13 março 2008

Covilhanices




Distrito de Castelo Branco tem de 40 mil pessoas sem qualquer grau de ensino

Em Penamacor vive-se com uma pensão média mensal de 148 euros
O estudo do Núcleo Distrital de Castelo Branco da Rede Europeia Anti-Pobreza (REAPN), "Dinâmicas de Castelo Branco: Uma caracterização sócio-económica do distrito e das suas ONG’s", que foi publicado em livro e apresentado recentemente, no Governo Civil de Castelo Branco, entidade que apoiou a sua publicação, incide numa investigação aprofundada sobre as Organizações Não Governamentais (ONG) de Solidariedade Social do distrito de Castelo Branco, caracterizado como "um distrito com uma grande área geográfica, caracterizado por uma população envelhecida".

Por outro lado, refere que mais de metade das instituições de solidariedade social foram constituídas após a década de 70, uma década marcada pela "institucionalização" deste tipo de organizações, às quais o Estado reconheceu um papel importante.

Afectado pelo êxodo rural e emigração nos anos 60 e 70, a evolução demográfica do distrito de Castelo Branco "é desfavorável e expressa-se pela redução e envelhecimento populacional".
As demográficas são - segundo o estudo - responsáveis pela concentração populacional em três principais concelhos urbanos (Castelo Branco, Fundão e Covilhã) que somam cerca de 69% do total da população distrital.
Por seu turno, é de realçar a baixa proporção de jovens nos concelhos da Raia (Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão) e do Pinhal Sul (Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã e Vila de Rei), o que "demonstra uma situação de não retorno da população (...)




GUARDA - Bombeiros reclamam apoio
Falta carro para acidentes com matérias perigosas

Bombeiros reclamam veículo para intervir em acidentes que envolvam derrames de matérias químicas perigosas, por via terrestre ou ferroviária. Segundo o comandante dos bombeiros da Guarda, Luís Santos, os veículos mais próximos para intervir nestas situações estão situados em Coimbra ou Santa Maria da Feira, quando era necessário que estivesse uma viatura sedeada na Guarda, dada a existência das auto-estradas A25 (Vilar Formoso/Aveiro) e A23 (Guarda/Torres Novas) e da linha ferroviária de ligação a Espanha.

"Temos um risco claro e inequívoco, sobretudo de materiais que são resíduos que vão para reciclagem para outras zonas da Europa", considerou Luís Santos, defendendo que, "dada a especificidade desta zona", a Guarda deveria possuir um "veículo de defesa e protecção do ambiente". "Do ponto de vista humano, os homens estão preparados para responder às circunstâncias", garantiu, apontando que só falta equipamento para intervir.




Crianças vão à bola com o Sporting
«Bolinha de Neve» foi ao treino do SCC

Cerca de 100 crianças do infantário "Bolinha de Neve" (Covilhã), assistiram ontem ao treino do plantel do Sporting Clube da Covilhã, onde tiveram oportunidade de conviver com os jogadores em campo e conhecer por dentro as instalações do Complexo Desportivo da Covilhã, incluindo locais que normalmente não estão acessíveis ao público, como os balneários, sala de imprensa e ginásio.

Esta iniciativa surgiu a convite do clube serrano, no seguimento de outras acções de carácter social já realizadas, como é o caso da recepção à Cercilei e a visita ao Estabelecimento Prisional da Covilhã.




Vidas que a literatura dá
Romance galardoado de Carlos Machado

João Hermínio teve a oportunidade de viver duas vezes. Por causa dele, Alcina, a sua namorada de sempre, «tomou consciência de que a sua individualidade encerrava outros seres» e também ela viveu duas existências. Por causa deles, pode o leitor viver muitas existências incentivado pelas páginas de uma narrativa exímia. «O Homem que viveu duas vezes» é o título do romance a que nos referimos, e Carlos Machado é o contador habilíssimo de histórias que constroem vidas.

Primeiro livro do autor, e logo galardoado com o «Prémio Alves Redol 2006», atribuído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, este romance de prosa musculada, coloquial e imprevista, que ata o leitor às suas páginas e o mantém inquieto até ao final, entra na literatura portuguesa pela porta a que tem direito: a porta grande. A edição é da Presença, editora que tem a chancela de três títulos de David Machado, filho de Carlos Machado.




AMCB com projecto de Modernização Administrativa
Operacionalizar serviços e desburocratizar a gestão autárquica

A Associação de Municípios da Cova da Beira (AMCB) pretende transformar os 13 municípios que a constituem (Almeida, Belmonte, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Fundão, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Pinhel, Sabugal e Trancoso) mais eficazes no desenvolvimento das operações autárquicas e no relacionamento com os cidadãos e as empresas.


O projecto foi candidatado ao Sistema de Apoios à Modernização Administrativa (SAMA) que, de resto, é uma das prioridades do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional) para eliminar a burocracia dos processos administrativos e optimizar o funcionamento da organização interna e entre municípios






Cova da Beira mantém autonomia judicial
PS local e autarquia anunciam informação do Governo

A medida decidida pelo Governo vai ser oficialmente anunciada na próxima terça-feira, quando for divulgado o novo mapa judiciário. Em vez de uma única comarca em Castelo Branco, a Cova da Beira mantém a sua autonomia
Veja também
Alunos ponderam processar a UBI
Finalistas de Ciências de Desporto estão sem aulas a algumas cadeiras

Na Covilhã, os estudantes queixam-se de não terem aulas a várias cadeiras nos últimos três semestres e querem ver a situação resolvida. O departamento apresentou uma proposta para colmatar as falhas, mas os estudantes não a aceitam. Ao mesmo tempo, ponderam processar a UBI
“Ajitar” e “Cães à Solta” conquistam festival
Certame decorreu em Póvoa de Lanhoso

O Festival Nacional de Teatro de Amadores premiou “A Minha Família” com quatro galardões
Semana da Floresta dedicada a alunos do 1º e 2º ciclo
Escola Superior Agrária de Castelo Branco
Passar férias da Páscoa a brincar e a aprender
Actividades de ocupação de tempos livres

O período de interrupção lectiva pode ser aproveitado pelos mais novos para participar em iniciativas divertidas e pedagógicas. O Diário XXI mostra algumas das opções programadas para a região
Microgeração de energia aberta a particulares
EnerArea e Associação de Municípios da Cova da Beira
Ministério da Saúde apoia obras no Hospital do Fundão
Remodelação custa 4,5 milhões de euros

As obras de remodelação vão aumentar para o dobro a área do hospital que irá especializar-se em doenças infecto-contagiosas. O projecto foi apresentado publicamente ontem
Aldeias do Xisto entre as melhores descobertas
Revista alemã Geo Saison
Curso de Aplicações Informáticas de Gestão
Vila de Rei
Mais visitantes em Castelo Rodrigo
Dados do ano de 2007
Formação de jovens para a igualdade de géneros
Na Guarda e Fundão
Câmara adquire 700 computadores para Skoool
Castelo Branco



Aldeias históricas receberam 355 mil
As 12 localidades que constam no roteiro da rede das “Aldeias Históricas” de Portugal receberam um total de 355.202 visitantes em 2007, segundo dados oficiais, sendo que 84.327 foram turistas estrangeiros (23,7 por cento do total das visitas). No total de turistas, 270.875 foram portugueses e 84.327, estrangeiros. Almeida foi a localidade que mais visitantes recebeu (81.537), seguindo-se Sortelha (66.301) e Castelo Rodrigo (46.249).


“Call Center” da Vodafone na Covilhã
O último piso do edifício do Mercado Municipal, no centro da Covilhã, poderá acolher um importante investimento com mais de 250 postos de trabalho, apurou o “JF” junto de fontes próximas do processo que decorre há já algum tempo no mais estreito sigilo. Será, ao que tudo indica, um Call Center (Centro de Atendimento) ligado às novas tecnologias das comunicações e que poderá contar com a participação, entre outras empresas, do Grupo Vodafone.

Médico premiado impedido de vir
O médico Rui Cabral foi distinguido com o prémio Bluepharma/Universidade de Coimbra. Numa entrevista exclusiva ao “JF”, fala da importância do trabalho que esteve na origem da atribuição do prémio e, por outro lado, esclarece os motivos que impediram a sua transferência para o Hospital da Covilhã.

Vem aí 1.ª Conferência da Primavera

Contagem decrescente para a “1.ª Conferência da Primavera” promovida pelo Jornal do Fundão. Inovação e Empreendedorismo são os temas a debate no dia 11 de Abril na Moagem do Fundão. São diversos os oradores já confirmados.




Comerciantes despejados do Mercado Municipal
Têm que deixar local até final do mês
Até ao final do mês, as bancas de roupa do último piso têm de estar livres. A carta com a ordem chegou na semana passada, mas a autarquia não explicou porquê



Delgado é candidato à Associação Empresarial se não houver mais ninguém
Eleições a 22 de Abril
Para evitar um vazio directivo, Carlos Delgado, presidente da direcção, assume que se não aparecerem listas á Associação Empresarial, é candidato. Até porque, assegura a Comissão Administrativa, trata-se de uma instituição “saudável”



Ponte pedonal pronta até ao final do ano
Ligação entre Penedos Altos e cidade
Ponte da Carpinteira vai avançar