10 março 2008

Corte nas grandes reformas

Função Pública: Reformas alteram situação no Estado

Governo corta em salários 3726 milhões

A nova grelha remuneratória na Administração Pública e a mobilidade especial vão provocar um forte rombo nos ganhos salariais dos funcionários públicos.


Com o pagamento de vencimentos mais baixos, como prevê o novo regime salarial, e a aplicação do sistema de mobilidade especial, a despesa pública com pessoal irá ter uma redução na ordem dos 3726 milhões de euros, em 2008. E esta diminuição será ainda mais elevada nos três anos seguintes.

A partir das previsões inscritas no Plano de Estabilidade e Crescimento (PEC), apresentado em Dezembro passado à Comissão Europeia, constata-se que o corte nas despesas com pessoal aumentará de forma gradual, em percentagem do Produto Interno Bruto (PIB), até atingir o valor mais alto em 2011.


Com base na previsão de um PIB de cerca de 170 mil milhões de euros em 2008, conforme as actuais previsões do crescimento da economia portuguesa, uma poupança em gastos com salários de 2,2 por cento do PIB, como prevê o PEC, permitirá um corte na ordem dos 3726 milhões de euros nas despesas com os vencimentos dos funcionários públicos. E, em 2009, ano de eleições legislativas, essa poupança rondará os cinco mil milhões de euros.

Nota: O tempo das vacas gordas acabaram ou tentam acabar com elas.