08 outubro 2006
Obras estruturais no Paul? Pois claro!
Que obras estruturais necessitamos no Paúl?
Uma questão que necessita de reflexão. Séria.
Porém, existem, penso eu, ideias,comentários exagerados e derrotistas, que se limitam a uma visão redutora da actividade social a "grupos", "grupinhos", "políticos ambiciosos", etc, etc.
A verdade é que, no Paul, têm sido feitas obras estruturais. Veja-se a rede de água e de saneamento.Observe-se o ar urbano, de segurança e de limpeza dado pela construção dos passeios.Melhorou-se na iluminação pública, nas estruturas sociais de apoio á 3ª Idade, infância e juventude. Melhoraram-se as estruturas sociais ligadas à cultura etnográfica. Melhoraram-se os acessos ao Ourondo, Barco e Ourondinho e , neste momento, encontra-se em execução a beneficiação da estrada Casegas - Paul.Houve, de facto, beneficiações no Largo do Mercado.Mais verde, mais condições de estacionamento e melhores condições para eventos sociais, festas e outro tipo de actividades.A Fonte do Concelho lá está (melhor ou pior tratada) com infraestruturas de base para o seu crescimento futuro, assim como o espaço da Árvore Bonita,irresponsávelmente abandonada. São estruturas que foram criadas e que têm um potencial de desenvolvimento extraordinário.As colectividades, cada uma com o seu objecto social, estão vivas. A Banda continua a funcionar, a Casa do Povo está em grande, o Danças e Cantares está em actividade regular e o Grupo do Centro Paroquial continua em actividade. A Associação Desportiva está a "mexer" novamente.A escola lá está. Mais decorada e pintada, porém (falta de planeamento) não tem espaços (estruturais) para o funcionamento de várias actividades que aí estão emergentes para a nossa criançada.
Contudo, é verdade, que faltam obras estruturais. Mas também falta muito emprego para fixar as pessoas que utilizam as obras estruturais.
Assim, que estruturas precisamos para aprofundar o nosso desenvolvimento?
Levando em conta o que temos, o que se pode fazer? Para onde se pode caminhar? Quais os apoios que se podem obter?
Qual é o contributo que cada um de nós, paulenses, podemos dar?
Vamos a isto!
Dá, para já, a tua opinião.
10 Rebolos:
...não tem espaços(estruturais) para o funcionamento de várias actividades que aí estão emergentes para a nossa criançada.
9/10/06 17:31O que queres dizer com isto? CP
Boa Tarde!!!
12/10/06 10:07Quanto ao que li e verdade estao muitas Assoc. a funcionar, mas nao foi graças a juntas de freguesia anteriores.....
Mas sim a força de Vontade de algumas pessoas em manter as Assoc.a funcionar.
Essas pessoas e que merecem os parabens e nao as juntas anteriores....
Ou ja ninguem se lembra!! que a Assoc esteve inactiva durante algum tempo e nao vi as juntas a tentarem mobilizar pessoas para tomarem a iniciativa...
E a Banda igualmemte ou ja esta esquecido o trabalho de algumas pessoas mt importantes para a banda que deram mt por essa causa
Ate breve
A acção politica no Pául é na realidade feita por grupos ou grupinhos, mais ou menos organizados.
13/10/06 12:42É normalmente á noite que se discute mais "política", em cafés e esplanadas.
O Alcool motiva-os para grandes discuções filosóficas e políticas.
Alguns ainda chegam ao poder outros não.
Este sector anda a ser frequentado por vários anónimos (ou será a mesma pessoa ?). Sería desejável a utilização de um username para uma melhor identificação/separação do interveniente e das opiniões.
16/10/06 00:51Não nos podemos esquecer, de facto, que a A.P.C.D. deixou de funcionar quando investiu num modelo desportivo que se revelou errado (só futebol sénior com atletas de fora e remunerados. Este modelo teve, inicialmente, o apoio do Sr Beato, Presidente da Junta de Freguesia,e da Câmara Municipal do Sr Pinto. Os apoios acabaram e a Associação, durante anos, teve que (quase) fechar as portas. Felizmente, hoje, está a trabalhar com os jovens da terra. O caminho é este,independentemente dos resultados meramente desportivos,porque, o mais importante, é formar e desenvolver os nossos jovens.
16/10/06 00:58O primeiro "anónimo" questionou e a resposta aí está. A nossa criançada vai ter, no âmbito do programa da escola a tempo inteiro, actividade de educação física (2h/semana cada ano), sem existirem na Escola do 1º Ciclo condições estruturais e equipamento que possibilitem tal actividade.
16/10/06 01:06Ao "anónimo" da acção política dos grupos e grupinhos. Já reparou que também se faz politica por quem possui estabelecimentos de venda pública de álcool (sem controlo de idade)?. Uns não chegam ao poder outras sim.
16/10/06 01:12E quanto às questões colocadas como desafio à reflexão e participação de todos os paulenses/bloguers? Não hà ideias? Ou só sabem comentar a opinião dos outros? Não têm opinião nem propostas? Vá lá! Não custa nada dar um contributo pela positiva.
16/10/06 01:21E quanto ao últmo desafio?
24/10/06 01:13Passados alguns dias fica toda a gente nas "covas"?
Afinal de contas temos ideias ou não? Ou só sabemos comentar as ideias e a intervenção dos outros?
Façam um esforço contribuindo para o debate, de ideias, claro.
Enviar um comentário