28 março 2008

Jovem Covilhanense com Iniciativa

Covilhã: Jovem cria site contra abusos bancários

Um jovem de 31 anos, da Covilhã, criou um sítio na Internet sobre "defesa do consumidor perante abusos bancários" que agora pretende dar origem a uma associação, disse hoje à Agência Lusa, Hugo Prata, autor da ideia.

O site 'Acabem - Defesa contra os abusos dos bancos' (www.acabem.com) nasceu depois de um contratempo."Tudo começou porque fui vítima de um pequeno abuso num banco, por falta de conhecimento, é certo, e achei que muitas pessoas estariam em condições semelhantes", conta Hugo Prata.

Após uma busca na Internet, concluiu que faltava informação que protegesse os clientes dos bancos e por isso decidiu . recolheu dados, pediu colaborações e o site entrou em funcionamento "há cerca de dois meses".

"O nome não pretende significar a ideia de acabar com abusos bancários", salientou.

O site apresenta informação sobre termos bancários, como indexação, PPH, TAEG, tem páginas sobre determinados temas, seja uso de cheques ou microcrédito, entre outros e inclui até modelos de cartas a enviar para os bancos em situações específicas (cobrança indevida de tarifas bancárias, renegociação de spread, entre outras).

"Pretendemos que as pessoas tomem conhecimento de muitas situações reais, que se previnam no futuro e não caíam no mesmo erro", explicou Hugo Prata, salientando que as pessoas "podem enviar queixas de situações abusivas".

A maior parte dos contactos feitos através do endereço de correio electrónico disponibilizado está relacionada com a compra de casa. "Há muitas dúvidas e diversas questões relacionadas com crédito à habitação", diz.

"O site ainda é pouco conhecido. Recebe entre 150 a 200 visitas por dia, mas noto que há uma tendência de crescimento no número de solicitações", sublinha Hugo Prata.

Tudo aqui: www.acabem.com/