28 novembro 2007

“ACABEM COM A FEIRA DAS VAIDADES”

No edital de Inforpaulense encontrei por parte do responsável as apreensões que transcrevo:

“Quanto à primeira, ou seja o novo Quartel de Bombeiros, pese embora, não estar ainda equipado e em pleno funcionamento, existe no entanto o compromisso por parte do executivo Paulense que os bombeiros ocuparão a sua nova casa até ao final do ano. Até aqui tudo bem. O que não faz sentido é a forma como os bombeiros locais foram e estão ser tratados pelos responsáveis dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

Senão vejamos.

Logo no dia da inauguração os bombeiros locais ficaram sozinhos defronte do seu antigo quartel a ouvir o Hino Nacional, ao invés do que estava previsto, precisamente uma formatura em frente às novas instalações e a participação activa nas cerimónias da inauguração. Foi a primeira “estocada” no brio e orgulho de serem soldados da paz na 4ª secção dos Bombeiros Voluntários da Covilhã.

Logo nas semanas seguintes o presidente da direcção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários da Covilhã, Emídio Martins, aos microfones da RCB, acusava de alguma incompetência os bombeiros Paulenses, chegando mesmo a dizer que “ a 4 secção dos Bombeiros no Paul tem de levar uma grande volta porque há gente que julga que tem bombeiros e isso não é bem assim”.

Na verdade, já em declarações no dia da inauguração deixava transparecer alguma crítica, “defendo que talvez com o mesmo dinheiro fosse melhor um piso para cada valência”.

Ora, este responsável tão crítico das antigas instalações do quartel dos bombeiros locais num curto espaço de tempo dava conta da sua insatisfação, não se percebendo o porquê desta atitude.

Seja como for, para a comunidade Paulense a quem se destina em primeira-mão os serviços prestados pelos bombeiros locais não está em causa a entrega, dedicação e competência destes soldados da paz. Nesta conformidade parece legitimo exigir-se respeito e dignidade por quem de forma desinteressada luta pelo nosso bem-estar e segurança.”

Concordo inteiramente com o pensamento do Sr. João Cunha e talvez o seu rigor como jornalista o impeça de ir mais alem.

Como este impedimento a mim não se aplica vou levantar algumas questões que considero importantes e já em outras postagens referi.

1. Tanto quanto sei saber nunca nenhum dos elementos, independentemente do lugar hierárquico que ocupa foi advertido, repreendido, suspenso ou irradiado da Corporação. Por conseguinte o Sr. Emídio Martins de uma forma no mínimo habilidosa, tenta junto da comunicação social, denegrindo os bombeiros da 4ª Secção, abrir caminho a que no futuro venham a ser substituídos por outros vindo de fora. Se o grau de eficiência e desempenho dos mesmos não é minimamente aceitável, os responsáveis hierárquicos já deviam ter providenciado a sua substituição ou melhor ainda providenciar acções de formação que são da sua inteira responsabilidade. Esta pretensa confrontação, á qual a 4ª Secção ate ao momento se absteve e muito bem, tem na minha opinião apenas e tão só adquirir o PODER E IMPOR AS REGRAS DO JOGO, com todo o desmérito para quem ate agora modestamente “serviu”.

2. Quando não há muito tempo alguém chamou de “CURRAL” ao nosso quartel, é no mínimo estranho que ao ser oferecido um espaço digno e capaz de responder as necessidades da 4ª Secção, este mesmo senhor não esteja de acordo com o visual da obra. Não é depois da obra feita que se devia discutir qualquer protocolo inerente ao mesmo. Este devia e sempre na minha opinião, ser o primeiro passo para a efectivação da obra. Agora há que fazer uma Assembleia para legitimar o referido protocolo, mas e aqui, é importante que seja posto a consulta publica antes a minuta do mesmo, para que nessa Assembleia saibamos do que estamos a tratar e confirmarmos se os eventuais postos estão garantidos aos residentes, quais são as nossas responsabilidades (Comunidade) e contrapartidas e vice-versa por parte dos B. V. Covilhã. Não esquecer que esta instituição recebe anualmente verbas para fins de manutenção e equipamentos.

Espero que o bom senso impere e que as pessoas directamente ligadas a este assunto tenham sempre bem presente que AS PESSOAS PASSAM E AS INSTITUIÇÕES FICAM, e o tão usual QUEM VIER ATRAS QUE FECHE A PORTA, não é mais aceitável em qualquer circunstância.

Como diz o meu amigo “ACABEM COM A FEIRA DAS VAIDADES”.

Saudações Paulenses

1 Rebolos:

Anónimo disse...

Este senhor com tanta vontade de protagonismo, e com a lingua tão solta,não é bombeiro mas sim incêndiário.
È devido a gentinha como esta que eu tenho dúvidas sobre o que é ser "bombeiro voluntário".

28/11/07 23:54