16 outubro 2007
Actuação da PSP na Covilhã
"O ministro da Administração Interna reafirmou hoje que "a polícia não cometeu nenhum ilícito e o Governo nada fez de errado" no caso da visita da PSP à delegação de um sindicato na Covilhã, que Rui Pereira justificou com o atraso da entrega do pré-aviso para a manifestação pela estrutura sindical que organizou o protesto.
Rui Pereira, que falava na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, numa audição pedida pelo PSD, indicou que, no dia seguinte à presença da polícia na delegação do Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC) na Covilhã, o seu ministério ordenou à Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) que fosse analisado o caso.
De acordo com o relatório preliminar do IGAI, os polícias que se deslocaram ao SPRC, há uma semana, não cometeram qualquer infracção ao pedirem informações sobre a manifestação, que decorreria no dia seguinte durante uma visita do primeiro-ministro, José Sócrates, a uma escola na Covilhã.
Com base no relatório do IGAI, o ministério deu o assunto por encerrado e arquivou o processo, anunciando, na última sexta-feira, que não haveria lugar "à instrução de processo de inquérito ou processo disciplinar", uma posição que hoje reafirmou aos deputados no Parlamento. Sublinhando que "a polícia não cometeu nenhum ilícito e o Governo nada fez de errado", Rui Pereira disse aos deputados que, depois de ouvidas as conclusões que o "Governo pediu a uma autoridade independente", concordou que "não foi praticado nenhum acto ilícito".
De acordo com o ministro da Administração Interna, a visita da polícia ao sindicato foi "normal" e realizou-se depois de não ter sido "feito o pré-aviso, com dois dias úteis de antecedência", para a manifestação que se realizou há uma semana, durante a visita do primeiro-ministro.
Rui Pereira explicou depois que a PSP visitou o SPRC por a estrutura sindical ser um dos promotores do protesto, convocado pela União de Sindicatos de Castelo Branco"... In Publico
Saudações Paulenses
0 Rebolos:
Enviar um comentário