Futebol Clube Estrela


É tempo de recordar o F.C.Estrela, depois da grande agitação vivida no final da época passada, ao ganhar o campeonato.

Hoje na III Divisão série D, a sua prestação não pára de surpreender. Em 6 jogos, 4 vitórias e 2 empates.

Ocupa o 2ºlugar da tabela classificativa, com 14 pontos, apenas a 1 ponto do 1º.

A próxima jornada não será disputada no estádio da Reboleirada mas sim na casa do União da Serra, no próximo domingo.

Ficamos à espera de mais um bom resultado.

Saudações Paulenses

Cortesia e texto de vizinha


Read More

E aí estão eles! Missão SOS Ateneu de Coímbra



Praça da Républica



Intro no ATENEU



"Pingacho" ATENEU

Obrigado aos embaixadores da região, pela a ajuda prestada a dois dos nossos conterrâneos dirigentes do ATENEU, o Zé Augusto e o Rafa.
Vídeos: Cortesia do Manjedoura do Casegas Vai Nua
O Manjedoura gosta mesmo daquilo. Não os larga lol !

Read More

Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

LEVANTA-TE CONTRA A POBREZA E JUNTA-TE ÀS VOZES QUE PEDEM A SUA ERRADICAÇÃO

Mas não de levantes apenas hoje porque, no mundo, há 1.800 milhões de pessoas que aguardam que te ergas para que possam ter o mínimo indispensável para viverem. A cada dia que passa 50.000 morrem de pobreza extrema e o fosso entre ricos e pobres não pára de crescer. Não, não podes ficar sentado e indiferente quando, no teu próprio país, há dois milhões de pessoas que vivem com menos de 360 euros/mês, a desigualdade entre ricos e pobres é a maior da UE. Tens também uma taxa de pobreza superior à média da UE (16%) o que coloca Portugal na lista negra dos países desenvolvidos. É nas famílias numerosas e na população idosa que encontramos o maior número dos mais pobres em Portugal.
Mas há novos pobres, pessoas com emprego mas cujo salário não chega para as necessidades. E isto quando temos uma classe média a tender para o desaparecimento e as estatísticas do INE revelam ainda que, sem as pensões de reforma e as transferências sociais do Estado, mais de quatro milhões de portugueses estariam em risco de pobreza.
Por seu lado a presidente da Federação dos Bancos Alimentares contra a Fome, Isabel Jonet, garante também que há hoje mais pessoas a pedir ajuda alimentar do que em anos anteriores.
Estamos num mundo profundamente injusto em que a persistência da pobreza e da desigualdade não tem justificação. Somos a primeira geração que pode erradicar a pobreza. Existem meios, tecnologias, desenvolvimento suficientes para tal. Porém o crescimento económico espectacular gerado nos últimos anos não contribuiu para garantir os direitos humanos nem para melhorar as condições de vida em todas as regiões do mundo, nem para todas as pessoas seja qual for a sua condição, género, raça, ou cultura. Pelo contrário, aumentou a desigualdade e a injustiça. E tudo isto porque há falta de vontade política por parte dos Estados.
Em 2000, durante a assembleia geral da ONU, 189 chefes de Estado e de Governo assinaram a Declaração do Milénio que levou à formulação de 8 objectivos de desenvolvimento específicos, a alcançar até 2015, objectivos, estes que podem ser resumidos da seguinte forma:
1- Reduzir para metade a pobreza extrema e a fome. 2- Alcançar o ensino primário universal. 3- Promover a igualdade entre os sexos. 4- Reduzir em dois terços a mortalidade de crianças. 5- Reduzir em três quartos a taxa de mortalidade materna. 6- Combater o VIH/SIDA, a malária e outras doenças graves. 7- Garantir a sustentabilidade ambiental. 8- Criar uma parceria mundial para o desenvolvimento. Passaram-se cinco anos e os líderes políticos continuam a não cumprir as suas promessas. Por isso, sob o lema “Pobreza Zero”, surge uma campanha que apela à sociedade para que se mobilize, actue e pressione os líderes políticos, e exija, como primeiro passo para a erradicação da pobreza, o cumprimento dos ODM (Objectivos de Desenvolvimento do Milénio). Em Setembro de 2005, a Assembleia Geral da ONU apresentou um relatório sobre o grau de cumprimento e incumprimento relativo aos ODM, durante a cimeira do Milénio e onde está patente a vontade dos países em envolver-se na luta contra a pobreza global.
Segundo dados da "Global Call Against Poverty" (designação internacional da campanha "Pobreza Zero"), a manter-se este estado de coisas, cerca de 45 milhões de crianças morrerão; 247 milhões de pessoas na África subsariana terão de sobreviver com menos de um dólar por dia, e mais de cem milhões de meninas e meninos continuarão sem ir à escola. Na resolução final da cimeira extraordinária das Nações Unidas, que decorreu em Nova Iorque, de 14 a 16 de Setembro, estes números ficaram sem respostas concretas e metas quantificáveis. Mais uma vez ali se reafirmaram compromissos anteriores, aprovaram listas de boas intenções e se inscreveu na história da ONU uma nova oportunidade perdida ou um recorrente fracasso.Quando o mundo se confronta com ameaças globais que vão do terrorismo à degradação ambiental, da proliferação nuclear à insegurança alimentar ou a novas pandemias, a pobreza extrema representa o fenómeno mais ilustrativo da incapacidade dos diversos poderes ou classes dirigentes para colocarem como prioridade o primado do direito de todos ao desenvolvimento.
Chegou, pois, a hora dos discursos se transformarem em soluções práticas. Não podemos ficar indiferentes ou ignorar que uma pobreza irreversível ganha cada vez mais terreno, nos envergonha e diminui como seres humanos.
Estás ainda sentado? Levanta-te!

Read More

Blogosfera Tambem é Isto


Zecartoon dedicou estas palavras ao blog amigo vila-do-paul:

ZECARTOON disse...

Um blog sem visitantes é como
um jardim sem flores,
uma casa sem livros,
uma mulher sem cabelo,
um touro sem cornos,
um bife sem ife,
um cinzeiro sem piriscas,
umas botas sem sola,
um maneta sem pernas,
um dedo sem unhas,
um isqueiro sem gás,
uma branca de neve do joão césar monteiro,
um PSD com Marques Mendes,
um astronauta sem fato,
um cartão sem PIN,
e, por fim, uma blogo-luso-esfera sem este Blog.

Ora toma, Pedro Abrunhosa!

Obrigado ZÉ

Read More

O Blog que Faltava ao Burgo



Há palavras que nos tocam
Como uma leve brisa matinal
Há palavras que nos magoam
Sem serem ditas por mal

Há palavras bonitas
Que nos fazem pensar
Que só podem ser escritas
Por pequenas gotas do mar

São esses fragmentos coloridos
De silêncio e de calor
De repente revelados
Que me enchem de amor

Espuma


As festas da espuma, ora nos bares, ora nas discotecas são
um evento, sem dúvida, apelativo nesta estação.
Podemos ver de longe, ou sentí-la no corpo...
podemos até pensar que tocar-lhe, só morto!!!
Mas acabamos sempre por não resistir à tentação!!!
E mesmo que tentemos evitar qualquer salpicão,
há-de haver um "abominável homem das neves" que nos dê um encontrão!!!
Mas o que será que os banhistas da espuma sentirão???
Talvez um arrepio, talvez um escaldão...
Certo certo é que os "familiares de verão"
Saltam, dançam e atiram-se ao chão!
(Sabe-se lá as porcarias que lá estão!!!)
Mas eu não desgosto, é claro que não!!!
Nada se assemelha àquela sensação...
Desde pequenos que gostamos de bolhas de sabão...
E mal entramos naquela "banheira" sentimos um abanão.
Um pesinho de dança e vem logo um gajo todo gingão
Fazer-se ao piso... grande parvalhão!!!
Temos mesmo vontade de lhe dar um chapadão
Mas ficamo-nos só por um valente sermão.
E ao sair da pista para pagar o cartão
Só já faltava levar com um apalpão!!!
E disto só posso tirar uma conclusão:
É melhor almofadar os bolsos de trás... pelo sim..pelo não!!! :)

"Roubado" em Arca dos Bones

O BLOG DE UMA PAULENSE PARA O PAUL. Visita obrigatória.


EM TERRA DE TANTA "CONFUSÃO", OBRIGADO PELA "ÁGUA NA FERVURA". FAZIA MESMO FALTA.

Saudações Paulenses


Read More

Truticultura do Paul



Mesmo debaixo do nosso nariz e a passar ao largo


http://www.trutipaul.com/


Uma referencia da nossa terra, um site a visitar.

Saudações Paulenses

Read More

Areia para os Olhos

Mais colocados na segunda fase do que em 2006

Concurso nacional de acesso ao Ensino Superior


"Engenharia Têxtil e Tecnologia e Sistemas de Informação, ambos da Universidade da Beira Interior, foram os cursos com mais vagas por preencher. Matrículas para 1.122 colocados decorrem até ao final da semana Daniel Sousa e Silva

A segunda fase de acesso ao Ensino Superior determinou a colocação de 1.033 novos alunos nas três instituições da região. Nesta fase, a Universidade da Beira Interior (UBI) conta com 368 caloiros, enquanto o Instituto Politécnico da Guarda (IPG) co
nta com 383 colocações e o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) regista 371. As vagas resultaram da soma daquelas que não foram preenchidas na primeira fase, com as que foram libertadas por recolocação e aquelas em que os alunos não chegaram a inscrever-se (ver caixa).

As matrículas dos estudantes iniciaram-se segunda-feira e terminam na próxima sexta-feira. Resta saber quantos vão ocupar o lugar.
Recorde-se que na primeira fase conseguiram colocação 2.312 pessoas (1.230 na UBI, 728 no IPCB e 563 no IPG), contudo 126 optaram por não se matricular, o que elevou o número de vagas disponíveis nesta fase nas três instituições para 1.154. Foi, inclusive o caso da licenciatura de Medicina na UBI, em que os seis casos de não inscrição resultaram em novas colocações, em que a nota do último colocado foi 18,73 valores. Agora, mesmo depois da segunda fase, há 121 vagas que não foram ocupadas, sendo os cursos de Engenharia Têxtil (que tinha ficado deserto na primeira fase e agora teve um aluno) e Tecnologia e Sistemas de Informação, da UBI, a ficar com quase metade dessa fatia (56 vagas sobrantes). A nível nacional, no conjunto das duas fases do concurso nacional de acesso foram admitidos 47.353 novos estudantes no ensino superior público (mais 6.820 que em 2006), refere um comunicado do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

A taxa de ocupação das vagas foi de 95 por cento, mais 10 por cento em 2006, sendo de 94 por cento no ensino politécnico e de 97 por cento no ensino universitário"... in Diário XXI

Nota: Abrimos as portas a têxtil Chinesa e agora vendemos "gato por lebre". TENHAM VERGONHA. A TÊXTIL EM PORTUGAL É PEÇA DE MUSEU E BREVEMENTE MÚMIA.
Duvidam???


Pequim anunciou que não vai limitar as exportações da sua indústria têxtil para os Estados Unidos e para a Europa.

A medida surge depois dos Americanos terem imposto novas restrições à entrada de vestuário importado da China.

A União Europeia já tinha ameaçado com sanções caso a China não limitasse as suas exportações do sector para o mercado Europeu.

Braço de ferro com Europa e América

Apesar das pressões de Bruxelas e Washington, o Ministro do Comércio Chinês sublinhou que o seu país está seguir as regras da Organização Mundial de Comércio. Bo Xilai acusou Americanos e Europeus de seguirem uma política de "dois pesos e duas medidas".

Na quarta-feira, os Estados Unidos impuseram restrições à entrada de quatro novas categorias de vestuário importados da China – os bens que já estavam dentro das restrições eram calças de algodão e roupa íntima.

EUA impõem novas restrições

A União Europeia também defende que houve um aumento excessivo das vendas de têxteis chineses ao mercado europeu desde o fim do sistema de quotas, em Janeiro, e ameaça com sanções.

De acordo com a UE, as exportações de determinadas roupas da China para a Europa aumentaram em mais de 500% nesse período.

Empregos

O comissário europeu do Comércio e Indústria, Peter Mandelson, disse que uma investigação tinha constatado uma ameaça "muito alta" para fabricantes europeus de camisas e fio de linho.

Mandelson disse que a China tinha que começar negociações formais para restringir esses produtos ou enfrentar sanções.

No caso dos Estados Unidos, a indústria têxtil diz que mais de 16 mil empregos foram perdidos desde o começo deste ano.

Câmbio

"A integração do comércio têxtil é um direito que ganhamos desde que a China entrou na OMC e a China não vai aplicar limites sobre seus produtos têxteis", foram as declarações do ministro do Comércio a empresários internacionais em Pequim, esta quarta-feira.

Bo Xilai argumenta que os EUA e a UE não usaram a oportunidade de acabar com suas quotas em etapas e, por isso, os seus mercados foram inundados quando o sistema de quotas expirou.

A Associação da Indústria Têxtil da China também defendeu a política de exportação do país.

"A China fez tudo o que pôde para limitar suas exportações crescentes e cumprir os seus compromissos com a OMC", disse à agência oficial de notícias Xinhua o vice-presidente da associação, Gao Yong.

Na quarta-feira, a lista de produtos chineses que serão limitados por quotas de importação passou a incluir camisas de homens e meninos, calças de fibras feitas por seres humanos, camisas tecidas, blusas e fio de algodão penteado.

A disputa sobre têxteis coincide com a crescente pressão de Washington sobre a China por causa do sistema de câmbio.

A moeda chinesa, o Yuan, tem um câmbio fixo em relação ao dólar.

Na quarta-feira, o secretário do Tesouro americano, John Snow, disse esperar que a China reforme o sistema, permitindo que o Yuan flutue mais livremente em relação ao dólar.

No fim deste ano, o Senado americano deve votar um projeto de lei que imporía uma tarifa extra de 27,5% sobre todas as importações da China pelos EUA se o sistema de câmbio fixo não for eliminado em seis meses.

Saudações Paulenses

Read More

Contradições

Mapa judiciário origina contestação na Covilhã

Políticos e USCB prometem lutar contra a nova proposta A nova proposta da revisão do mapa judiciário delineada pela Direcção Geral da Administração da Justiça, e que divide a Beira Interior em duas circunscrições com sede na Guarda e em Castelo Branco, está a originar polémica na Covilhã.

Tudo porque, para além da perda do Tribunal Judicial da Covilhã, a proposta implica também o possível encerramento do Tribunal do Trabalho.

A concelhia socialista da Covilhã e a União de Sindicatos do distrito de Castelo Branco juntaram-se esta semana às críticas do presidente da Câmara da Covilhã, e prometem contestação ao novo diploma.
Para Vítor Pereira, presidente da concelhia socialista da Covilhã, é um «contra-senso» a Covilhã ficar sem Tribunal do Trabalho, referindo que, para além da Covilhã ter «uma tradição na organização da justiça», possui também o «maior número de processos» em comparação com Castelo Branco"... In Kaminhos

Nota: Para que serve um Tribunal de trabalho se a assenção do desemprego é cada vez maior e galopante????

Saudações Paulenses


Read More

Possivel Quebra de MONOPOLIOS!!!


RTSE contesta as cinco divisões de Turismo


Vai «destruir as principais marcas turísticas portuguesas» O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, contesta a proposta de lei para reorganização do sector em cinco regiões que acusa de "destruir as principais marcas turísticas portuguesas", adiantou hoje à Agência Lusa.

"A mais recente versão da proposta em estudo pelo Governo chegou segunda-feira à RTSE e prevê que as actuais regiões de turismo dêem lugar a cinco que correspondem às cinco divisões do país em NUTS II: Alentejo, Algarve, Centro, Lisboa e Norte. "A RTSE está contra porque, pela primeira vez em 70 anos de políticas de turismo, tentam-se destruir as principais marcas turísticas portuguesas, tais como a Serra da Estrela, Douro, Fátima, ou outras", realça Jorge Patrão. "Não há aqui nada que fale destas regiões.

Só se fala de NUTS II, mas isso não são realidades turísticas", refere o presidente da RTSE, que contesta especialmente o facto da Serra da Estrela desaparecer, passando a existir apenas a região Centro. "Isso significa secundarizar o interior, reforçar o litoral e a tendência do país caído para o mar", alerta, recusando-se a admitir que a divisão NUTS II possa ser benéfica para a Serra da Estrela. "Com esta proposta, a marca turística passa a ser Centro e a Serra da Estrela perde a autonomia. Pensar desta maneira o turismo é um erro crasso aqui e no resto do país", sublinha. Jorge Patrão reconhece, no entanto, que o actual mapa de regiões de turismo não serve o país. "Mas copiar as divisões administrativas não é solução", refere. "Aliás, são poucos os países onde essas divisões coincidem com o mapa turístico". "Por isso apoiámos quase todo o mapa que foi proposto em Novembro de 2006", já a propósito da revisão em estudo, "em que se dividia o país em 10 regiões, baseadas nos produtos turísticos"... in Kaminhos

Nota: A tanta sapiência aconselho a leitura de:


Turismo: Governo propõe reduzir número de regiões de 19 para 5


O secretário de Estado do Turismo entregou esta semana às regiões de turismo uma proposta da nova lei-quadro para o sector, que prevê a redução de 19 para apenas 5 entidades, coincidentes com as NUTS II.

A proposta de decreto-lei, a que a agência Lusa teve acesso, estipula a existência de cinco entidades "correspondentes às circunscrições territoriais das unidades territoriais de nível II (NUTS II), coincidindo com as regiões administrativas existentes em Portugal Continental, além das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira: Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve.

O documento estabelece como princípios da nova reorganização "a cobertura de todo o território nacional", de modo a "permitir que cada um dos cinco pólos de desenvolvimento turísticos identificados no Plano Estratégico Nacional do Turismo (PENT) tenha uma entidade dinamizadora e interlocutora junto do órgão central do turismo".

A definição deste novo mapa traz também consigo "novas competências" que serão transferidas da administração central, pressupondo a "afectação de verbas provenientes do Orçamento de Estado", como também dos próprios municípios.

A nova lei-quadro insere-se no Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado (PRACE), tendo como principal finalidade de "dotar os organismos públicos na área do turismo das competências indispensáveis à afirmação de Portugal enquanto um dos principais destinos turísticos europeus"... in Lusa

Nota: Sera que os jogos de monopólio e eventual teatro de fantoches acabou????

Saudações Paulenses

Read More

Comurbeiras

Revogação da lei não vai afectar Comurbeiras

Garantiu Carlos Pinto, presidente da Comunidade Urbana das Beiras A revogação da lei das comunidades urbanas não vai afectar a união dos municípios que fazem parte da Comunidade Urbana das Beiras - Comurbeiras, garantiu ontem o presidente daquela estrutura, Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã.

"Independentemente daquilo que o Governo venha dizer sobre o quadro normativo existente, como seja a hipotética revogação da legislação das comunidades, nós continuaremos", referiu Carlos Pinto, no final de uma reunião da Junta da Comurbeiras, na Covilhã. "É uma mensagem política muito forte que sai desta reunião: a região está unida, tem projectos e vai procurar levá-los a cabo", sublinhou o autarca. Recorde-se que o secretário de Estado da Administração Local, Eduardo Cabrita, classificou no sábado a lei que criou as comunidades urbanas como "um nado-morto" e garantiu que a revogação deverá ser publicada brevemente em Diário da República. Eduardo Cabrita falava no encerramento do Fórum Autárquico da Covilhã, organizado pelas estruturas locais do PS, em que reafirmou a ideia da proposta de lei anunciada em Maio, que enquadra os municípios de acordo com as sub-regiões NUTS III.

O governante garantiu que, na prática, os municípios que estavam em comunidades urbanas já se adaptaram a esse mapa para receberem as novas leis, sem especificar quando as actuais deverão ser revogadas.
Planos da Comurbeiras Durante o encontro, foi aprovado pelos municípios o Plano Estratégico da Comurbeiras, um documento onde estão listados investimentos ambicionados superiores a 900 milhões de euros. "O Plano Estratégico vai reunir dois tipos de iniciativas e acções: de natureza concelhia e que abrangem todo o território da Comurbeiras", explica Carlos Pinto. De olho nos fundos comunitários disponíveis no Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), o autarca da Covilhã refere que "estamos perante uma autêntica candidatura multimunicipal".

Desenvolver o turismo numa óptica de "Região Fronteira da História", desenvolver plataformas logísticas, um aeroporto da Beira Interior, implementar redes de tecnologias de informação e apostar na formação, são alguns das centenas de projectos listados. A Comurbeiras está a preparar "uma grande convenção regional de apresentação pública deste plano", encontro que terá lugar na Guarda, nos primeiros dias de Dezembro. Segundo acrescentou, o documento já foi enviado à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Centro, alguns responsáveis governamentais e "provavelmente vamos dar conta dele ao primeiro-ministro". "Vai iniciar-se um processo de negociação intensa que esperamos tenha sucesso", refere, ao mesmo tempo que anuncia a "difusão deste documento perante a região e os seus parceiros sociais". A Comunidade Urbana das Beiras é constituída por nove municípios do distrito da Guarda: Almeida, Sabugal, Pinhel, Figueira de Castelo Rodrigo, Trancoso, Meda, Celorico da Beira, Manteigas e Guarda, que constituem a Beira Interior Norte... in Kaminhos

Nota: Quem fala assim não costuma ser gago

Saudações Paulenses


Read More

Nomeações

Read More

Actuação da PSP na Covilhã

"O ministro da Administração Interna reafirmou hoje que "a polícia não cometeu nenhum ilícito e o Governo nada fez de errado" no caso da visita da PSP à delegação de um sindicato na Covilhã, que Rui Pereira justificou com o atraso da entrega do pré-aviso para a manifestação pela estrutura sindical que organizou o protesto.

Rui Pereira, que falava na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, numa audição pedida pelo PSD, indicou que, no dia seguinte à presença da polícia na delegação do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) na Covilhã, o seu ministério ordenou à Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) que fosse analisado o caso.

De acordo com o relatório preliminar do IGAI, os polícias que se deslocaram ao SPRC, há uma semana, não cometeram qualquer infracção ao pedirem informações sobre a manifestação, que decorreria no dia seguinte durante uma visita do primeiro-ministro, José Sócrates, a uma escola na Covilhã.

Com base no relatório do IGAI, o ministério deu o assunto por encerrado e arquivou o processo, anunciando, na última sexta-feira, que não haveria lugar "à instrução de processo de inquérito ou processo disciplinar", uma posição que hoje reafirmou aos deputados no Parlamento. Sublinhando que "a polícia não cometeu nenhum ilícito e o Governo nada fez de errado", Rui Pereira disse aos deputados que, depois de ouvidas as conclusões que o "Governo pediu a uma autoridade independente", concordou que "não foi praticado nenhum acto ilícito".

De acordo com o ministro da Administração Interna, a visita da polícia ao sindicato foi "normal" e realizou-se depois de não ter sido "feito o pré-aviso, com dois dias úteis de antecedência", para a manifestação que se realizou há uma semana, durante a visita do primeiro-ministro.

Rui Pereira explicou depois que a PSP visitou o SPRC por a estrutura sindical ser um dos promotores do protesto, convocado pela União de Sindicatos de Castelo Branco"... In Publico

Noticia gentilmente enviada por Vizinha

Saudações Paulenses


Read More

Publicidade


Foto Roubada em
We Have Kaos in the Gardem. OPORTUNISSIMO COMO SEMPRE

Read More

Mais Uma "Prenda"


Telecontadores podem custar até 133 euros e pesar 2% na luz

"Os aparelhos de telecontagem que vão substituir os actuais contadores de electricidade das pequenas empresas e famílias deverão custar entre 83 e 133 euros por unidade, a que acrescem os custos de instalação do sistema e desenvolvimento da plataforma de gestão da informação. Um documento divulgado ontem pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) indica que, no total, a mudança de 5,9 milhões de aparelhos vai custar 547 a 996 milhões de euros - consoante a complexidade dos contadores - e que o impacto na tarifa pode atingir 2%.

Esta mudança está prevista no âmbito do Mercado Ibérico de Electricidade mas, enquanto em Espanha (onde serão substituídos 22 milhões de aparelhos, com um custo de 4 mil milhões) o Governo já determinou que serão as eléctricas a suportar o custo, em Portugal ainda não há decisão.

Segundo o documento da ERSE - feito após uma consulta aos fabricantes - os contadores mais simples deverão custar 83 euros, os intermédios 108 e os mais sofisticados (que permitem associar as leituras de electricidade, gás, água e calor) 133 euros, que comparam com os 25 a 44 euros que "valem" os que hoje temos em casa. Contas feitas, os aparelhos vão custar entre 320,7 milhões e 620,1 milhões de euros, a que se somam 65 milhões para a instalação e 160,3 milhões a 310 milhões para a plataforma informática do sistema.

Quem paga a mudança continua a ser um mistério, mas a experiência nacional mostra que, no limite, todos os custos do sistema eléctrico acabam por recair sobre o consumidor. Segundo a ERSE, caso o Governo opte por uma substituição a quatro anos, o impacto na tarifa varia entre 0,5% no primeiro ano e 2% no último. Se o processo se fizer em seis anos, a luz será mais cara entre 0,4% (no primeiro ano) e 1,6% (no último)"... in JN

Com diferença de uma semana "Duas Prendas" da EDP. Sempre ao lado do consumidor.

Saudações Paulenses

Read More

Prendas de Natal


O regulador propôs um aumento médio de 2,9% das tarifas no próximo ano. Os consumidores domésticos vão pagar, em média, mais um euro por mês.

"A Entidade Reguladora do Sector Eléctrico (ERSE) acabou de anunciar que propôs ao Conselho Tarifário um aumento de 2,9% para os consumidores domésticos em 2008. Para os residentes nas regiões autónomas a ERSE propõe um aumento de 2,5% nos Açores e 5% na Madeira.

Esta solução só foi possível porque o Governo decidiu que, dos cerca de 800 milhões de euros pagos pela EDP pela extensão dos contratos de concessão das centrais de produção eléctrica, quase 400 milhões fossem utilizados para abater o défice tarifário. Este défice surgiu, sobretudo, com a decisão tomada ano passado pelo Executivo de limitar, através de revisão legislativa, os aumentos eléctricos dos consumidores domésticos a um tecto máximo de 6%.


Os 800 milhões de euros reverterão para um fundo gerido pela ERSE, com tripla utilização: a amortização do défice tarifário (avaliado actualmente em 325 milhões de euros), criação de uma reserva para garantir a estabilidade das tarifas eléctricas a médio prazo e a dinamização de um programa de eficiência energética e produção em regime de micro-geração. Se o impacto dos custos do sistema eléctrico fosse transferido para as tarifas, sem contar com a utilização da verba paga pela EDP, os preços para os consumidores finais saltariam para valores bastante acima da inflação. Com a utilização do fundo, a redução para todas as categorias de consumidores varia entre os 3 e 4%"... in Expresso

O "Pai Natal" chega cada vez mais cedo

Saudações Paulenses

Read More

Tudo Boa Gente



Processo conduzido por Filipe Pinhal e Alípio Dias em vésperas da saída de Jardim Gonçalves

Filipe Jardim Gonçalves, filho: Muitas vezes perdi dinheiro por ser filho de quem sou

Jardim Gonçalves, fundador: Não sei de nada, as questões com clientes não passaram por mim

Filipe Pinhal, presidente do BCP: Não tinham mais meios para liquidar as dívidas

NOTA: SERÁ POSSÍVEL QUE ESTES "ELUMINADOS" NÃO SE CANSEM DE GOZAR COM O POVO???

Saudações Paulenses


Read More

Novo Blog Paulense

Coincidência ou não o nosso "assíduo" visitante "sempreatento" informou-me de um novo blog Paulense. Se eventualmente é o anónimo aquém deixei os recados em http://vila-do-paul.blogspot.com/2007/10/velha-gaiteira-mais-uma-actuao.html parabéns surpreendeu-me pela positiva e espero que saiba manter o blog. Caso contrario as minhas desculpas, mas cada vez sou mais séptico em relação a coincidências.

Contudo e sem qualquer tipo de segundas intenções deixo o endereço do novo blog a visitar





Saudações Paulenses


Read More

Insulto a Natividade

Uma árvore por cada criança que nascer na Covilhã

Iniciativa integra-se no Dia da Cidade e abre as hostes para a Semana do Bebé

" A partir de sábado, Dia da Cidade, vai ser plantada na Covilhã uma árvore por cada bebé que nascer no concelho da Covilhã.

A iniciativa integra-se nas comemorações dos 137 anos de elevação da Covilhã a cidade e abre as hostilidades para a Semana do Bebé, que o Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) vai promover de 22 a 28 deste mês.

A ideia não estava prevista inicialmente na Semana do Bebé, mas a unidade hospitalar achou que «seria uma forma de interligar» o Dia da Cidade com a iniciativa que vai dedicar uma semana inteira a debater os assuntos relativos à natalidade.

“Uma Árvore, Uma vida” é assim uma forma de «motivar» as pessoas para a natalidade mas, também, um «agradecimento da comunidade» aos pais, aponta João Casteleiro, acrescentando que é um acto simbólico para mostrar às mães que a cidade e o hospital as apoia.".. In Kaminhos

NOTA IMPORTANTE: Em http://vila-do-paul.blogspot.com/2007/10/roubar-as-claras-no-crime-saber.html, tive oportunidade de falar sobre a plantação de arvores com compensação de.... Até este mistério estar esclarecido, no mínimo, devia existir a sensibilidade de não "abusar" do tema.

Saudações Paulenses

Read More