18 dezembro 2007

Trapalhadas...

Governo corrige: não são cinco, mas 10 novas regiões

Reorganização do sector do turismo


Depois de publicada a lei, segue-se a criação de comissões instaladoras das novas regiões. A tutela quer o processo concluído até ao Verão O secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, e o ministro da Economia, Manuel Pinho, voltaram atrás nas declarações iniciais. Depois de terem anunciado a redução de 19 para cinco regiões de turismo (correspondentes às NUT II), corrigiram-se na sexta-feira: a redução foi de 19 para 10 novas entidades autónomas, entre as quais se inclui a Serra da Estrela, segundo referiram em declarações aos jornalistas.

A correcção, na última sexta-feira, no Estoril, surge depois das críticas de Jorge Patrão, presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE), entre outros. Patrão acusou Manuel Pinho e Bernardo Trindade de não terem dito “toda a verdade” quando na última semana anunciaram a redução para cinco regiões.

REORGANIZAÇÃO POLÉMICA

“Na realidade vão ser criados cinco pólos de desenvolvimento turístico autónomos, a par das cinco regiões de turismo, ou seja, a redução é de 19 para 10”, referiu Jorge Patrão, reagindo ao Conselho de Ministros da última quarta-feira. Na sexta-feira, Bernardo Trindade reconheceu que, em termos orgânicos, "não há diferença" entre as cinco regiões de turismo e os cinco pólos anunciados. A alteração da lei base das regiões de turismo é um processo que se arrasta há meses e já deu origem a várias polémicas, pois as opiniões dos vários agentes só coincidiam na necessidade de reduzir as actuais 19, mas não havia concordância no número a adoptar. in Diário XXI

Saudações Paulenses