16 fevereiro 2008

Covilhã Uma Universidade de Falsas Promesas

Taxa atinge máximo dos últimos 10 anos

José Sócrates está satisfeito com a taxa de 8% em 2007.

A taxa de desemprego atingiu em 2007 o valor mais alto dos últimos 10 anos. Cerca de 450 mil pessoas estão sem trabalho. É certo que durante os últimos meses de 2007 houve uma descida face aos trimestres anteriores, mas isso não foi suficiente para evitar que a média do ano se tenha agravado.

A situação no mercado de trabalho tem vindo a agravar-se e a taxa de desemprego chegou aos 8%. Este é o valor para o conjunto do ano.

No último trimestre de 2007, a taxa de desemprego foi de 7,8%, mas este abrandamento não chegou para compensar aquilo que se passou nos trimestres anteriores. Ao longo do ano, em média, havia quase 450 mil pessoas sem trabalho, o que representa um aumento de 20 mil desempregados face a 2006.

Isto quer dizer que o reforço do crescimento da economia não é suficiente para fazer diminuir o desemprego. É certo que face a 2006, há mais 10 mil pessoas a trabalhar, mas o facto de o desemprego estar também a subir, mostra que o crescimento económico ainda não consegue absorver todo o aumento da população activa. in TVI


Sócrates reitera promessa de 150 mil novos empregos

O Primeiro-ministro, José Sócrates, e o ministro do Trabalho e da Solidariedade, Vieira da Silva, congratularam-se esta sexta-feira com a descida da taxa de desemprego nos últimos três meses de 2007, para 7,8%. Os governantes declararam tratar-se de uma “boa notícia” e que o decréscimo do desemprego mostra que a economia e a sociedade portuguesa estão no bom caminho.

O Primeiro-ministro está satisfeito com os valores do desemprego de 2007. Já os partidos da oposição falam na maior derrota da governação de Sócrates e em triste recordes para o País.

Nota: É notória a sua passagem pela Covilhã. As promessas mantêm-se porem, todavia, contudo não atribuímos qualquer data para a sua concretização. Os meus parabéns por tamanha assimilação.

Saudações Paulenses