08 março 2008

Em primeiros sempre pelas piores razões


Portugueses são os mais stressados da Europa

... A média europeia do índice de stress trabalho-família é de 1,88. Os portugueses registam o valor mais elevado (1,96) e com alguma distância dos espanhóis (1,91) e dos britânicos (1,90).Mas são as mulheres que revelam os níveis de ansiedade mais altos nesta relação (2,11), quando a média geral é de 1,93. As portuguesas, sobretudo as que têm filhos pequenos, trabalham muitas horas no emprego e em casa e sentem-se injustiçadas pela importância que a sociedade lhes atribui.

Estas são algumas das conclusões do livro Família e Género em Portugal e na Europa, que se insere no Internacional Social Survey, realizado em 2002/2003 em Portugal, Alemanha, Grã-Bretanha, Suécia, República Checa, Espanha e França. É de sublinhar que Portugal tem as taxas mais elevadas de actividade feminina, sobretudo entre as que têm filhos com menos de seis anos....

Nota: Pessoalmente encontro neste comportamento uma das principais razões para a mudança de padrões de vida e comportamento das novas gerações aos quais o conceito de família foi negado.