31 janeiro 2008

Covilhanices

Associação de Freguesias contra túneis na Serra

Termina hoje consulta pública sobre Estudo de Avaliação Estratégica

As sete freguesias preferem cenário que contorna a Serra da Estrela pelo lado Sul

A Associação de Freguesias da Serra da Estrela contesta “de forma veemente” a possibilidade da travessia da Serra poder vir a ser feita através da construção de túneis por entender que “penaliza fortemente a região”, numa nota enviada às redacções. Termina hoje o prazo da consulta pública sobre o Estudo de Avaliação Estratégica para a região do Centro Interior, encomendado pela Estradas de Portugal e que inclui três cenários, cujo objectivo é encontrar o mais favorável para o desenvolvimento da rede rodoviária na zona da Serra da Estrela.
As sete freguesias (Alvoco da Serra, Cabeça, Loriga, Sazes da Beira, Teixeira, Valezim e Vide), todas do concelho de Seia, cuja autarquia também se opõe aos túneis, “saem em defesa do cenário” que contorna a Serra da Estrela por sul, o qual “valoriza toda esta zona, confrontada com enormes problemas de desertificação”, refere a mesma nota.




Engenharia Mecânica acreditada pela Ordem

Curso da Universidade da Beira Interior

A licenciatura de Engenharia Mecânica leccionada na Universidade da Beira Interior (UBI) foi acreditada pela Ordem dos Engenheiros (OE), à semelhança dos cursos das engenharias Civil, Aeronáutica, Electromecânica e Têxtil. Desta forma, os licenciados em Mecânica, desde o ano de 2006 até 2010, não terão de fazer as provas de admissão à OE, podendo inscrever-se na especialidade de Engenharia Mecânica, refere a UBI em comunicado.
Segundo o relatório enviado à UBI, o corpo docente, os meios pedagógicos e estruturas de apoio ao Ensino, como por exemplo, os laboratórios, as instalações e a biblioteca – considerada como “muito boa nos sistemas de pesquisa” –, foram alguns dos pontos que mereceram destaque no documento. Segundo a UBI, a OE considerou ainda “a imagem da UBI e da sua direcção, bem como o seu tipo de liderança e comprometimento no sucesso do curso, correspondentes inteiramente ao modelo de referência da Ordem”.



Cova da Beira contra proposta de mapa judicial

Reunião na Covilhã contesta uma única circunscrição judicial no distrito

Estudos pedidos pelo Governo sugerem a criação de uma nova comarca/circunscrição na Cova da Beira, mas a proposta final prevê uma única com sede em Castelo Branco. Advogados e Câmara da Covilhã não compreendem a situação que afasta os serviços de justiça. Juízes não escapam a críticas


A Câmara da Covilhã vai formar um grupo de trabalho juntamente com advogados da cidade, Fundão e Belmonte para contestar a proposta do Governo para o novo mapa judiciário nacional, anunciou o presidente da autarquia. A proposta do Governo abandona a ideia de uma nova comarca/circunscrição da Cova da Beira, defendida em estudos pedidos pelo Governo, passando os três municípios a integrar a nova circunscrição da Beira Interior Sul, com sede em Castelo Branco.
"Não se trata de uma questão de bairrismo. O problema é que esta é uma proposta irracional", referiu Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã, numa reunião com advogados realizada na terça-feira à noite para discutir o projecto do Governo. "Não podemos permitir que se esvazie o nosso tribunal e que o maior núcleo urbano da região, que engloba 100 mil pessoas, fique mais longe da justiça", destacou.


Responsáveis hospitalares satisfeitos com nomeação de médica

Ana Jorge substitui Correia de Campos no Ministério da Saúde

Fernando Girão e João Casteleiro não vislumbram grandes alterações na política de Saúde com a remodelação governamental


A nomeação de Ana Jorge para a liderança do Ministério da Saúde, em substituição de Correia Campos, é vista com optimismo por responsáveis hospitalares da região ouvidos pelo Diário XXI.
“Ficamos satisfeitos por ser uma médica a detentora da pasta da Saúde”, disse Fernando Girão, presidente do Conselho de Administração (CA) do Hospital Sousa Martins, na Guarda. Questionado sobre eventuais alterações com a mudança do titular da pasta, Fernando Girão refere que “as políticas [de Saúde] são delineadas pelo Governo. Provavelmente haverá alguma diferença no estilo, mas no essencial manter-se-á igual”. Fevereiro “será um mês calmo”, sem novidades, já que Ana Jorge “certamente quer estudar os dossiês antes de actuar”, antecipa Fernando Girão.


Maçãs das Beiras previnem cancros
Revela Estudo do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz
A maçã Bravo Esmolfe e outras autóctones das Beiras são as mais indicadas para prevenir alguns cancros e doenças cardiovasculares, segundo um estudo encomendado pela Cooperativa Agrícola de Mangualde (CAM), hoje revelado. O trabalho científico vai dar origem a um livro e a uma campanha promocional do fruto.

Segundo o trabalho do Instituto Superior de Ciências da Saúde Egas Moniz (ISCSEM), em colaboração com outras entidades, as espécies naturais da região fazem melhor à saúde que outras variedades mais plantadas (mesmo nas Beiras) e que dominam o mercado.
"Pretendíamos fazer um levantamento das espécies autóctones, algumas abandonadas ao longo das décadas, quando nos deparámos com estes resultados espantosos", explicou António Campos, dirigente da CAM, à Agência Lusa.

Aquele responsável falava antes de uma sessão de apresentação do projecto na Faculdade de Ciências da Saúde da Covilhã e que sexta-feira se repete às 14:00, na Estação Agrária de Viseu.

Maçãs Bravo Esmolfe, Malápio Fino, Malápio da Serra ou Pêro Pi (...)


Lusa
O Entrudo anda à solta
Roteiro do Carnaval na região

A poucos dias do Carnaval, o Entrudo já anda à solta e é esperada muita folia –para combater o tédio e a rotina – nos dias que antecedem a Terça-Feira Gorda.

Desde corsos carnavalescos, a feiras em que o queijo é o ponto forte da festa ou bailes de máscaras tradicionais, as opções são várias na região para dar asas às extravagâncias próprias da época.

Na Guarda, o galo vai voltar a ser o "bode expiatório" de todos os fracassos do ano que findou. Por essas e por outras, será queimado na noite de segunda-feira, na Praça Velha.

O "Julgamento e Morte do Galo do Entrudo" é um cortejo/espectáculo coordenado por Américo Rodrigues, também autor do guião, e começará no Jardim José de Lemos, seguindo até à Praça Velha.



O Interior
IMAGO abre inscrições
«Documentário e Música» é o tema deste ano

As inscrições para a edição deste ano do IMAGO - Festival Internacional de Cinema Jovem do Fundão, a realizar entre 04 e 07 de Outubro dedicado ao tema "Documentário e Música", abrem na sexta-feira, anunciou a organização. Um novo site e uma banda virtual vão servir de base à divulgação.

Esta sexta-feira vai ser lançado na Internet o novo site do festival e na segunda-feira arranca a promoção do IMAGO no Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, em França, que decorre até 09 de Fevereiro.



Ka/Lusa
Covilhã em fósforos
Artista local expõe 12 miniaturas de edifícios da cidade

Doze monumentos emblemáticos da cidade da Covilhã vão estar representados em miniaturas feitas de fósforos, de dia 1 até ao dia 23 de Fevereiro, no Serra Shopping, piso 0. O autor das 12 réplicas detalhadas e à escala é José Manuel Fernandes, artista nascido na Covilhã, obra que levou mais de 6.000 horas de trabalho e mais de 190.000 fósforos.

Na exposição encontram-se os edifícios da Câmara Municipal da Covilhã, a Capela de São João de Malta, a Capela do Calvário, a Central de Camionagem, o Edifício da Região de Turismo da Serra da Estrela, o Edifício do Solneve, a Igreja de S. Francisco, a Igreja da Misericórdia, o Governo Civil de Castelo Branco, a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, o Mercado Municipal, e o próprio Serra Shopping, a maior das miniaturas apresentadas, que demorou 61 dias e 23.100 fósforos a ser erguida.

MORRER FICA CADA VEZ MAIS CARO
O "polvo" do bom negócio da morte
A morte é um negócio de oportunidades. A entrada das multinacionais neste domínio acabou por tornar as coisas mais visíveis e em alguns casos fez estalar o verniz. Afinal, o sector movimenta cerca de 400 milhões de euros por ano! Depois da saúde e da educação, a morte foi, com efeito, declarada indústria de grande potencial e futuro, ensaiando-se, um pouco por todo o mundo, a melhor forma de tirar partido deste novo filão.


O Interior do país está a trespasse
Há vultos cansados. Estafados. No país onde assinalável fatia da população se concentra em duas áreas metropolitanas, a manta destapou aqui. Nestes caminhos pesarosos, sumidos, pisados pela idade de quem não quis ou não pôde sair, o tempo já deixou de contar. O decréscimo populacional está a atingir níveis críticos em muitos municípios do Interior. Alguns com escassos milhares de habitantes.

Presidente dá tiro a um morador da Bendada
Uma antena de uma operadora de telemóveis lançou a confusão na Bendada, concelho do Sabugal. Os 300 habitantes dividiram-se. Uns queriam que antena fosse colocada na serra, mesmo em frente a uma capela, outros consideravam que o sítio era sagrado e contestavam o dito aparelho. A "guerra" foi subindo de tom e até o presidente da junta já andou aos tiros...

Mais de 40 mil pessoas sem grau de ensino
Mais de 40 mil habitantes do distrito de Castelo Branco “não tem qualquer grau de ensino”, e embora a maioria da população possua habilitações literárias, cerca de 80 mil apenas possuem o 1.º ciclo do ensino básico. Estas são algumas das conclusões do estudo elaborado pelo núcleo distrital da REAPN – Rede Europeia Anti-probreza/Portugal, que foi apresentado na passada semana, no Governo Civil de Castelo Branco.


Onde andam os milhões para a Serra?
RTSE diz que atraso no QREN prejudica investimentos
Ao não regulamentar o Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN), o Governo está a prejudicar o País, o Interior e em concreto, a Serra da Estrela. A acusação parte da Região de Turismo, que lamenta o atraso que mexe com a implementação do PITER, cujo investimento é de 600 milhões de euros




Jorge Saraiva lidera a única lista à Associação Empresarial
Eleições a 15 de Fevereiro
O empresário lidera uma lista com 19 nomes entre os quais figura António Lopes, que concorre ao Conselho Fiscal. Entre vários projectos, a nova direcção quer alterar e racionalizar os horários do comércio, de modo a que haja mais procura



Covilhã foi mais solidária que o esperado
40 mil euros angariados
A meta era ajudar as duas instituições com 25 mil euros, resultado do concerto “Pequenas Vozes para Grandes Sorrisos”. O projecto teve adesão e a generosidade permitiu que o valor fosse largamente ultrapassado



APPACDM inaugura sede com olhos postos no lar residencial
Objectivo a conseguir
A formação profissional e um espaço onde os pais possam deixar os filhos quando já não conseguirem cuidar deles são os próximos objectivos. A Câmara da Covilhã comprometeu-se a encontrar um local e ter pronto o projecto ainda este ano



Feira de Actividades Económicas à espera de mau tempo na Serra
Em Manteigas
Manteigas realiza, de 2 a 5 de Fevereiro, a 15ª edição da Feira de Actividades Económicas. Um certame que pretende ser a “fotografia” do que se faz no concelho, e que terá, na parte cultural, concertos de Jorge Palma, Pedro Abrunhosa e Anjos. Uma feira que é mais visitada, segundo a organização, quando na Serra está mau tempo



Nova imagem da terra “mística e lendária” para atrair turistas
Belmonte renova imagem com campanha nacional
Belmonte cria uma nova imagem de marca para promover o turismo. “Belmonte, místico e lendário”, pode ser visualizado na Internet, e lá o possível visitante poderá encontrar desde os museus, ao judaísmo, gastronomia, enfim, um rol de informações que o façam vir à Terra de Cabral



A vez dos artilheiros
Covilhã bate Tourizense por 2-1
O Covilhã regressa aos triunfos frente a um valoroso Tourizense, que muito dificultou a tarefa dos serranos. Paulo Vaz mantém a veia goleadora, Fabrício regressa após lesão, que o afastou dos relvados durante dois meses e também “molha a sopa”