30 janeiro 2008

Covilhanices

Riqueza por pessoa na Beira Interior Sul supera Região Centro

INE divulga Contas Regionais 2005
O Instituto Nacional de Estatística publicou na Internet (www.ine.pt) as Contas Regionais relativas a 2005. Entre diversos indicadores, o documento mostra que a riqueza por pessoa (PIB per capita) de cada uma das regiões NUTS III da Beira Interior está bem abaixo da média nacional e regional (Região Centro), o mesmo acontecendo com a produtividade, onde as diferenças são ainda maiores (ver quadro).
A única excepção vai para o PIB per capita da Beira Interior Sul (BIS), a única região cuja riqueza produzida dividida por todos os habitantes supera a média da Região Centro (índice i2). Também na tabela nacional, a BIS se destaca alcançando 87 por cento do PIB per capita médio do País. Todas as outras regiões ficam a cerca de um terço ou menos daquele valor.
O mesmo tipo de tendência verifica-se na produtividade, mas aqui mais favorável à região da Serra da Estrela e Cova da Beira.

Tabela:

PIBpc Produtiv.
V i1 i2 V i1 i2
Pinhal Interior Sul 9,7 68 81 15,9 55 69
Serra da Estrela 8,5 60 71 19,9 68 86
Beira Interior Norte 9,8 69 82 16,8 57 72
Beira Interior Sul 12,3 87 103 20,4 70 88
Cova da Beira 9,5 67 79 19,2 66 83

Dados do Instituto Nacional de Estatística sobre valores do PIB per capita e produtividade (em 103 euros) e respectivos índices: nacional (i1, em que País igual a 100) e regional (i2, em que a Região Centro é igual a 100)

Seia decide-se contra os túneis

Acessibilidades na Serra da Estrela
A Câmara e Assembleia Municipais de Seia anunciaram a defesa de novas acessibilidades à Serra da Estrela que não incluem a construção de túneis, como é defendido por outras autarquias, como Manteigas. Segundo uma nota da autarquia de Seia, "os túneis, um dos três traçados (cenários) no âmbito do estudo elaborado pelo Governo, é aquele que maior custo tem e menos benefícios traz".
"Seia não está disposta a esperar mais 50 anos por estes acessos e considera que alguns daqueles que agora defendem os túneis, o fazem porque já estão servidos de boas acessibilidades", refere a mesma nota. Entretanto, em Manteigas, está a correr um abaixo-assinado em defesa da construção de túneis para atravessamento da Serra da Estrela. A recolha de assinaturas está a ser feita no momento em que decorre a consulta pública para avaliação das propostas do Plano Rodoviário Nacional na Região Centro Interior, encomendado pela Estradas de Portugal, que contempla três cenários, um dos quais com recurso a túneis.

Em defesa do Queijo da Serra

A Câmara de Celorico da Beira organiza, entre sexta-feira e domingo, mais uma feira do Queijo Serra da Estrela, "numa óptica de defesa e promoção" do produto regional, disse à Agência Lusa o presidente da autarquia. Segundo o autarca José Monteiro, o certame a realizar no recinto do Mercado Municipal visa divulgar o genuíno Queijo da Serra da Estrela, "numa altura em que o mercado é invadido por uma diversidade de queijos tipo Serra ou queijo de ovelha de fabrico industrial".
No caso de Celorico da Beira, que possui o epíteto de "capital do Queijo da Serra da Estrela", a autarquia garante que os produtores do concelho "continuam a lutar teimosamente para assegurar a produção desta verdadeira iguaria, que constitui o garante da identidade desta região plantada na serra mais alta de Portugal". A oportunidade também é aproveitada para organizar uma sessão de esclarecimento sobre a temática "Queijo Serra da Estrela - Que Futuro?", na sexta-feira, pelas 14h30.
in Diario XXI


Covilhã contra proposta do Mapa Judiciário
Forma grupo de trabalho com advogados, Fundão e Belmonte
A Câmara da Covilhã vai formar um grupo de trabalho juntamente com advogados da cidade, Fundão e Belmonte para contestar a proposta do Governo do novo mapa judiciário nacional, anunciou Carlos Pinto, o presidente da autarquia.

A proposta do Governo extingue a comarca da Covilhã, passando os três municípios da Cova da Beira a integrar a nova circunscrição da Beira Interior Sul, com sede em Castelo Branco.

"Não se trata de uma questão de bairrismo. O problema é que esta é uma proposta irracional", referiu Carlos Pinto, numa reunião com advogados para discutir o projecto do Governo.
"Não podemos permitir que se esvazie o nosso tribunal e que o maior núcleo urbano da região, que engloba 100 mil pessoas, fique mais longe da justiça", destacou.

O autarca considera estranho que a divisão em NUTS III (Cova da Beira) seja ignorada no processo e realça que a presença de serviços de justiça é importante noutras decisões, nomeadamente as que envolvem localização de empresas e outras entidades.

"O primeiro-ministro não pode esquecer que a Covilhã te (...)

30-01-2008
Lusa
RTSE acusa Governo de travar investimento
Em causa mais de 300 postos de trabalho

O presidente da Região de Turismo da Serra da Estrela responsabilizou nesta terça-feira o Governo pelo atraso do plano que prevê 100 milhões de euros em investimentos turísticos e mais de 300 empregos para a zona.

"Os investimentos, na maioria privados, não podem avançar por falta de regulamentação do Quadro de Referencia Estratégica Nacional (QREN). O atraso já é superior a um ano", adiantou Jorge Patrão.

O facto de ser um destacado membro do PS na Covilhã, amigo pessoal desde a juventude do primeiro-ministro José Sócrates e irmão de Luís Patrão, presidente do instituto Turismo de Portugal, não amaina as críticas. "Não estou aqui para poupar governos".

30-01-2008
Público
Empresa da Covilhã apoia o Badminton olímpico
«Tangente de Pi» encarregada da imagem de Filipa Lamy

Filipa Lamy é o nome da atleta apoiada pela Federação Portuguesa de Badmington para os Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Ao apoio nacional junta-se a empresa da Beira Interior «Tangente de Pi», encarregue de toda a imagem da atleta.

O desafio aceite pela «Tangente de Pi» surgiu depois do treinador contactar com várias empresas do ramo do Design Gráfico e Multimédia, pela necessidade de adoptar uma nova imagem para a atleta Filipa Lamy.

29-01-2008
Ka
Petição desde ontem na Net pelos túneis
Num pedido da Serra da Estrela aos decisores de Lisboa

Está online, desde ontem, um abaixo-assinado em defesa da travessia, por túnel, da Serra da Estrela.

O documento, “PELA TRAVESSIA, POR TÚNEL, DA SERRA DA ESTRELA” é dirigido às Estradas de Portugal, S.A., e já subscrito por duas centenas de cidadãos, apela aos "decisores em Lisboa que não deixem de procurar saber qual das três soluções em confronto mais bem satisfará as necessidades dos utentes e menos prejudicará a natureza".

29-01-2008
Ka/ JN
Clube de Campo reserva área de ’fumadores’
E apresenta semana dos ’Bifes na Frigideira’

Ainda que todo o grupo NATURA IMB HOTÉIS tenha optado por reservar os seus espaços a não fumadores, informamos que o Restaurante do Clube de Campo, na Covilhã, disponibiliza aos seus clientes uma área reservada para “fumadores”, na sala panorâmica que dá para as piscinas.

As novas ementas de inverno apresentam ainda um novo conceito de trattoria italiana com pastas frescas, carpaccios e bifes, indo ao encontro de um público mais jovem.

Decorre ainda até ao dia 04 de Fevereiro a Semana Gastronómica de Bifes na Frigideira, uma ementa forte acompanhada de bons vinhos regionais e um buffet de sobremesas. Evento que, paralelamente, também decorre no restaurante do Hotel Vanguarda, na Guarda.

Razões para merecer a preferência de quem aprecia a boa mesa. in Kaminhos