Novas Alternativas

Municípios da Cova da Beira preparam “ASTWOOD“
Reunião de trabalho a 27 e 28 de Novembro
A AMCB está a organizar uma reunião de trabalho no âmbito do projecto ASTWOOD, candidatado ao Intelligent Europe Energy, que vai decorrer nos próximos dias 27 e 28 de Novembro de 2007 no Hotel Alambique de Ouro – Fundão.

Os trabalhos visam desenvolver um estudo de caracterização da Biomassa existente na região e posteriormente desenvolver uma estratégia sustentável para a utilização da mesma, que pode passar pela criação de um Rede de Recolha de Biomassa na região e posterior transformação, quer em peletes, briquetes, entre outros, para abastecimento de caldeiras de biomassa.
Basicamente os objectivos do ASTWOOD são: Desenvolvimento de uma estratégia sustentável do uso da biomassa na região;
Criar uma aplicação modelo, que possa ser transferível para qualquer outra região da europeia; Promover o envolvimento dos actores regionais - chave para a recolha de madeira e sua posterior transformação;
Permitir que as regiões envolvidas avancem para uma independência energética e a criação de novos empregos... in Kaminhos


Saudações Paulenses


Read More

Iniciativa, Persistencia e Ousadia


Parabéns pela iniciativa e principalmente pelo compromisso da continuidade.

"Como diz o poeta ( dos fracos não reza a historia)"

Excelentes momentos

Saudações Paulenses




Read More

STOP à Violência Doméstica

Número de vítimas de violência doméstica aumenta em relação ao ano passado

"Quase oito mil mulheres foram vítimas de violência doméstica nos primeiros nove meses deste ano, mais 514 em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Polícia de Segurança Publica (PSP).

Na véspera do Di
a Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, dados recentes revelam que de Janeiro a Setembro deste ano a PSP registou 9218 denúncias de violência doméstica, das quais 7938 referem-se a casos de agressão a mulheres, 343 a menores de 16 anos e 703 a idosos.

De acordo com os dados oficiais, 6818 casos de violência doméstica denunciados foram praticados contra o cônjuge.Ainda segundo os últimos dados da PSP, do total de ocorrências, 1240 são referentes a vítimas do sexo masculino, particularmente idosos e crianças. Relativamente aos agressores, os dados da PSP indicam que são na sua maioria do sexo masculino.

Nos últimos nove meses, e no âmbito destas denúncias, a polícia deteve 105 agressores e apreendeu 25 armas de fogo de defesa e 13 de caça, usadas num quadro de violência doméstica.Em relação ao mesmo período do ano passado, estes dados revelam um aumento de 4 por cento dos casos de violência doméstica, uma vez que a PSP registou em 2006 um total de 8828 ocorrências com indicação de 7412 vitimas do sexo feminino, 1195 do sexo masculino, 311 menores de 16 anos e 496 idosos..." in Público


Votos de um agradável fim de semana.

Vizinha

Read More

F.C. Estrela de Unhais Soma e Segue

Futebol Clube Estrela comemora 60 anos, num período de alta desportiva

Os bons resultados da equipa dão ânimo e esperança para objectivos mais altos, mas a humildade faz com que a base seja assegurar a manutenção na III Divisão – Série D, onde estão em primeiro Liliana Macha
dinha
Quando o seu clube está prestes a comemorar o seu 60º aniversário, os adeptos do Futebol Clube Estrela, de Unhais da Serra, têm motivos para sorrir. Em Maio, comemoraram a vitória no Campeonato Distrital de Futebol de Castelo Branco e, agora, lideram a Série D da III Divisão, uma posição que não era esperada no início da época. Mas qu
e a boa prestação do jogadores e equipa técnica permitiu elevar as expectativas. Com nove jornadas cumpridas, está criada a possibilidade de subir à II Divisão B, garante o presidente da colectividade, António Marques.

No início da época, conseguir a manutenção era o desejo de dirigentes e jogadores e um objectivo que o presidente acreditava ser possível, tendo em conta os jogadores contratados, como o experiente defesa Rui Morais. "Com os que já tínhamos e os que contratámos, ficámos com muito mais força", conta, ressalvando alguma humildade: "Não digo que sejamos os melhores, mas para mim é a melhor equipa". Assegurar a manutenção é a prioridade, mas os pontos conquistados alteraram "um pouco" os objectivos iniciais para esta época. Com o desejo de "fazer história no futebol", garante que a subida à II Divisão B é encarada como uma possibilidade, porque "sabemos que temos potencialidades e que podemos lá chegar". Uma esperança acalentada pelo "maior patrocinador" do clube, António Lopes, que disponibilizou 50 mil euros ao Estrela, devendo uma parte desta quantia ser investida em reforços, "para que possamos ser campeões e subir"... in Diário XXI

Boa Sorte

Saudações Paulenses

Read More

Numeros Assustadores

Sector têxtil perdeu 200 postos de trabalho

No segundo semestre deste ano no distrito de Castelo Branco "Cinco fábricas têxteis fecharam e 200 postos de trabalho foram eliminados no segundo semestre deste ano no distrito de Castelo Branco, anunciou hoje o Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB).

Os números incluem já as 53 pessoas da fábrica de confecções Dergui (Covilhã), selada na terça-feira por ordem judicial numa execução fiscal, e outras 23 das confecções Baloja (Castelo Branco), que anunciou este mês que os preços baixos a que vende os seus produtos tornam a fábrica inviável.

"Infelizmente ainda não estamos no fim da linha", avisou Luís Garra, presidente da União de Sindicatos de Castelo Branco, à margem de uma sessão de esclarecimento da CGTP-IN sobre políticas laborais O sindicalista recusou-se a apontar quais os outros casos a que se referia. "Não faço funerais antecipados", disse, mas salientou que os problemas são transversais às pequenas e micro-empresas de todos os sectores.

"Atrevo-me a dizer que por cada 10 empregos que são criados, há 100 que são destruídos", apontou o sindicalista"... in Kaminhos


Saudações Paulenses

Read More

Ainda o Fecho da Confecção

Directora pediu empréstimo para pagar salários

Fábrica de confecções Dergui selada por ordem judicial no Paul, Covilhã

"Face à ameaça de greve pelo atraso nos pagamentos de Outubro, a directora comercial conta que pediu dinheiro ao banco em seu nome. Foi dias antes da fábrica ser selada, sem que a administração desse a cara.

A directora do departamento comercial das confecções Dergui, seladas na quarta-feira no âmbito de uma execução fiscal, contraiu um empréstimo a título pessoal para os mais recentes pagamentos a funcionários. "Fizeram greve na quinta-feira passada e, por estar preocupada, fui ao banco e pedi em nome próprio um empréstimo que usei para lhes pagar", contou Fátima Beato, esposa de Domingos Beato (nome ligado a empresas ali instaladas ao longo dos anos) ao Diário XXI. Os pagamentos diziam respeito aos salários de Outubro. "Fi-lo, porque julguei que o doutor Mário Borralho [um dos proprietários], quando viesse cá, me pagaria". “Com o encerramento da fábrica, a situação complica-se para mim", reconhece....

"Uma grande confusão"

Mesmo em frente à Dergui está o restaurante "O Hélder", muito frequentado pelos funcionários da fábrica. Pedro Duarte diz-se também surpreendido com o encerramento. "É uma grande confusão. Deve haver outra forma de resolver a situação, porque é a falar é que as coisas se resolvem", comenta. "Sabemos que atrasaram alguns pagamentos, mas agiram precipitadamente ao fechar a fábrica. O que vai ser desta gente toda", questiona o comerciante "solidário" com os funcionários da Dergui"... In Diário XXI

Saudações Paulenses

Read More

Grande Malha!

Tive acesso a esta carta escrita por um cidadão ao nosso Ministro das Finanças. É verídica.

Se todos tivéssemos a atitude deste homem, que não conheço, quem sabe se o nosso Portugal não melhorava, e os nossos governantes pensassem mais no povo que governam e que os elegeram.

Passem a todos este acto de coragem.

«Exmo. Senhor Ministro das Finanças :


Victor Lopes da Gama Cerqueira, cidadão eleitor e contribuinte deste País, com o número de B.I. 8388517, do Arquivo de identificação de Lisboa, contribuinte n.º152115870 vem por este meio junto de V.Ex.a para lhe fazer uma proposta:

A minha Esposa, Maria Amélia Pereira Gonçalves Sampaio Cerqueira, foi vítima de CANCRO DE MAMA em 2004, foi operada em 6 Janeiro com a extracção radical da mesma.

Por esta coisinha sem qualquer importância foi-lhe atribuída uma incapacidade de 80%, imagine, que deu origem a que a minha Esposa tenha usufruído de alguns benefícios fiscais.

Assim, e tendo em conta as suas orientações, nomeadamente para a CGA, que confirmam que para si o CANCRO é uma questão de só menos importância.

Considerando ainda, o facto de V. Ex.ª, coerentemente, querer que para o ano seja retirado os benefícios fiscais, a qualquer um que ganhe um pouco mais do que o salário mínimo, venho propor a V. Ex.ª o seguinte:

a) a devolução do CANCRO de MAMA da minha Mulher a V. Ex.ª que, com os meus cumprimentos o dará à sua Esposa ou Filha.
b) Concomitantemente com esta oferta gostaria que aceitasse para a sua Esposa ou Filha ainda:
c) os seis (6) tratamentos de quimioterapia.
d) os vinte e oito (28) tratamentos de radioterapia.
e) a angustia e a ansiedade que nós sofremos antes, durante e depois.
f) os exames semestrais (que desperdício Senhor Ministro, terá que orientar o seu colega da saúde para acabar com este escândalo).
g) ansiedade com que são acompanhados estes exames.
h) A angústia em que vivemos permanentemente.

Em troca de V. Ex.ª ficar para si e para os seus com a doença da minha Esposa e os nossos sofrimentos eu DEVOLVEREI todos os benefícios fiscais de que a minha Esposa terá beneficiado, pedindo um empréstimo para o fazer.

Penso sinceramente que é uma proposta justa e com a qual, estou certo, a sua Esposa ou filha também estarão de acordo.

Grato pela atenção que possa dar a esta proposta, informo V.Ex.a que darei conhecimento da mesma a Sua Ex.ª o Presidente da República, agradecendo
fervorosamente o apoio que tem dispensado ao seu Governo e a medidas como esta e também o aumento de impostos aos reformados e outras.

Reservo-me ainda o direito (será que tenho direitos?) de divulgar esta carta como muito bem entender.

Como V. Ex.ª não acreditará em Deus (por se considerar como tal...) e por isso dorme em paz, abraçando e beijando os seus, só lhe posso desejar que Deus lhe perdoe, porque eu não posso (jamais) perdoar-lhe.

Atentamente
19/Outubro/2007
Victor Lopes da Gama Cerqueira »

Read More

E Agora??????

Fechou o maior empregador do Burgo. E Agora????????
É com muita magoa que faço este post.

O Homem tinha muitos defeitos, era alvo de todas a criticas, estava em falta com muita gente.

Pessoalmente não gostava da "personagem" na qualidade de autarca pois deixou uma reliquia na ponte que os seus assessores e posteriores eleitos ate ao momento ainda não resolveram E JÁ LA VÃO DOIS ANOS, (porem todavia contudo), neste momento dava emprego a 50 funcionarias.

Vou ser egocêntrico e vou esperar que os grandes críticos deste empresário ponham em pratica qualquer coisa de concreto que substitua esta empresa e garanta os postos de trabalho que se perderam.

Como alguém que muito apresso costuma dizer "acabem com as feiras de vaidades" e produzam ou concretizem algo de palpável e de mais valia para o BURGO.

Infelizmente o Paul hoje ficou mais pobre em todos os sentidos económicos. Espero sinceramente que todos os "entelegentes" sejam solidários para com as 50 famílias que seriamente se questionam quanto ao futuro e não tenham a ousadia ou destreza, de falar da vida alheia sem se olharem ao espelho.

Estou triste porque o Paul ficou mais pobre e não só com os trabalhadores mas com toda a economia inerente ao nosso burgo.

NÃO GOSTO DO DR. BEATO ENQUANTO AUTARCA, JÁ QUE EMPRESARIALMENTE DESCONHEÇO-O, MAS SOU-LHE AGRADECIDO PELOS POSTOS DE TRABALHO QUE INDEPENDENTEMENTE DO GRAU DE DIFICULDADE IA MANTENDO.

HOJE É UM DIA DE LUTO PARA O PAUL.


È uma opinião pessoal, sem qualquer carga de partidarismo, politiquice ou afim.

Desculpem o desabafo mas estou extremamente apreensivo quanto ao futuro.

Saudações Paulenses

Read More

Olhar Pela Nossa "Canalha"

OBESIDADE INFANTIL


A Obesidade na infância está cada vez mais a revelar-se como uma epidemia global.

Nas últimas décadas duplicou a incidência da obesidade entre as crianças e adolescentes. Nos Estados Unidos aproximadamente 25% das crianças entre 6 e 17 anos são obesas ou apresentam risco de excesso de peso. A obesidade representa nos Estados Unidos a doença nutricional mais prevalente entre crianças e adolescentes.
Nos países em desenvolvimento, a obesidade coexiste com a desnutrição, provavelmente pela modificação dos hábitos e estilo de vida, que se tornaram mais “americanizados”. A obesidade infantil está associada a consequências negativas para a saúde das crianças e dos adolescentes, incluindo dislipídemias, inflamações crónicas, aumento da tendência a coagulação sanguínea, disfunção endotelial, resistência a insulina, diabetes tipo 2, hipertensão, complicações ortopédicas, alguns tipos de tumores, apneia do sono.
O quadro psicológico destas crianças apresenta-se na maioria das vezes conturbadas, com diminuição da auto- estima, depressão e distúrbio da auto-imagem. Como as crianças obesas têm um maior risco de se tornarem num adulto obeso, poderá haver consequências profundas na saúde pública nos próximos anos. Quando 508 indivíduos do estudo Harvard Growth Study, originalmente observados entre 1922 a 1935, foram reexaminados 55 anos mais tarde, os investigadores demonstraram que os adolescentes obesos apresentaram na idade adulta maior risco de múltiplos problemas de saúde comparativamente com os adolescentes que não eram obesos, independentemente do peso na idade adulta.
O Bogalusa Heart Study determinou a relação entre obesidade e o risco de doenças cardiovasculares. Das 9.167 crianças na idade escolar de 5 a 17 anos que participaram no estudo, 11% apresentavam obesidade; 58% das 813 crianças obesas apresentavam pelo menos um risco cardiovascular adverso. Factores de risco que incluíam níveis elevados de colesterol, pressão arterial elevada e elevação dos níveis de insulina em jejum. A diabetes mellitus tipo 2, que há alguns anos apresentava-se como caso rara entre os adolescentes, agora é considerada em certas populações como metade dos novos casos de diabetes diagnosticados. O aumento da diabetes tipo 2 é atribuído ao aumento da obesidade infantil.
Complicações respiratórias, como apneia do sono, asma e intolerância ao exercício, são frequentes em crianças obesas e podem limitar a prática de actividade física e dificultar a perda de peso. A obesidade parece ter relação familiar. Crianças com idade entre 3 e 10 anos com pais obesos têm o dobro de hipóteses de se tornarem obesos na idade adulta quando comparadas com crianças obesas cujos pais não são obesos.
Crianças de 1 a 2 anos com um dos pais obeso expressam um aumento do risco de obesidade em 28%. O nível de obesidade infantil após os 6 anos correlaciona-se com obesidade na idade adulta; entretanto, a criança obesa antes dos 3 anos de idade não esta necessariamente predisposta à obesidade na idade adulta.
O ambiente familiar influência o desenvolvimento da obesidade na criança. Hábitos alimentares baseados na “fast-food”, modificações da composição dos alimentos com ingestão de alimentos densos, ricos em gorduras, refrigerantes, porções de alimentos ricos em açúcar com altos índices glicémicos e aumento da quantidade de alimentos por refeições são hábitos da família que podem levar à obesidade infantil.


FONTE: Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica

Texto roubado em Actividade Fisica.

Nota pessoal: A leitura deste blog é de dia para dia mais salutar. Apesar de recente os temas assim como a analise e conselhos sobre os mesmos deixam-me pelo menos pensativo. Aconselho vivamente uma visita semanal a este "ginásio virtual". Parabéns.

Saudações Paulenses


Read More

Declaração Publica


Os Ganhões deste blog informam que não são os promotores deste excelente evento.
Sentem-se extremamente honrados pela denominação do mesmo e desejam uma excelente caminhada.

Toda a informação em Casegas Vai Nua

Saudações Paulenses

Read More

Eleições na Banda Filarmonica

Eleição dos órgãos sociais da Associação Cultural e Desportiva Paulense - Banda Filarmónica

Foi com alguma mágoa e tristeza que no último Sábado, dia 17, verifiquei a ausência de qualquer lista candidata aos órgãos sociais da Banda Filarmónica. Apesar de não ficar surpreendido fiquei, contudo, apreensivo. A Banda Filarmónica tem um papel importante a desempenhar na comunidade paulense, em especial, na formação musical dos jovens e logo dos Paulenses.

Fui dirigente da Banda Filarmónica e tenho acompanhado a sua evolução nos últimos quinze anos. A Banda já teve dificuldades mas os seus músicos e sócios sempre encontraram soluções para manter os sons em harmonia e oferecer lindissímos espectáculos aos paulenses com níveis elevados de qualidade. Lembram-se da orquestra juvenil?

É necessário juntar vontades e tentar conciliar novas motivações com a experiência e competência de paulenses que gostam da Banda.
A escola de música não tem jovens, é verdade. Contudo, não nos podemos esquecer que essa dificuldade já foi vivida por outras direcções que, felizmente, souberam captar jovens e manter viva a Banda. É compreensível que quem tem dirigido os destinos da Banda seja confrontado com incompreensões, más vontades e falta de colaboração desta ou daquela entidade com responsabilidades na promoção, criação e fruição cultural.

Que ajudas houve? A Câmara Municipal cumpriu com o que prometeu? A Junta de Freguesia esteve atenta aos problemas e procurou ajudar? O Inatel ? e a Secretaria de Estado da Cultura? os sócios pagaram as quotas?participaram nas Assembleias?


O que fez a Direcção para mobilizar e motivar toda aquela gente a ajudar a Banda?
Houve falta de dinâmica de alguns membros da Direcção?

Não existem membros da Direcção cessante com vontade e motivação para reestruturar a composição dos órgãos sociais e dar mais um passo em frente?


Não é possível juntar a familia filarmónica? Não é possível voltar a ganhar para a banda músicos que por lá passaram? Não é possível ter uma banda no Paul onde a maioria dos músicos sejam naturais e residentes na terra? Não ficaría mais barato? e não sería mais funcional e operacional?

É preciso juntar toda a gente. Deixar quezílias do passado, que foram importantes, no percurso, mas que podem inviabilizar o futuro.


A próxima Assembleia realiza-se em 15 de Dezembro, pelas 20 H e 30M.
Espero lá encontrar velhos e novos dirigentes, velhos e novos músicos. A banda vencerá.

Compilado na integra de Blog Victor Reis Silva


Nota pessoal:
O prof Victor tem o meu apoio ao avivar memorias dum passado recente, questionar apoios a quem de direito e principalmente as quezílias que podem inviabilizar um futuro. Se houvesse menos "fome de poder" maior seria o "repasto" e o Burgo mais forte estava.

Saudações Paulenses

Read More

Confecção fecha no Paul




As 50 trabalhadoras estavam a laborar
e não imaginavam o que as esperava.


"A fábrica de confecções Dergui, no Paúl, Covilhã, foi selada nesta terça-feira, por ordem judicial num processo de execução de dívidas. Os bens foram penhorados e a fábrica encerrada. As cerca de 50 trabalhadoras que se encontravam a trabalhar «foram surpreendidas com a chegada do executor, acompanhado pela GNR e um oficial de justiça. Não apareceu ninguém da administração», disse fonte sindical. Outra fonte que acompanha o processo judicial revelou também à Lusa que estão em causa dívidas da empresa a rondar os 30 mil euros, 3.000 dos quais a um fornecedor (outra empresa têxtil do concelho), sendo o restante pagamentos em atraso a ex-trabalhadoras. Às actuais funcionárias estará por pagar o último subsídio de férias.
«Hoje não havia propósito de encerrar. Pensava-se que ia aparecer algum administrador para discutir uma solução para as dívidas», disse a mesma fonte, acrescentando que «quem tem mais responsabilidade na fábrica queixa-se de não conseguir fala com a administração há dois meses». De acordo com os dados disponíveis no Sindicato Têxtil da Beira Baixa (STBB/CGTP), a fábrica actualmente designada de confecções Dergui já teve outros nomes sob o mesmo tecto e já chegou a empr (...)" in Kaminhos e Diario XXI

Nota pessoal: Espero que as trabalhadoras recebam tudo a que têm direito, é o mínimo exigido.
Saudações Cordiais,
Vizinha

Read More

Chegou a Època Natalicia


(Clique na imagem e assista em directo)

Arvore de Natal no Porto

Saudações Paulenses

Read More

Festa de Santa Bebiana


Boa Festa com sabor a Boas Festas




Assim se faz o Sermão...


Mais Informação em Inforpaulense

Saudações Paulenses

Read More

Castelo Branco entre os distritos em alerta amarelo

Agasalhe-se e não se esqueça do guarda-chuva

"Seis distritos de Portugal Continental foram colocados em alerta amarelo devido ao frio pelo Instituto de Meteorologia (IM), que coloca igualmente em alerta as regiões autónomas dos Açores e da Madeira devido a forte precipitação e trovoada.
De acordo com o IM, os distritos de Braga, Vila Real, Bragança, Aveiro, Guarda e Castelo Branco estão em alerta amarelo, o segundo de uma escala de quatro níveis, devido às baixas temperaturas.A situação tenderá a normalizar ao longo do dia. Já depois das 9h30, o alerta continuava activo do site do IM, que tinha sido actualizado às 6h36. Às 8h00, Bragança estava com -6,6 º centígrados.Hoje à noite, Braga e Bragança deverão mesmo registar temperaturas mínimas negativas, de menos quatro e menos seis graus, respectivamente, prevendo-se para domingo um aumento do frio em todo o país.Hoje, a temperatura mínima em Lisboa não irá além dos seis graus, enquanto no Porto ficará pelos três graus..." in blico
Saudações Cordiais,
Vizinha

Read More

" Bebé Barómetro"

"Foi o acaso que tornou Mariana o Bebé Estrela"

Por ter sido a primeira bebé a nascer depois das 00h00 de 20 de Outubro, Mariana vai ser a referência para todos da sua geração.

Sem saber ganhou um padrinho que a vai acompanhar de perto ao longo da sua vida.

O objectivo é perceber as dificuldades que Mariana vai sentindo a nível pessoal, escolar e mais tarde a nível de início de carreira. Todas as dificuldades que Mariana sentir serão assumidas como dificuldades de todos os da sua geração.
Esta iniciativa foi tomada pela psicóloga brasileira Salvadora Célia e foi rapidamente adoptada por se considerar que é essencial perceber de perto as novas dificuldades das novas gerações
Espera-se assim diminuir alguns comportamentos de risco e tomar medidas mais adequadas ás novas necessidades.

A questão que se levanta é se apenas Mariana será um bom "benchmark"?

Votos de um excelente fim de semana.

Vizinha

Read More

PIDDAC "Tesourinho deprimente"

"Estamos perante uma espécie de tesourinho, cada vez mais deprimente”.

Foi deste modo, que o presidente da Comissão Política Distrital de Castelo Branco, classificou o Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central (PIDDAC) para 2008. Numa conferência de imprensa realizada no passado dia 5 de Novembro, Carlos São Martinho deixou bem claro que se confirmam as “piores previsões” dos social-democratas em relação ao orçamento de Estado e ao PIDDAC para o distrito de Castelo Branco.

“Na nossa opinião, estes documentos são, uma vez mais, altamente gravosos e penalizadores, sobretudo para esta região que mais tem sentido os efeitos perversos de uma política centralista e contra o Interior do País”, refere. Em relação ao PIDDAC para o próximo ano, aquele responsável diz mesmo que “não bastava já o rude golpe sofrido em 2007, com o investimento da Administração central a cair mais de 50% no distrito e ainda por cima a previsão para 2008 é, claro está, (...)" in Kaminhos
Saudações,

Vizinha

Read More

Senhores Governantes Tenham Vergonha

É a segunda vez que falo deste assunto. Como português sinto-me insultado se nada for feito.

Madeleine: PGR afirma que "não têm qualquer fundamento" declarações de assessor de eurodeputado britânico

"O Procurador-Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, considerou hoje que as afirmações feitas por um assessor de um eurodeputado britânico "não têm qualquer fundamento", ao acusar o sistema judicial e policial português de ser "corrupto".

"As acusações feitas ao sistema judicial português e à Polícia Judiciária (PJ) não têm qualquer fundamento e são até contraditórias com o que o Governo inglês e a Polícia desse país [Inglaterra] têm afirmado", afirma o PGR numa posição manifestada à agência Lusa.

Pinto Monteiro diz, também, que "não faz mais comentários" sobre este assunto, porque pensa que "a resposta a dar a um deputado europeu tem de ser política e não jurídica".

O ministro da Justiça e o director nacional da PJ também consideraram hoje "inqualificáveis" e "irresponsáveis" as declarações de um assessor de um deputado britânico no Parlamento Europeu que acusa o sistema judicial e policial português de ser "corrupto".

Piers Merchant, assessor do eurodeputado Roger Knapman, citado pelo semanário "Sol" on-line, acusa o sistema judicial português de ser "corrupto" e refere que o Governo inglês se tem envolvido no apoio ao casal McCann porque "Portugal não tem uma verdadeira tradição de direitos civis, liberdades e democracia".

Segundo o "Sol", as declarações de Piers Merchant, do UK Independence Party, surgiram em resposta a uma carta enviada por uma cidadã inglesa ao eurodeputado Roger Knapman, no âmbito do desaparecimento da menina inglesa Madeleine McCann a 03 de Maio, no Algarve.

Na mesma resposta é dito que "alguns elementos da Polícia [portuguesa] são corruptos e neste caso há mesmo um detective que foi acusado de corrupção".

Numa declaração à Agência Lusa, o ministro da Justiça, Alberto Costa, considerou que se tratam de "afirmações inqualificáveis do UK Independence" e que estas "não traduzem, de todo em todo, a posição das autoridades britânicas".

O director nacional da Polícia Judiciária, Alípio Ribeiro, classificou de "torpes" e "irresponsáveis" as declarações prestadas pelo assessor do eurodeputado britânico.

"Tenho a certeza que as autoridades do Reino Unido e que os seus cidadãos, na sua generalidade, não as subscrevem. Nada nos demoverá de continuarmos a nossa actividade policial dentro de princípios de estrita legalidade democrática", declarou Alípio Ribeiro em posição manifestada à Agência Lusa.

A menina Madeleine McCann desapareceu a 03 de Maio de um apartamento turístico na Praia da Luz, no Algarve, onde se encontrava com dois irmãos gémeos, enquanto os pais jantavam com amigos num restaurante próximo"... in Lusa

Nota pessoal: O que espera o nossa sistema judicial para condenar estes senhores por abandono de menores enquanto jantam e se enfrascam no tapas. Que moral ou verdade judicial têm todas as condenações de pais que por menos ficararam sem os filhos.

PORTUGAL É UM PAIS DE DIREITO E CHEGA DE SER ENXOVALHADO , DESACREDITADO, MENOSPREZADO E SER O CENTRO DO CIRCO McCann.

TENHAM VERGONHA E ASSUMAM DEFINITIVAMENTE UMA POSIÇÃO.

Peço desculpa mas o que vai a mais é exagero.

Saudações Paulenses

Read More