistos, de cedência de 15.000m2, por 400 mil euros, passou a doação de 18.450m2...

Mas ainda falta dizer algo... onde está a ser feita a referida Escola:


Por acaso não era para esse local que estava planeada a piscina do complexo desportivo, tal como está ainda divulgado no site da CMC:

COMPLEXO DESPORTIVO DA COVILHÃ (INFRA-ESTRUTURAS)

O programa de trabalho para a segunda fase prevê a implementação de dois polidesportivos, enquanto a terceira e última fases contemplam a construção de cortes de ténis, circuitos de manutenção e uma piscina de água quente.

Então, pelo que se pode perceber, a população da Covilhã, perde um pedaço do seu complexo desportivo, que teria pavilhões e piscinas, para "nascer" nesses terrenos uma escola privada!

E será que há tantos alunos na Covilhã (e arredores), para uma infraestrutura deste género? (os dados apontam para 800 alunos neste estabelecimento). Ou será que esta escola, não vai aniquilar ainda mais, as escolas públicas do concelho?

Enfim, vamos dar tempo ao tempo, porque agora já não há volta a dar...

Já agora, se eu algum dia quiser um terrenozito para construir uma loja, um pavilhão industrial, ou outra coisa do género, será que vou ter igual comportamento por parte do município? Duvido...

PS: gosto em especial da parte que diz: "a Câmara, considerando o inegável interesse dos objectivos específicos do projecto"... bla bla bla...

In Máfia da Cova

Nota: Oportunamente em Colegio Internacional da Covilhã e Colégio espera parecer da DREC já se questionava a utilidade deste Estabelecimento de Ensino. Brevemente e num gesto de grandiosidade e generosidade o Complexo Desportivo poderá ser incorporado no futuro Colégio, sendo a manutenção assegurada pelos Serviços Municipais. PAGA ZÉ!!!!!

Saudações Paulenses

Read More

Roubar as Claras Não é Crime. É SABER!!!!

Ninguém sabe onde estão árvores oferecidas ao ICNB

Milhares de árvores que deveriam estar plantadas no Parque Natural da Serra Estrela, ao abrigo da campanha de "Plante 1 Árvore", promovida pela Sociedade de Águas da Serra da Estrela (SASEL), não estão no terreno. A SASEL tem pago as facturas aos viveiros, mas desconhecia esta situação. O Instituto de Conservação da Natureza e da Biodiversidade (ICNB), parceiro neste programa de reflorestação das serras de Portugal, assume que não tem fiscalizado o projecto e por isso não pode afirmar com certeza, se existem e onde estão as árvores cedidas pela SASEL. A denúncia partiu da Associação de Amigos da Serra da Estrela (ASE), conhecedora da área do Parque Natural, que diz não ser visível no terreno a reflorestação. José Maria Serra Saraiva, presidente da ASE, referiu ao JN que "há muito que andávamos desconfiados. O programa teve início em 2002 e cinco anos depois não são visíveis no terreno as plantações, que, pelos números divulgados pela SASEL, rondariam, no mínimo, 300 hectares. Uma dimensão que se faria notar na área total do parque, que ronda os 90 mil hectares e aos quais se têm de excluir 10 mil localizados no cimo da Serra onde não é possível arborizar".

Na prática, ninguém parece saber onde estão grande parte das árvores, pese o facto do ICNB ter a lista das entidades a quem concedeu créditos para poderem ir a viveiros adquirirem as plantas e a quem, mais tarde, a SASEL pagava as facturas. Mesmo assim, Armando Carvalho, director do Departamento de Gestão de Áreas Classificadas Litoral Centro do ICNB, insiste que "esta é uma campanha importante para nós, que queremos credível e transparente".

Nos dois primeiros anos, o ICNB (então ainda apenas Instituto de Conservação da Natureza) coordenou a selecção das espécies e a localização para a sua plantação. Depois, acabou por estabelecer parcerias com diversas entidades públicas e associações florestais para agilizar o processo que, segundo António Coimbra, engenheiro florestal do ICN, "era moroso e dispendioso, uma vez que por cada euro disponibilizados pela SASEL (o que dará pouco mais de três árvores, em caso de folhosas, ou oito se se tratar de resinosas), são necessários mais quatro euros para a plantação das mesmas".

As entidades passaram então a solicitar ao ICNB as árvores e este concedia-lhes as autorizações para as irem buscar a viveiros. Nos últimos anos a campanha passou a desenvolver numa base de confiança, pelo que o ICNB dava por certa a plantação de 475 mil árvores na Serra da Estrela, em mais de uma centena de locais.

Perante a denúncia, Armando Carvalho limita-se a dizer que "o ICNB irá proceder a um registo exaustivo dos locais, das espécies e do número de árvores plantadas".

600 mil árvores

Confrontado com a denúncia da ASE, o Grupo Sumol, detentor da marca Águas Serra da Estrela, aponta o facto de, desde o início da campanha, terem sido "angariadas mais de 600 mil novas árvores que foram disponibilizadas para plantação ao Parque Natural da Serra da Estrela, nas edições de 2002 a 2004, e ao ICN, a partir de 2005". João Nuno Pinto, director de marketing da empresa, salienta o facto de estas serem as "entidades competentes pela identificação dos locais de reflorestação e selecção das espécies de árvores". A empresa, que recusa comentar o que diz respeito à intervenção do ICNB, destaca o facto de as quase 600 mil árvores já terem sido pagas aos viveiros, estando apenas por liquidar parte da campanha do ano passado, cujas árvores ainda vão ser plantadas.

In Jornal de Notícias


Relativamente a este assunto, chamamos a vossa atenção para uma notícia publicada em 2003, no jornal "Voz do Campo" e que aqui transcrevemos:

Trinta mil árvores para a Serra da Estrela

O Conselho Directivo do Baldio da Freguesia de Cortes do Meio (concelho da Covilhã), em colaboração com o Parque Natural da Serra da Estrela e com o apoio dos técnicos dessa instituição, começou a reflorestação dos espaços dizimados pelo incêndio de 2001, na vertente Sul da Serra da Estrela. Segundo informação do Conselho Directivo, no espaço intervencionados serão plantadas cerca de 30 mil árvores, na sua maioria folhosas, assentando o trabalho nos modelos de sustentabilidade do meio natural, criando espaços do “tipo mosaico”, por forma a potenciar a descontinuidade dos cobertos florestais.

In Voz do Campo

Será que esta parceria foi realizada no âmbito da campanha mencionada no Jornal de Notícias? Alguém fiscalizou no terreno como e onde foram plantadas as 30 mil árvores? Não sabemos. Mas, neste país, pouco ou nada se sabe, não é verdade?

Nota: A policia assustou o sindicado, grande alarido. Este assunto não é paginavel. VENDE POUCO!!
Os culpados têm nome, as instâncias responsáveis, nos contribuintes continuamos a pagar para esta total irresponsabilidade. Não sã
o profissionais capazes, RUA, sem qualquer indemnização nem reforma vitalícia. PAGA ZÉ!!!!!!!!!!!


Roubado em Cortes do Meio

Saudações Paulenses


Read More

Velha Gaiteira, mais uma actuação...!

Uma das gaitas de foles de um dos Grupos do ATENEU de Coimbra, foi roubada. Foi então organizado este evento para angariar fundos de forma a tentar repor a gaita no grupo "Rebimbómalho".
O evento contará com o apoio e presença da Casa do Povo de Casegas e dos nossos amigos que arrasam tudo por onde passam "Velha Gaiteira" (...).

In Casegas Vai Nua

Read More

Gostos e Desgostos...

Mamarracho é o senhor... não, é o senhor... não, é o senhor...

Pelos vistos, numa das últimas sessões de câmara (neste caso, da Covilhã), os ânimos andaram um pouco exaltados.

Soube esse facto através do site da Rádio Cova da Beira (do Fundão), que no apartado sobre política tinha a seguinte notícia:

Pelos vistos, Carlos Pinto (presidente da câmara municipal da Covilhã) e Miguel Nascimento (vereador da oposição e delegado regional do IPJ), trocaram argumentos durante a reunião pública. Segundo consta, o combate foi renhido, mas não levou nenhum dos dois opositores ao tapete. Agora para relembrar, fica o golpe bastante baixo (ao nível das virilhas), que o presidente dô município deu ao seu adversário, senão vejamos o que a certa altura do combate aconteceu:

"Um mamarracho que nos envergonhava a todos”, foi assim que Carlos Pinto, presidente da câmara municipal da Covilhã, classificou o projecto inicial para a pousada da juventude."

Um golpe anti-regulamentar eu diria... mas o árbitro não viu, ou então não quis ver, ou então não havia...

Usar o termo mamarracho, para falar do projecto de ampliação da pousada da juventude nas Penhas da Saúde, sabendo que o seu opositor é quem é... muito forte!

Mas nisto, e porque há sempre gente atenta às coisas que acontecem e são divulgadas e publicadas aqui da Serra, houve um leitor que me enviou o projecto em causa.

Ora vejamos...

Segundo parece ser, o tal "mamarracho" (palavra proferida pelo presidente da câmara da Covilhã para adjectivar o projecto em causa) afinal não deve ser tão "mamarracho" assim, uma vez que o mesmo vem publicado no Jornal dos Arquitectos, publicação da Ordem dos Arquitectos!!!!

Vejamos o que me foi enviado para o e-mail do blog:

Capa do Jornal dos Arquitectos nº 227, Abril-Junho de 2007

Breve texto explicativo do projecto em causa e respectiva equipa técnica.

Imagens do projecto visto desde a estrada ligação Penhas da Saúde - Piornos

Plantas do projecto

Imagens do projecto visto desde o estacionamento actual da Pousada da Juventude


----------------------------------------------------


Depois do que viu, caro leitor, que lhe parece o projecto do tal "mamarracho" que o presidente da câmara da Covilhã falava?

Acha mesmo que é um "mamarracho"? Ou acha que está bem melhor de muitos "mamarrachos" que têm aparecido pelas Penhas da Saúde nos últimos tempos?

Mas veja-se por exemplo este troço do texto explicativo:

Acha que as preocupações demonstradas neste "mamarracho", se refletem noutros "mamarrachos" que têm vindo a ser construídos nas Penhas da Saúde?

Sinceramente, acho que não!

Depois vá um pouco acima, à imagem que tem as plantas, e repare na distribuição interior do edifício... Acha que é de um "mamarracho"? Acha que ter TODOS os quartos "virados" para a paisagem é coisa de "mamarracho"? Faço-lhe um desafio caro leitor, vá ao Hotel que existe um pouco mais abaixo, do outro lado da estrada, e veja quantos quartos estão virados para as traseiras... mas claro, isso não é de "mamarracho", é de qualidade... (coitados dos turistas que ficam a pernoitar nesses quartos, com vistas para o entulho)

E isto é apenas uma análise bastante breve da qualidade que este "mamarracho" tem... não apenas para mim, mas sobretudo para os responsáveis que decidiram publicar o projecto deste "mamarracho" no Jornal dos Arquitectos...

Agora o que pergunto é:

Primeiro - porque é que o presidente da câmara da cidade neve diz "Um mamarracho que nos envergonhava a todos"? Não é por ter maioria na câmara que tem o direito de meter "todos" ao barulho. Se para ele é "mamarracho", que fale por ele.

Segundo - que habilitações tem esse senhor para vir opinar em relação ao projecto em causa. Pelo que vi no seu curriculum vitae, disponibilizado no site da CMC, a sua formação não é nem em arquitectura nem em engenharia.

Terceiro - que opinião têm os arquitectos que trabalham no urbanismo, sobre este "mamarracho"? Afinal são esses técnicos que deviam avaliar o projecto.

Quarto - já viu o responsável da RTSE a sair em defesa deste projecto? Eu não, mas nem entendo bem porquê, uma vez que pensava que este projecto era de interesse para a Serra da Estrela.

Quinto - Depois de tudo o que foi dito anteriormente, porque é que acha que para o presidente da câmara da Covilhã este projecto é um "mamarracho"?! Quer saber a minha opinião?! Um mais um são dois... tire também as suas conclusões!

O que eu sei é que o "MAMARRACHO" que nos devia envergonhar a todos é este:


Mas deste não se fala... Porque será? Enfim...


Roubado na integra em:http://estrelanoseumelhor.blogspot.com/

Saudações Paulenses


Read More

1º Ministro da União Europeia "MAS POUCO"


O presidente norte-americano, George W. Bush, vai assistir na próxima semana à entrega de uma condecoração do Congresso ao Dalai Lama, apesar de arriscar as críticas da China, anunciou hoje a Casa Branca


«O presidente e a senhora Laura Bush assistirão à cerimónia», disse o porta-voz do Conselho Nacional de Segurança, Gordon Johndroe.

"Na cerimónia, prevista para 17 de Outubro, a presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, vai atribuir a Medalha de Ouro do Congresso ao Dalai Lama, líder tibetano no exílio.

O decreto que atribui a medalha do Congresso ao Dalai Lama foi aprovado em 2006, com a maioria dos votos dos membros do Senado e da Câmara dos Representantes, e promulgada por George W. Bush"...



Nota: Nos por cá desprezamos o HOMEM que até é Prémio Nobel da Paz, mas defendemos acerrimamente e com o mesmo estatuto, aquele que defende a anexação de PORTUGAL por Espanha


Saudações Paulenses


Read More

Covilhanices

Sócrates recebido com apupos na Covilhã

O «Regresso» à sua Escola Secundária Frei Heitor Pinto

O primeiro-ministro, José Sócrates, foi hoje recebido com apupos de mais de uma centena de pessoas, entre os quais muitos dirigentes sindicais, à sua chegada a uma escola da Covilhã. Perante os alunos da Escola Secundária Frei Heitor Pinto, onde decorre uma sessão sobre a União Europeia, o primeiro-ministro disse que "a democracia faz-se assim: há quem aplauda, há quem assobie". A sessão, integrada na iniciativa "Regresso à Escola", promovida pela União Europeia, decorria normalmente cerca das 17:00, enquanto no exterior se mantinham algumas pessoas em protesto.


Energia do vento rende milhões ao Fundão

Câmara vende participação no capital social GENERG – Ventos da Gardunha

Os protocolos com a Câmara do Fundão e seis juntas de freguesia do concelho com a GENERG Ventos da Gardunha, empresa responsável pelo Parque eólico na Serra da Gardunha, foram oficializados ontem, durante a reunião do executivo Liliana Machadinha "No dia em que o executivo contou dois anos à frente dos destinos da Câmara do Fundão, a data foi ontem assinalada na reunião camarária com a assinatura de vários protocolos que vão render milhões de euros ao concelho. Durante a cerimónia, a autarquia recebeu o cheque de 2 milhões e 338 euros da GENERG – Ventos da Gardunha, pela venda de 6,7 por cento do capital social que detinha na empresa responsável pela construção e gestão do Parque eólico da Serra da Gardunha. O negócio diz respeito à percentagem de capital social da empresa Ventos da Gardunha, exigidos pela autarquia fundanense quando o projecto se iniciou, tendo na altura custado 3000 euros.

Segundo explica Manuel Frexes, a decisão de vender relaciona-se com o facto de “dentro de dois ou três anos, no máximo”, a implementação de equipamentos para desenvolver as energias renováveis “deixarão de ser apoiadas por fundos comunitários e terão de pagar impostos”.
O “melhor negócio da vida” do presidente da Câmara, como descreveu, rende um encaixe financeiro que será aplicado na promoção do bem-estar e qualidade de vida da população do concelho, garante o edil. Como “destino não falta” vai ser usado para pagar “quase exclusivamente” obras como a Moagem, requalificação do centro cívico e caminhos agrícolas, projectos apoiados por fundos comunitários. “Temos de pagar a contrapartida nacional, que é a nossa parte, porque se não o fizermos o dinheiro vai para Bruxelas. Só depois de a pagarmos é que recebemos o resto do dinheiro”, explica"...




Polícias indignados com "factos deturpados"

Inspectores averiguam visita da PSP a sindicato da Covilhã


Enquanto decorrem as averiguações solicitadas pelo Ministério da Administração Interna, há polícias que não escondem o mal-estar com o aproveitamento político de que estão a ser alvo e criticam o sindicato Luís Fonseca "nspectores da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) ouviram ontem de manhã os agentes envolvidos na visita ao Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) da Covilhã.

O encontro decorreu na esquadra da PSP da Covilhã. Entretanto, à hora de fecho desta edição, decorria outro encontro, desta feita com dirigentes sindicais do SPRC, na delegação sindical da cidade.
Agentes e sindicalistas foram ouvidos depois do Ministério da Administração Interna ter ordenado um processo de averiguações à visita de dois agentes da PSP à delegação do SPRC, na segunda-feira. O sindicato, que ia participar num protesto durante a visita de José Sócrates à cidade na terça-feira, acusou os agentes de intimidação por terem questionado um funcionário sobre o que estava a ser preparado, por terem levado folhetos alusivos à acção e darem conselhos sobre a linguagem a usar.

No entanto, fontes da PSP da Covilhã disseram ao Diário XXI que "o SPRC está a deturpar os factos" e que entre o corpo policial existe um sentimento de indignação e desalento com as acusações de repressão que foram lançadas. "Chegaram ao sindicato e perguntaram por algum responsável. Foi o próprio funcionário do SPRC que disse que não estava ninguém e convidou os agentes à civil a entrar, quando reconheceu que eram polícias", relata, "porque também tem um amigo na PSP da Covilhã".

In Kaminhos e Diário XXI

Saudações Paulenses





Read More


Sócrates não está convencido de que tenha havido intromissão


Primeiro-ministro recebido com protestos na Covilhã


"O primeiro-ministro disse não estar “convencido" de que tenha havido qualquer intromissão no direito de manifestação no caso da visita de agentes da PSP à delegação do Sindicato de Professores na Covilhã.

José Sócrates foi ontem recebido na Covilhã com apitos e palavras de ordem contra o Governo de mais de uma centena de pessoas, entre os quais muitos dirigentes sindicais. Todos esperavam pelo primeiro-ministro que se deslocava para uma sessão de perguntas e respostas com alunos da Escola Secundária Frei Heitor Pinto sobre a União Europeia.
"O que se passou só deu mais força a este protesto", referiu Mário Nogueira, dirigente da FENPROF. O sindicalista aludia às limitações da GNR a um protesto semelhante em Montemor-o-Velho, no domingo, e à visita da PSP à delegação da Covilhã do Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC), na segunda-feira. Dois agentes da polícia pediram informações sobre se havia algum protesto em preparação.

"As pessoas mais indignadas que participam neste protesto são as que votaram no PS. Porque são as que se sentem mais enganadas com as políticas e atitudes do Governo", sublinhou.
À chegada, José Sócrates encaminhou-se para a entrada da escola por entre alunos e alguns apoiantes, enquanto os protestos se faziam ouvir do outro lado do passeio"...




Polémica sobre a actuação policial na Covilhã


PSD quer ouvir MAI no Parlamento

O PSD requereu hoje a "audição urgente" do ministro da Administração Interna no Parlamento, para prestar esclarecimentos sobre a "triste actuação policial" numa sede sindical na Covilhã, no âmbito da deslocação do primeiro-ministro à cidade.

"A actuação das forças de segurança junto do Sindicato de Professores da Região Centro transmite a ideia totalmente inadmissível de uma tentativa de condicionamento e intimidação ao exercício de direitos fundamentais", lê-se num requerimento entregue pelo PSD ao presidente da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias"...



Governadora diz ser “normal“ a actuação policial

Maria Alzira Serrasqueiro não acredita em rusgas nem em perseguições.

" A governadora civil de Castelo Branco defendeu hoje que a ida de polícias a um sindicato para obter informações sobre eventuais protestos durante a visita do primeiro-ministro à Covilhã é um procedimento "habitual e rotineiro", negando ter sido intimidatória.

Em declarações à Agência Lusa, Maria Alzira Serrasqueiro afirmou que "é habitual nestas situações" a PSP procurar informações sobre os locais e as ruas para onde estão previstas manifestações e que foi com esse objectivo que os polícias contactaram o Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC).

O SPRC decidiu apresentar queixa relativamente à visita de agentes da PSP à delegação do sindicato na Covilhã, classificando a acção como "intimidatória" e "deplorável", alegando que os polícias pediram informações sobre os protestos e alertaram para o uso de linguagem que não fosse atentatória da integridade pessoal"...


Covilhã pode perder Tribunal do Trabalho

Novo mapa judiciário coloca sede de circunscrição em Castelo Branco A Covilhã pode vir a perder o Tribunal de Trabalho no âmbito do novo mapa judiciário que o Governo pretende implementar, o qual funde as NUTS da Cova da Beira, Beira Interior Sul e Pinhal Interior Sul numa única circunscrição, com sede em Castelo Branco.

"O alerta foi deixado pelo presidente da Câmara da Covilhã na última assembleia municipal, na última quinta-feira. Carlos Pinto, que tinha recebido a nova proposta da Direcção Geral da Administração da Justiça – datada de 18 de Setembro – naquele dia, revelou estar «preocupado» com a nova proposta da revisão do mapa judiciário, uma vez que levava ao «esvaziamento» do Tribunal Judicial da Covilhã. «A proposta pretende deslocar para Castelo Branco a sede da circunscrição da Beira Interior Sul em termos judiciais, o que constitui o esvaziamento do circulo judicial da Covilhã com todas as implicações que isso poderá trazer, nomeadamente a perda do Tribunal do Trabalho», explicou Carlos Pinto, adiantando que a autarquia vai apresentar uma moção na próxima reunião de Câmara contra a nova proposta de revisão do mapa judiciário"...

In Kaminhos e Diário XXI

Saudações Paulenses


Read More

Covilhanices

Covilhã inicia discussão do Plano Estratégico da Comurbeiras


Documento em estudo pelas assembleias dos 13 municípios A Covilhã inscreve 183 milhões de euros de obras no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras)

"Ascendem a mais de 183 milhões de euros as obras inscritas pela Câmara da Covilhã no Plano Estratégico de Desenvolvimento da Comunidade Urbana das Beiras (Comurbeiras) revelou Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. O anúncio foi feito durante a reunião da Assembleia Municipal da Covilhã realizada na última quinta-feira onde o documento foi apresentado pelo autarca que preside, simultaneamente, à Junta de Comurbeiras.
“O investimento total apresentado pelo município da Covilhã totaliza cerca de 183 milhões de euros – 36 milhões de contos – com um investimento público de 75 por cento e privado de 25 por cento”, disse Carlos Pinto.
Os projectos incluem a construção do Aeroporto Regional da Covilhã, com uma dotação orçamental prevista de 25 milhões de euros, as pontes pedonais que sobraram do programa Polis e ainda sete milhões de euros destinados à recuperação do Teatro-Cine da Covilhã.
O Plano foi entregue na última semana na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, apresentando uma dotação global de investimento nos 13 municípios de 996 milhões de euros - que aguardam a análise dos regulamentos do Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN) para poderem ser candidatados.

APOSTA NA SERRA
Entre as obras apresentadas pela Câmara da Covilhã contam-se ainda as infra-estruturas nas Penhas da Saúde; a recuperação do ex-Sanatório dos Ferroviários, “objecto de promessa do governo do PS de António Guterres e que até hoje não foi consumada”, referiu o autarca, as telecabines e requalificação da estância de esqui da Torre e o Hotel Villa Rica, que inclui a reconstrução da antiga Fábrica Velha.
No rol de obras desejadas está ainda a construção de centrais mini-hídricas no valor de 18 milhões de euros"...


Academia Sénior mostra pinturas

"A Academia Sénior da Covilhã, na Rua do Centro de Artes, está a exibir uma exposição de pintura. Os trabalhos foram realizados ao longo do ano lectivo anterior nas aulas de Expressão Plástica de Mário Fonseca"...




Sócrates fala de Europa na antiga escola

No âmbito da presidência portuguesa da União Europeia O primeiro-ministro está hoje na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, onde estudou entre 1967 e 1974

"Falar sobre o projecto europeu a partir do ponto de vista de quem o vive no quotidiano é o motivo que leva José Sócrates, primeiro-ministro português e presidente em exercício da União Europeia, à escola onde estudou entre 1967 e 1974.
A chegada de José Sócrates à Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na Covilhã, está prevista para as 15h00, no âmbito da iniciativa “Regresso à Escola”, organizada pela Comissão Europeia e pelo Governo português, no quadro da presidência portuguesa da União Europeia, seguindo o exemplo de uma iniciativa semelhante organizada durante a presidência alemã em Janeiro de 2007.
O objectivo da acção é colocar os mais altos responsáveis a debater com os actuais alunos o projecto europeu. Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia, está também envolvido na campanha, regressando à Escola Secundária de Camões, em Lisboa.
A assistir à intervenção do primeiro-ministro na biblioteca vão estar 70 alunos (dois representantes de cada turma) e mais cerca de 20 pessoas. “Infelizmente, o espaço disponível é escasso”, explicou ao Diário XXI Aníbal Mendes, presidente do Conselho Executivo da Escola Secundária Frei Heitor Pinto. No entanto, o responsável acredita “a mensagem vai chegar a todos os alunos”.
Aníbal Mendes destaca a importância da visita de três antigos alunos à instituição que dirige, já que da parte da manhã decorrem intervenções de Luiz Sá Pessoa e Luís Filipe Girão, que trabalham com a Comissão Europeia. “Trata-se de uma oportunidade única de debater o projecto europeu com os seus intervenientes directos”, considera"...


Sindicato revoltado com visita de agentes da PSP

Na preparação de protesto para a visita de José Sócrates à Covilhã

"A PSP da Covilhã diz que se tratou de uma situação de rotina, mas o Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) não considera normal que os agentes até peçam “cuidado com a linguagem” Luís Fonseca

O Sindicato de Professores da Região Centro (SPRC) classifica como "intimidatória" a visita de agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP) que ontem à tarde pediram informações sobre eventuais protestos a realizar na visita de hoje do primeiro-ministro à Covilhã.
"Os polícias disseram ao único funcionário que estava na sede do SPRC que era uma atitude de rotina, mas não há memória disto", refere a dirigente sindical Dulce Pinheiro. O SPRC vai integrar hoje um cordão humano de vários sindicatos da CGTP na recepção do primeiro-ministro, organizado pela União de Sindicatos de Castelo Branco contra as políticas do Governo.
José Sócrates é esperado às 15h00 na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, onde estudou, numa acção organizada no âmbito da iniciativa "Regresso à Escola", da responsabilidade da Comissão Europeia. Segundo a sindicalista Dulce Pinheiro, "os polícias que passaram hoje [ontem] de tarde pelo SPRC pediram informações sobre o que íamos fazer e arrogaram-se no direito de dar conselhos. Que tivéssemos cuidado com a linguagem, que não fosse atentatória da integridade pessoal", referiu.
"É uma atitude intimidatória e deplorável. Ainda estamos a reflectir sobre o que vamos fazer, mas é claro que nos vamos dirigir às instituições deste País", refere Dulce Pinheiro. "Também é curioso que passem pela sede de um sindicato membro da FENPROF, querendo enrolar a estrutura sindical na contestação de que este Governo é alvo e que envolve muitos mais sectores de actividade", acrescenta"...

In Diário XXI

Saudações Paulenses

Read More

Justificação



Os blogs, assim como tudo na vida têm um "motor", que impede a inercia e a apatia.


Não é e não será a ultima vez que apelo a que bloguistas, tais como, a Vizinha e o Perifano, ( as minhas desculpas por este interregno), pessoas por quem nutro a maior simpatia, a uma colaboração directa no blog do Paul.

Tenho ainda simpatia e saudades do Pissarra que desapareceu sem deixar rasto.

O "gozo" e o desafio de um blog esta na participação e intervenção dos comentaristas em cada blog.

Um dia talvez me de ao "luxo" de transcrever ou publicar todos os e-mails enviados (sem resposta ou comentário) aos blosguistas (dos quais faço questão de ter um link apesar do inverso não se verificar), cá do Burgo e talvez tenha-mos uma ideia mais clara e transparente até onde é levado o pretensioso, falta de e valores culturais, educacionais, solidariedade e outros em prologo do nosso "umbigo" e da forma hipócrita com que tratamos e zelamos por uma comunidade (em todos os seus aspectos) denominada Paul.

Acabaram as minhas férias e estou de volta (azar para aqueles que já "vomitavam" vitoria pela inercia e futurologia de fecho do blog), mas a família vem sempre em primeiro lugar, por isso mesmo este blog no que me diz respeito é um HOBBY.

Assim sendo e como diz o outro... NOVA CORRIDA NOVA VIAGEM.... OU VAMOS PARA BINGO...

Saudações Paulenses

PS. Tive umas excelentes férias e vou partilhar convosco alguns momentos.


Read More