21 maio 2007

"Tudo boa Gente"

Bombeiros cobram duas vezes ao Estado o transporte de doentes


O Ministério da Saúde está a pagar às corporações de bombeiros, em muitos casos, duas vezes pelo serviço de transporte de doentes urgentes, duplicando indevidamente os gastos com esta despesa.

Quando os bombeiros são accionados através do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) recebem o designado prémio de saída: 20 euros se for um posto de emergência, 40 cêntimos por quilómetro fora destas condições.
Se a emergência médica não foi aprovada pela triagem do INEM, os bombeiros usam um verbete para justificar, no hospital, o transporte do doente e a necessidade da ambulância e remetem no final do mês seguinte a facturação para as sub-regiões de saúde da área da deslocação.

Em todo o País, e por ano, os bombeiros fazem cerca de 657 mil deslocações. O montante em questão pode dessa forma atingir valores exorbitantes, na casa dos milhões de euros. Segundo contou ao DN fonte administrativa de um corpo de bombeiros do distrito de Viseu, a dupla facturação passa por "remeter ao INEM o mapa de saídas com os verbetes carimbados pelo hospital. Entretanto, a tripulação da ambulância justificou o verbete do Ministério e no final do mês remetemos estes transportes incluídos na restante facturação e passados uns meses vem tudo pago". Tudo porque, segundo esta fonte, "não se cruzam os dados com os prémios pagos pelo INEM" e, desta forma, o esquema "vai funcionando"... in Diário de Noticias.

E esta Hem!!!

Saudações Paulenses