08 fevereiro 2008

Rescaldo de Carnaval

«Chicken Charles» volta a julgamento

Dia 18 de Fevereiro, no Tribunal da Covilhã.


U
m ano depois da última sessão, o julgamento do alegado autor de um blogue na Internet, acusado de difamação pelo presidente da Câmara da Covilhã, tem continuação marcada para 18 de Fevereiro, no tribunal da cidade. A 07 de Fevereiro de 2007, o julgamento foi adiado sem data porque estavam em curso diligências junto da firma norte-americana Blogger, que "aloja" os artigos em causa, para saber a origem dos mesmos.

No entanto, segundo adiantou hoje à Agência Lusa o advogado de defesa, Paulo Vaz, n
ão foram prestadas informações adicionais. "A Justiça americana entendeu que não há informações a dar porque as afirmações em causa não são crime nos Estados Unidos da América", explicou o advogado.

O presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, considera o blogue "Chicken Charles - O Anti-Herói" como a maior ofensa de que já foi alvo na sua carreira política. Diz ser acusado da utilização de dinheiros e obras públicas para fins particulares nalguns dos artigos publicados.
Segundo o processo, o correio electrónico do blogue foi criado a partir de um endereço IP utilizado pelo computador de casa do arguído, David Duarte.

Por sua vez, este alega que a ligação à Internet é partilhada por vários utilizadores e que a segurança informática é negligenciada.
David Duarte disse hoje à Agência Lusa que foi notificado na última segunda-feira acerca da sessão do dia 18. Segundo refere, a sua actividade profissional como designer tem sido afectada por causa do processo. "Sempre zelei pelo meu profissionalismo e a Câmara da Covilhã era dos meus melhores clientes. Agora, nem sequer é cliente", exemplifica. "Só lamento que isto leve tanto tempo a resolver. Quero ver-me livre desta suspeita", conclui.

Contactado hoje pela Agência Lusa, o presidente da Câmara da Covilhã preferiu não comentar o assunto. No entanto, há duas semanas, dizia estar "demonstrada a autoria dos artigos" durante as anteriores sessões do julgamento, acreditando que "seja feita Justiça".
O caso começou a ser julgado no Tribunal da Covilhã a 08 de Novembro de 2006. A próxima sessão está marcada para dia 18 de Fevereiro, às 10:00, no Tribunal da Covilhã. in Kaminhos