23 outubro 2007
"Salário Mínimo de 800 euros"
O primeiro-ministro espanhol, José Luis Zapatero, prometeu hoje que, se vencer as eleições do próximo ano, irá aumentar o salário mínimo nacional para 800 euros durante a próxima legislatura.
Zapatero, que falava no encerramento do congresso dos socialistas das Canárias, anunciou ainda que nos próximos dias pretende chegar a acordo com os parceiros sociais para elevar o salário mínimo para 600 euros já no próximo ano, cumprindo uma das promessas que apresentou em 2004.
Actualmente, o salário mínimo espanhol está fixado nos 570,60 euros, acima do praticado em Portugal (403 euros), mas muito aquém do pago em países como França, Reino Unido, Bélgica, Irlanda ou Holanda, onde a retribuição mínima ultrapassa os 1200 euros, segundo o Eurostat.
Zapatero congratulou-se ainda com a boa performance da economia espanhola, que este ano deverá crescer 3,8 por cento, muito acima da média da zona euro, sublinhando ainda o equilíbrio das contas públicas e a criação de "três milhões de postos de trabalho".
O Partido Popular (PP), que tentará regressar ao poder nas legislativas de Março do próximo ano, diz que os socialistas estão a colher os louros da governação de José Maria Aznar e de praticarem uma política de "curto prazo".
Saudações Paulenses
1 Rebolos:
Ena!
24/10/07 14:06Quando é que anexam Portugal a Espanha? Já ando a desesperar!
Enviar um comentário