20 março 2008

Covilhanices



Acidente de viação vitima Reis Barata
Professor, jornalista, escritor e político faleceu na A23, na terça-feira

Natural de Casegas, Reis Barata faleceu na sequência de um despiste na auto-estrada, junto a Alcains. Desapareceu uma das figuras de maior relevo cultural e político do concelho da Covilhã. O funeral realiza-se hoje, às 15h30, da Igreja de São Francisco para o Cemitério da Covilhã
Veja também
Grupo Somague compra 49 por cento da Águas da Covilhã
Câmara escolhe agrupamento AGS/Hidurbe

O presidente da Câmara diz que os aumentos da água já estão acordados e são “razoáveis”. Os vereadores do PS dizem que as cláusulas do acordo parassocial abrem portas ao interesse dos privados, mesmo em minoria
Câmara cede espaço para contact center com 300 empregos
Edifício do mercado da Covilhã muda de vida

Câmara da Covilhã abriu concurso para elaboração do projecto de um novo mercado, nas imediações do cemitério da cidade
Ocupação hoteleira superior a 80 por cento
Hotéis da Serra da Estrela esperam dias de neve, para os muitos turistas que estão garantidos

Com algumas unidades hoteleiras perto de estarem preenchidas, a Turistrela está a produzir artificial para as pistas de esqui. No entanto prevê-se que neve nos próximos dias
Sindicato contesta dispensas na UBI
Sete funcionárias terão sido substituídas “violando a lei”
Câmara quer travar obras, depois de perder recurso
Autarquia contra trabalhos da Beiragás na Covilhã

Semana da Floresta reúne centenas de crianças
No âmbito do Dia da Floresta
Grupo de jovens promove igualdade de género
No âmbito de um projecto em que participa a ADM Estrela, da Guarda

A elaboração de um livro de boas práticas e o contacto com outros grupos fazem parte do trabalho desenvolvido por uma dezena de jovens, na Guarda
Trabalhadores em luto na manhã de hoje
Parque Arqueológico do Vale do Côa









Covilhanense ganha Câmara em França

Alda Pereira, 43 anos, natural do Tortosendo
Saiu da sua terra aos 3 anos para França. Viveu alguns anos num bairro da lata. Hoje é uma figura importante na esquerda socialista e tornou-se presidente de Câmara nos arredores de Paris
19-03-2008 NC última
Lobos da Neve “feridos” com pouca adesão
Só vieram 130 motards à concentração
O número de inscrições na concentração ficou abaixo do esperado, o que deixa o Moto Clube numa situação difícil. Vinte anos depois, os responsáveis receiam pelo futuro do encontro de motociclistas
19-03-2008 Ana Ribeiro Rodrigues Desporto
Crianças brincam e aprendem com estudantes de Medicina
Hospital faz de conta
Alunos de Medicina da UBI levam a cabo iniciativa que visa acabar com os receios que muitos miúdos têm em relação às batas brancas. Ao todo, em três dias, mais de 500 crianças passaram pelo Hospital Faz de Conta
19-03-2008 AAR Centrais
Câmara critica Juntas Médicas
Em Belmonte existe um funcionário com mais de mil faltas
A Câmara Municipal de Belmonte, em comunicado, mostrou-se esta semana solidária com a sal congénere de Santa Comba Dão que se mostrou indignada pelo facto da Junta Médica da ADSE ter dado como apto ao serviço um funcionário que só se consegue mover com recurso a canadianas. É que, diz a autarquia, “desde há alguns anos a esta parte vem acontecendo um caso idêntico com um trabalhador ao serviço deste município”.
19-03-2008 NC Região
Um Real goleador
Central covilhanense volta a dar vitória aos leões da Serra
Nos últimos jogos em casa, o central marcou sempre. No domingo, dois golos mais que deram a vitória frente ao Nelas. Agora, vem aí a segunda fase, para a qual o Covilhã parte com vantagem de cinco pontos sobre o Tourizense. E com uma nova dupla de treinadores da casa
19-03-2008 João Alves Desporto
Duas festas em Unhais
No dia em que recebe troféu do título distrital da época passada, clube assegura manutenção na terceira divisão
O clube serrano recebeu a Taça alusiva à conquista do distrital, na época passada, no passado domingo. Altura em que garantiu, com uma vitória sobre o Gândara, a manutenção na Terceira Divisão. Ou seja, houve festa a dobrar em Unhais







Contact center» na Covilhã cria 300 empregos
Contrato será assinado a 2 de Abril
O último piso do mercado municipal da Covilhã vai ser cedido para um "contact center" com 300 empregos na área das tecnologias e que vai servir várias empresas, anunciou hoje a Câmara local.

O presidente da autarquia, Carlos Pinto, recusou-se a adiantar o nome da firma responsável pelo investimento, remetendo os detalhes para a assinatura do contrato a 02 de Abril, nos Paços do Concelho.

O "contact center" começa a trabalhar em Outubro e, entretanto, os 15 feirantes de pronto-a-vestir e calçado que ocupam o último piso do mercado vão ser transferidos para espaços temporários, a instalar no terraço do Sporting Shopping, no centro da cidade.
Segundo o presidente da Câmara, os restantes pisos do edifício também vão acolher empresas ligadas às telecomunicações e novas tecnologias.

Assim, a Câmara abriu hoje concurso para o projecto de um novo mercado municipal, ocupando o espaço de antigas fábricas têxteis junto ao cemitério da cidade. "O novo mercado vai ter melhores condições e o triplo da área actual", disse.

Apesar de não adiantar prazos para conclusão da obra, uma vez que também depende da dispo (...)

19-03-2008
Ka/Lusa
Centro Transfronteiriço quer fixar empresários
Na vila do Soito, Sabugal

Um Centro de Negócios Transfronteiriço, com capacidade para receber 32 pequenas e médias empresas, está a ser criado na vila do Soito por iniciativa da Câmara Municipal do Sabugal, disse hoje à Lusa fonte autárquica.

Segundo o presidente da Câmara do Sabugal, Manuel Rito, a infra-estrutura ocupa as antigas instalações da fábrica de refrigerantes "Cristalina", que encerrou em 1994, e a sua construção deve ficar concluída até final de Maio.

"São 32 fracções autónomas que ficam à disposição dos empreendedores deste concelho e daqueles que aqui se queiram fixar", afirmou o autarca à Lusa, adiantando que o espaço possui cinco mil metros quadrados de área coberta.

19-03-2008 ASR Lusa
Providência cautelar para travar obras da Beiragás
Por «milhares de euros» de prejuízos, diz Câmara da Covilhã

A Câmara da Covilhã anunciou hoje que "vai apresentar no Tribunal Administrativo e Fiscal uma providência cautelar" para travar obras da empresa de gás natural Beiragás, refere em comunicado.

A autarquia acusa a empresa do grupo Galp de "destruir o espaço público através de obras que não são devidamente efectuadas", acusação desmentida pela Beiragás, em esclarecimentos prestados à Agência Lusa.

A empresa recorda que a autarquia já perdeu uma outra queixa, em que um acórdão do Supremo Tribunal Administrativo do último dia 14 de Março e a que a Agência Lusa teve acesso, "confere o direito de fazer as obras sem licença municipal" à Beiragás.

19-03-2008
Ka/Lusa
Páscoa na Serra da Estrela ocupada a 80 por cento
Queda de Neve deverá juntar-se aos turistas

A taxa de ocupação dos hotéis da Região de Turismo da Serra da Estrela (RTSE) para a Páscoa é superior a 80 por cento, num fim-de-semana em que se prevê queda de neve.

"Estamos a reunir os dados. Os número que já temos indicam que metade dos 32 hotéis desta área têm uma taxa média de ocupação de 86 por cento, sendo que já há alguns a 100 por cento", referiu à Lusa o presidente da RTSE, Jorge Patrão.

Jorge Patrão acredita que a produção de neve artificial na Serra da Estrela é um dos factores que contribui para estas taxas de ocupação.

19-03-2008
Lusa
Quercus expõe projecto eHco no centro cívico
www.quercus-construcaosustentavel.com

O projecto eHco- Habitação Ecológica da Quercus, está em Castelo Branco, patente ao público na praça do Município até ao dia 31 de Março. Trata-se de um projecto dedicado a uma acção sobre a construção e utilização de uma casa de forma mais sustentável.

Samuel Infante, presidente do núcleo de Castelo Branco da Quercus, explica que o eHco, é um projecto que se iniciou há algum tempo e que tem percorrido o País.

"Esta iniciativa pretende levar ao conhecimento do público em geral, autarquias, construtores civis e decisores políticos, que existem tecnologias alternativas e produtos que funcionam e são viáveis ao nível da construção ecológica e das energias renováveis", refere. Por outro lado, o responsável da Quercus diz ainda que no fundo, esta iniciativa é uma montra de produtos e tecnologias que serve ainda para fazer uma ponte de contacto com os fornecedores e permitir que as pessoas tomem opções ao nível da construção e que tenham em linha de conta a utilização de tecnologias ecológicas.

1 Rebolos:

Asno disse...

O que o senhor Pinto não diz é o porque de ter perdido já outras causas com a Beiragás e motivo pelo qual a chegada do gás natural à cidade foi tão tardia.
Sua exelência não queria instalar o gás natural na cidade, uma mais valia para os habitantes, por quis cobrar um balurdio à empresa por metro linear instalado.
Depois deu-se mal...
Assim se defendem os interesses dos munícipes no nosso concelho...A estourar dinheiros do Zé em tribunais...

21/3/08 16:45