20 dezembro 2007

Derrapagem

Cada centímetro custou 1476 euros, 299 milhões para 2025 metros

Cada centímetro do troço do metropolitano de Lisboa a inaugurar hoje, entre as estações de Baixa-Chiado e Santa Apolónia, custou 1476 euros.

A obra, com uma extensão de 2025 metros e a construção de duas estações – Terreiro do Paço e Santa Apolónia – demorou dez anos a concluir e custou 299 milhões de euros, mais 134 milhões do que o inicialmente previsto. Cada português contribuiu assim com 30 euros para uma obra que deverá servir vinte milhões de passageiros por ano. Para assinalar a data histórica, o Metropolitano decidiu franquear o acesso a toda a rede durante o dia de hoje.

O túnel “é o mais seguro do País.” Quem o garante é o presidente do Metropolitano de Lisboa, Joaquim Reis, em resposta ao presidente da Associação Nacional dos Bombeiros Profissionais, Fernando Curto, que criticou as condições de segurança do novo troço.

Fernando Curto denunciou a falta de testes de segurança “como deve ser”, envolvendo “todos os meios de socorro.” Em resposta, Joaquim Reis explicou que o túnel sofreu vistorias técnicas realizadas pelo Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, a última das quais na quinta-feira. Também o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, assegurou que o novo troço com 2025 metros respeita as normas de segurança. in Correio da Manhã

Nota: Ninguem lhes tira a "carta" .

Saudações Paulenses