17 setembro 2006

Obras estruturais ou operações de cosmética?

No sítio www.paulvitorreissilva.blogspot.com encontrei este apontamento que desmonta toda a demagogia e falsidade de quem nos governa. Afinal de contas onde se encontra o espaço polivalente prometido pelo tal Beato que foi Presidente da Junta e pela actual Presidente? Afinal de contas o que mudou para o trabalho das crianças e professores? Melhor piso no exterior, janelas novas, telhas novas, melhor estacionamento, salas pintadas, porém.... o espaço continua a ser o mesmo e as obras não compensam as duas salas da cantina. As crianças vão continuar a tomar as refeições em outro local, a brincar em espaço cheio de terra e de pedras (parte de trás da escola) e onde vão ter as aulas de Educação Física no próximo ano lectivo? Nada disto melhorou. As condições, apesar da operação de cosmética (sempre fica mais bonito), não se alteraram. Gasta-se dinheiro e, em termos concretos e operacionais, continua tudo na mesma.

Aqui fica o artigo da página atrás referida.

As Inaugurações da Junta de Freguesia do Paul e da Câmara Municipal da Covilhã
Finalmente!


Passados cerca de 60 anos inauguraram-se, no dia 10 de Setembro de 2006, as instalações da antiga Escola Primária do Paul, construída no âmbito do Plano dos Centenários e da afirmação da nossa independência.Agora sim!Já lá temos placa alusiva à sua inauguração. Com a indicação, não de quem a mandou construir, mas sim, de quem financiou as obras de mera conservação. E assim se faz festa nas obras dos outros, após algumas operações de cosmética.Se, ao longo dos últimos 50 anos, cada Junta de Freguesia colocasse uma placa sempre que efectuasse obras de conservação e de beneficiação no edifício da escola, teríamos o interior da mesma cheia de placas comemorativas.Contudo, neste caso, como já se esperava, não foram construídos os espaços que poderiam compensar o roubo efectuado à comunidade escolar com a ocupação da antiga cantina para os serviços de saúde. Assim, no próximo ano lectivo onde irão decorrer as actividades de Educação Física?Tinham prometido compensar, ampliando o antigo edifício, com espaços para salas de aulas e espaço polivalente. Esta é que foi a promessa eleitoral. Esta é que seria a obra estrutural que a escola necessitava.Mudam a telha, colocam mais dois ou três radiadores, mudam as janelas, pintam as salas e uma relva à frente do edifício e aí temos a cosmética que permite afirmar que se cumpriu uma promessa. Para enganar com certeza alguns paulenses menos atentos.Ao nível institucional e protocolar esqueceram –se do ministério de educação na cerimónia de inauguração. Enfim, lapsos e omissões convenientes. Ignoraram e desprezaram de forma escandalosa os professores, educadores, pais e encarregados de educação e alunos.Apesar de constar no programa esqueceram-se de entregar as ofertas aos alunos do pré-escolar e do 1º Ciclo. Também aqui prometeram e não cumpriram.Quanto às obras e aos empreiteiros que ali trabalharam será importante, no futuro, pelos meios legais e no local próprio, questionar se foram cumpridas as regras da contratação definidas no Regime de Empreitadas de Obras Públicas, Decreto – Lei nº 59/99, de 2 de Março.A ver vamos.

6 Rebolos:

Asno disse...

Em Casegas, no dia 25 de Abril de 1974, foram partidas todas as placas com nomes de fascínoras, que dava o nome ás ruas.

19/9/06 15:10
Anónimo disse...

Foram partidas durante a noite.......corajosos!!!

25/9/06 15:24
Anónimo disse...

O Paúl necessita de obras Estruturais. No entanto há mais de 25 anos que se executam pequenas obras,e em alguns casos com enorme falta de bom gosto e senso,como:A estátua, jardim e o palco, no Mercado, O passadiço metálico, na Ponte, etc.
Deveria haver mais discussão sobre o que fazer e como.
Pensar mais no Paúl, no bem estar na qualidade de vida da sua gente, e não em oportunismos politícos.

25/9/06 16:43
Anónimo disse...

As obras feitas na Escola, foram bem feitas e necessárias, já deviam ter sido feitas há muito tempo.
A grande obra estrutural do Paúl, será a mudança de mentalidades.
Quando deixarem de acreditar e seguir os "políticos caseiros", que os manipulam, que os empurram para manifestações,... e que a única ambição que têm é chegar ao poder.

3/10/06 10:33
Anónimo disse...

Chapeleta, refiro-me a "essa" e a outras, que temos por cá.
Todos elas têm o seu grupinho de "Fãs". A forma como se organizam é diferente.
Não interessa a filiação ou a simpatia partidária.
Desde quando há debate político,
sério e honesto no Paúl.

4/10/06 15:17
carlospuebla disse...

Aos comentadores

Que obras estruturais necessitamos no Paúl?

Existem, penso eu, comentários exagerados e derrotistas.

No Paul têm sido feitas obras estruturais. Veja-se a rede de água e de saneamento.Observe-se o ar urbano, de segurança e de limpeza dado pela construção dos passeios.Melhorou-se na iluminação pública, nas estruturas sociais de apoio á 3ª Idade, infância e juventude. Melhoraram-se as estruturas sociais ligadas à cultura etnográfica. Melhoraram-se os acessos ao Ourondo, Barco e Ourondinho e , neste momento, encontra-se em execução a beneficiação da estrada casegas - paul.
Houve, de facto, beneficiações no Largo do Mercado.Mais verde, mais condições de estacionamento e melhores condições para eventos sociais, festas e outro tipo de actividades.A Fonte do Concelho lá está (melhor ou pior tratada) com infraestruturas de base para o seu crescimento futuro, assim como o espaço da Árvore Bonita,irresponsávelmente abandonada. São estruturas que foram criadas e que têm um potencial de desenvolvimento extraordinário.
As colectividades, cada uma com o seu objecto social, estão vivas. A Banda continua a funcionar, a Casa do Povo está em grande, o Danças e Cantares está em actividade regular e o Grupo do Centro Paroquial continua em actividade. A Associação Desportiva está a "mexer" novamente.
A escola lá está. Mais decorada e pintada, contudo não tem espaços (estruturais) para o funcionamento de várias actividades que aí estão emergentes para a nossa criançada.
Contudo, é verdade, que faltam obras estruturais. Mas também falta muito emprego para fixar as pessoas que utilizam as obras estruturais.
Que estruturas precisamos para aprofundar o nosso desenvolvimento? Levando em conta o que temos, o que se pode fazer?
Quais os apoios que se podem obter?
Qual é o contributo que cada um de nós, paulenses, podemos dar?
Vamos a isto! Dá a tua opinião.

8/10/06 00:50