09 janeiro 2007
Assembleia de Freguesia no Paul,terra de tradições
Pois é, caros amigos.
No passado dia 27 de Dezembro de 2006, o ano passado, houve Assembleia de Freguesia, pelas 21 horas. Desta vez, nem eu divulguei o Edital e a respectiva Ordem de Trabalhos. Peço desculpa a todos os Paulenses que poderíam esperar essa minha preocupação e que se encontram "dependentes" da minha benévola e voluntária participação na vida pública, colectiva e que a todos diz respeito.
Talvez, resultante daquele facto, a ausência do "povo" de esquerda, ou talvez da ausência de interesse do mesmo "povo" ou da sua mera distracção. Contudo, algum "povo" de direita esteve presente.
Participar é preciso, diz o poeta brasileiro.
Mas, que diabo, quem iría esperar uma Assembleia de Freguesia à Quarta-Feira, às 21 Horas, com um frio de "rachar"? Dia, antes de outro dia de trabalho, e logo de deitar cedo, e em período de Festa?
Participar nestas condições é difícil. Só mesmo os eleitos, por obrigação cívica. E mesmo assim, segundo rezam as crónicas, faltou um.
Assim, nestas condições extremas, e de acordo com as minhas fontes, do público não houve qualquer intervenção (pois claro, faltava o "povo" de esquerda), no período antes da ordem do dia foi colocada pelo eleito do PCP a "não resposta" da Junta quanto às empresas contratadas para a obra na Escola Primária (agora denominada de 1º Ciclo do Ensino Básico). Houve concurso? Não houve? Qual a verba gasta? Qual o procedimento legal?
A Junta fugiu ás questões e ficou-se pela urgência.
Digo eu que, parece, e com alguma certeza, que mais uma vez a obra foi para os amigos. O resto chucha no dedo. As empresas do Paul, as que dão trabalho e dinheiro a quem cá reside, ficaram de fora. Não me parece ser bom para o desenvolvimento local. Dar o trabalho a uma empresa de Unhais, leva, como é óbvio, o dinheiro do investimento público, efectuado no Paul, para Unhais.
Depois, como é que os As e Bs e outros estabelecimentos do Paul têm clientes? É, pois é, ai e tal.., o desemprego... as dificuldades...pois.
Ainda do lado da oposição centro - esquerda ou social democrata ou de politicas reformistas, apoiadas pelo "progressista Cavaco", ainda chamada "socialista", voltou novamente o tema da exploração da água pela Junta de Freguesia e a sua entrega aos SMAS, em 1984/85.
Da discussão, acesa, ficou a afirmação do Prof. Vitor, eleito do PCP, de que a água foi entregue aos Serviços Municipalizados porque as Juntas de Freguesia do Paul, eleitas pelo PPD/PSD, a gerir a nossa freguesia, antes e depois do 25 de Abril (porque eram os mesmos "lobos", agora, com pele de "democratas") até 1990, foram incompetentes, corruptos, desleixados e incapazes de fazer a gestão da exploração do abastecimento de água à população. A entrega aos serviços foi o reconhecimento da falência, da incapacidade e incompetência do PSD no Paul, agora, disfarçados de "Independentes".
É para rir, não é?
Fico no Período Antes da Ordem do Dia. Peço desculpa!
Ainda tenho que recolher algumas informações sobre as Opções do Plano e a proposta de Orçamento para 2007, depois direi mais, com propriedade e se possível com alguns números.
Um abraço aos Paulenses e um Ano Novo cheio de obras, de bem estar, de saúde e de desenvolvimento.
6 Rebolos:
As desculpas que eu tenho lido, pela falta de algum "povo" ás Assembleias, são de uma ligeireza notável, a última A.F. foi por causa do campeonato mundial de futebol, esta foi o dia, o frio, as festa....,
10/1/07 10:52Quanto ás obras da Escola, já chega de tanta suspeição. Foram executadas, já deviam ter sido, houve concurso limitado ou convite a empresas? É possível e legal, desde que se justifique a urgência de execução da Obra.
Não concordo com idéias "afuniladas", bairristas e "proteccionistas" sobre o Paul, os seus empresários e agentes económicos.
10/1/07 12:27Para executar obras públicas, por concurso ou convite, além de outros documentos é necessário, ser titular do Alvará de Construção, classe conforme valor da obra, com diversas categorias e subcategorias (Redes de àguas, esgotos, caixilharias, etc.).
CP. quantas empresas de Const. Civil, existem no Paul, com toda a documentação exigida para executar Obras públicas?
Lembro-me que durante muitos anos a J.F. do Paul teve diversos e graves problemas no fornecimento de água potável, aos consumidores, houve dias sem fornecimento, tubagens em mau estado, etc., há muito que isso se alterou.
10/1/07 21:50Quanto à Incompetência, acredito.
Mas corrupção??
São estas atitudes de "Pitbul politico" que não dignificam ninguém.
Não era corrupção quando se permitia aos amigos consumir a água de borla?
10/1/07 22:53Acho muita piada quando se faz um post de uma assembleia, sem se estar presente na mesma. Mais fazem-se afirmações que os presentes são de direita ou esquerda, escreve-se deste e daquele assunto, com base em quê?Se calhar foi um passarinho que lhe veio dizer ao ouvido?
13/1/07 17:01Mas que grande falta de credivilidade!
To da Estrela
É fácil acusar, atacar e ofender.
13/1/07 18:23É devido a esta forma de fazer politica, que muitos que já tiveram o poder, hoje falam, falam, mas nem o "povo" de esquerda, nem o "povo" de direita, lhes dá crédito.
Têm aquilo que merecem!!
Enviar um comentário