28 fevereiro 2008

Covilhanices



Nova direcção da Associação Empresarial recusa tomar posse sem contas aprovadas
Dúvidas na actividade da AECBP
Nova direcção terá manifestado dúvidas sobre a actividade da Associação. Pina Simão, futuro líder da Assembleia Geral, desabafou mesmo que “sem contas, não há tomada de posse”. Fontes ligadas à ainda actual direcção acusam elementos eleitos de serem “mesquinhos”



Comerciantes “com esperança” na oferta de estacionamento
Efeitos da medida ainda não se notam
Os cerca de 80 comerciantes que aderiram à iniciativa em que se oferece estacionamento aos clientes acreditam que esta medida vai ajudar a dinamizar o negócio



Cursos da UBI dão emprego
Em Portugal existem quase 40 mil licenciados no desemprego, segundo um estudo do Ministério da Ciência e Ensino Superior
Em Portugal existem quase 40 mil licenciados no desemprego, segundo um estudo do Ministério da Ciência e Ensino Superior. O documento mostra ainda que instituições mais formam para o desemprego. A UBI, em termos de empregabilidade, surge bem cotada



Os pouco consensuais números do Turismo
Em Belmonte
A procura turística, no concelho, cresceu em 2007, segundo a autarquia. De 44 mil 393 visitantes passou-se para os 48 mil 966. A oposição, contudo, desconfia, e diz que não se pode contabilizar um turista por várias vezes, ou seja, tantas quantas entrar em museus da vila



Trauma da chuva chega ao fim
Covilhã bate Penalva por 2-1
O Covilhã acaba com o trauma das derrotas em jogos à chuva. Os serranos estiveram, contudo, a perder em casa com o Penalva, mas mesmo sem jogarem bem, deram a volta ao encontro. Com muita alma, coração e centrais goleadores




DEPUTADOS POR UM DIA

Descobrir a Europa enquanto jovens
“Somos do país mais ocidental da Europa, Portugal. A cidade do Fundão, onde vivemos e estudamos, situa-se no Interior, perto da montanha mais alta do nosso país, a Serra da Estrela, e tem as apreciadas cerejas, queijo, vinho e azeite”. Foi com estas palavras que Diana Nunes, apresentou, em Estrasburgo, o grupo da Escola Secundária do Fundão que participou no projecto Euroescola.


Abertura da Diálise: será desta?
Afinal, quando abre o Centro de Diálise da Covilhã? Este inadmissível escândalo que envergonha a cidade e, o que é mais grave e bem pior, está a afectar, de forma dramática, centenas de doentes forçados a deslocarem-se para longe (Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Entroncamento, Portalegre, Lisboa e até Salamanca), continua sem resposta concreta.

Cine Gardunha deverá ser ampliado
Inserido no projecto de recuperação do Cine-Teatro Gardunha – que se encontra em processo de expropriação por parte da autarquia – a Câmara do Fundão adquiriu duas casas adjacentes ao edifício, localizadas na Rua Jornal do Fundão, um negócio que envolveu uma verba de cerca 240 mil euros.

JF promove I Conferência da Primavera
Vasco Pinto Leite, 55 anos, é o rosto da I Conferência da Primavera, iniciativa que promete dar que falar na Beira Interior e que é promovida pelo noss
o jornal. Director-Geral do Jornal do Fundão desde Abril de 2007, Vasco Pinto Leite aposta para esta primeira conferência no tema da Inovação e do Empreendedorismo de forma a motivar a participação dos empresários, “forças vivas” de uma região que se quer cada vez mais competitiva.




Gente da serra vive menos dez anos
Esperança média de vida na Serra da Estrela e Beira Interior
Quando nascem, as crianças da Serra da Estrela, Beira Interior Sul e Cova da Beira – região onde cresceu o primeiro-ministro José Sócrates – têm menos dez anos de esperança média de vida do que as do resto do País, mostram os dados demográficos do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a 2006.

Enquanto as restantes populações olham para o futuro e vêem pela frente a possibilidade de viver até aos 78 anos, em concelhos como Gouveia, Seia ou Vila Velha de Ródão os mais idosos correm o risco de só chegar aos 68 anos. “É a questão da interioridade.

O Interior, de Norte a Sul, é uma zona que está a morrer do ponto de vista demográfico”, alerta Mário Leston Bandeira, presidente da Associação Portuguesa de Demografia e professor no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
Apesar de estas regiões oferecerem, à partida, maior qualidade de vida, “toda esta zona é muito deprimida, económica, social e demograficamente”.

“Se tem mais qualidade porque não existe o stress e a confusão do Litoral, o Interior está também mais esquecido”, sublinha o especialista, lembrando que “se tem fechado maternidades, centros de Saúde e Serviços e as pessoas desta região estão cada vez mais esquecidas e isoladas”.

Além disso, o envelhecimento populaci (...)

28-02-2008
Correio da Manhã
GNR da Guarda sensibiliza idosos contra furtos
Folhetos e palestras a pensar nos que vivem mais isolados

A GNR da Guarda vai promover, a partir de quinta-feira, acções de sensibilização de idosos do distrito para evitar que, sobretudo os que vivem mais isolados, "caiam" em situações de burla, foi hoje anunciado.

Segundo o major Cunha Rasteiro, comandante do Grupo Territorial da GNR da Guarda, a primeira acção será realizada no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, seguindo-se outras, durante o mês de Março, nos restantes 13 concelhos do distrito.

Com a iniciativa denominada "Idosos em Segurança", a GNR visa "elucidar os idosos sobre procedimentos de segurança a observar em situações de tentativa de burla ou burla consumada", disse a fonte.

28-02-2008
Lusa
Judiciária reconstitui morte na Borralheira
Apurar os acontecimentos que mataram João Inácio

Dois dos quatro arguidos no caso da morte de um homem encontrado amarrado à entrada de um café na Borralheira de Orjais (Covilhã), em Outubro de 2007, limitaram-se ontem a confirmar depoimentos anteriores, durante a reconstituição do cenário do crime.

"A reconstituição decorreu sem percalços e foi acelerada porque dois dos quatro arguidos reafirmaram os depoimentos já prestados, sem mais acrescentar", disse no final da diligência, Mário Bento, coordenador da Polícia Judiciária (PJ) da Guarda, presente no local.

À porta do café Regional e sob o olhar atento de populares e jornalistas, mantidos à distância por um perímetro de segurança de cerca de 20 metros imposto pela GNR, a PJ reconstituiu as versões de cada arguido e duas testemunhas.

28-02-2008
Lusa
Vinhos da Região Centro poderão sediar-se no Dão
Ministro quer apadrinhar o «casamento de conveniência»

O ministro da Agricultura, Jaime Silva, reiterou, em Viseu, a sua vontade de apadrinhar o "casamento de conveniência" entre as comissões vitivinícolas regionais (CVR) do Dão, Bairrada, Terras do Demo e Beira Interior. E não tem dúvidas quanto às condições do Solar do Dão para ser sede da futura entidade única certificadora.

"Quando decidimos que a Direcção Regional do Centro do Ministério da Agricultura seria em Castelo Branco, foi porque tínhamos ali as melhores condições. Aqui a lógica terá de ser idêntica. Embora todas as CVR tenham instalações razoáveis, as do Dão são as melhores", defendeu Jaime Silva.

28-02-2008
JN
Mafalda Veiga regressa ao Cine-Teatro
Dia 8 de Março

No ano em que completa 20 anos de carreira, Mafalda Veiga volta ao Cine-Teatro Avenida, no dia 08 de Março, pelas 21h30. Considerada uma das mais talentosas compositoras da música portuguesa, esta artista promete um espectáculo memorável.

Este será um dos primeiros espectáculos onde vai apresentar alguns temas do seu novo disco “Chão”, prestes a ser editado, mas em que não deixará com certeza de revisitar outros grandes sucessos da sua carreira.

Neste espectáculo, Mafalda Veiga vai surgir acompanhada por António Pinto (guitarras acústica e eléctrica), Filipe Raposo (piano e acordeão), João Barbosa (guitarras eléctrica e acústica), Paulo Jorge (baixo eléctrico e acústico) e Vicki (bateria e percussões).


Mais duas a três semanas para concluir inquérito
PJ reconstitui morte de homem amarrado a café na Borralheira de Orjais

A Polícia Judiciária reconstituiu as versões dos quatro arguidos e duas testemunhas, com acompanhamento de técnicos do Laboratório de Polícia Científica
Veja também
Escola de Castelo Branco representa Interior do País no e-Twinning
Mostra decorre entre 14 e 16 de Março, em Bucareste (Roménia)

O projecto "e-maths" foi criado pela escola albicastrense e deverá ter continuação no próximo ano lectivo
Região tem a mais baixa esperança de vida do País
Dados demográficos de 2006 do Instituto Nacional de Estatística concluem que na Beira Interior Sul, Serra da Estrela e Cova da Beira a Média não vai além dos 70 anos


Estão na Internet os dados demográficos do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos a 2006. Foram divulgados esta semana e, no que respeita à esperança média de vida, deixam a região na cauda da tabela
Mais de 10 mil processos pendentes na Cova da Beira
Advogados revelam números para debater mapa judiciário
Quatro dezenas assinalam estreia do cinema na Moagem
Fundão volta a ter exibições, cerca de dois anos depois

No primeiro dia do cinema na casa da cultura fundanense, o público elogiou o regresso da sétima arte e prometeu frequentar as sessões
Madeira Grilo suspende funções
Guarda
Sócrates elogia esforço dos professores
Primeiro-ministro encerra Jornadas Parlamentares do PS, na Guarda

Num discurso onde realçou o trabalho feito pelo Governo, Sócrates falou de Educação para destacar o papel dos docentes e defender maior envolvimento dos pais e autarquias na gestão das escolas
Um convite para a Conferência Mundial da Juventude
Embaixador da Austrália visita Castelo Branco
Número de visitantes triplica
Aldeia Histórica de Castelo Novo
E quando a vaca tem bem-estar?
Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Dirigentes eleitos na Liga de Amigos
Hospital da Covilhã
Caminhos de eólicas podem ser bons contra fogos
Ministro da Agricultura confrontado com caso em Castelo Branco