01 setembro 2007

EDP Boas Noticias

Os consumidores de electricidade vão pagar, em média, menos 3,1% pela energia eléctrica consumida, a partir de hoje e até ao final do ano, de acordo com a revisão extraordinária dos preços feita pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

Os consumidores domésticos vão pagar, em média, menos 2,6% e os clientes industriais menos 4,3%, sendo os maiores beneficiados os clientes de média tensão que vão sentir uma baixa de preços de 5,8%.

As tarifas de venda da electricidade na Região Autónoma dos Açores vão, em média, baixar 3,9%, e na na Madeira mantém-se a descida média de 0,8% para os clientes finais.

A proposta de revisão extraordinária das tarifas foi aprovada pelo Conselho Tarifário da ERSE a 10 de Agosto e vigora entre 1 de Setembro e 31 de Dezembro deste ano.

A revisão extraordinária das tarifas de electricidade decorreu de uma profunda reestruturação legal no sector energético que levou a uma revisão do regulamento tarifário.

Entre as principais alterações está o fim dos contratos de aquisição de energia (CAE) estabelecidos entre os produtores e a REN-Redes Energéticas Nacionais, o que permitiu colocar no mercado a grande maioria da energia produzida em Portugal.

Em Outubro, a ERSE deverá apresentar nova proposta para as tarifas em 2008, que deverão apontar novamente para uma subida.

A única promessa deixada pelo presidente da entidade reguladora, Vitor Santos, é a que que os preços vão reflectir os custos de produção.

Diário Digital / Lusa

Saudações Paulenses