13 dezembro 2007

Acabaram as "Coutadas"

De 19 para cinco regiões de turismo

Governo aprova redução contestada na Serra da Estrela

O Conselho de Ministros aprovou ontem a redução de 19 para apenas cinco regiões de turismo, coincidentes com as regiões administrativas, que o ministro da Economia, Manuel Pinho, apresentou como "um esforço de racionalização” Das actuais 19, passam-se para cinco regiões - Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve - havendo ainda uma aposta noutras cinco zonas do País com potencial turístico - Alqueva, Litoral Alentejano, Região Oeste e Douro.
Uma das inovações avançadas pelo secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, no final da reunião do Conselho de Ministros, é que as futuras cinco regiões vão poder recorrer ao auto-financiamento "através de acordos com a iniciativa privada", além das verbas do Orçamento de Estado.

SERRA DA ESTRELA CONTRA

A "cobertura de todo o território" de Portugal pelas regiões de turismo foi uma das justificações avançadas por Manuel Pinho para esta nova lei. O decreto-lei que aprova o regime jurídico das áreas regionais de turismo estabelece "um modelo inovador de gestão", dando-lhes "capacidade de autofinanciamento e estimulando o envolvimento dos agentes privados na sua actividade", lê-se no comunicado do Conselho de Ministros.
O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), Jorge Patrão, foi uma das principais vozes críticas desta redução, alertando estar em causa a relevância turística da montanha. In Diário XXI

Saudações Paulenses