18 março 2008

Organização uma mais valia

AMBIENTE DE TRABALHO

Organize o seu espaço
Conheça as nossas dicas para tornar o seu espaço de trabalho mais funcional e simultaneamente mais produtivo.

É verdade que uma secretária desarrumada ode ser sinal de produtividade e de uma mente criativa mas, muitas vezes, é o verdadeiro inimigo da gestão eficaz do tempo. Quantas vezes já deu por si a pensar que devia arrumar a sua secretária? E a pensar que, de certeza há uma forma de aproveitar melhor o espaço que tem à sua disposição? Conheça as nossas dicas para tornar o seu espaço de trabalho mais funcional e simultaneamente mais produtivo.
Se for dextro coloque o seu telefone do lado esquerdo da secretária, se for canhoto, faça o contrário.
Se tiver hipótese, escolha equipamentos wireless. Um teclado e rato sem fios são o suficiente para libertar bastante a sua secretária.
Limite-se a ter em cima da secretária os objectos que utiliza pelo menos duas ou três vezes por semana. Guarde o resto em gavetas ou armários.
A proximidade dos objectos deve ser definida de acordo com a frequência com que são utilizados. Deixe mais perto as coisas que utiliza com maior regularidade.
Não faça colecção de canetas, lápis e marcadores. Guarde dois ou três de cada, dificilmente irá precisar de mais. Utilize tabuleiros próprios para organizar papéis. Reserve um tabuleiro que sirva como “Caixa de Entrada”, no qual fiquem os papéis que ainda não tenham sido utilizados e outros tabuleiros classificados por temas ou pessoas. Nestes tabuleiros devem apenas ficar papéis importantes. Organize os restantes em arquivos que fiquem guardados em armários.
Elimine tudo o que sejam impressões, logo que tenha tratado do assunto em questão. O documento está guardado no seu computador, por isso não precisa de ter mais papel à solta na sua secretária.
Mantenha um caderno A5 junto ao telefone para ir tirando as notas necessárias. Desta forma evita ter uma série de papéis e post-its perdidos na sua secretária.
O ideal é que os homens guardem a sua carteira, chaves e outros objectos pessoais numa gaveta. Se não tiver gavetas, utilize o espaço “morto” por baixo do monitor do seu PC. As mulheres podem deixar a carteira no chão ou, se o espaço for suficiente, num canto da secretária.
Procure reduzir a quantidade de objectos pessoais. Se faz questão de ter perto de si fotos dos seus filhos ou do seu casamento, reduza para uma moldura, em vez de cinco. Outra ideia é prender a foto com um clip à divisória da sua secretária, dessa forma não está a “desperdiçar” espaço da sua secretária.
Se no final de cada dia, deitar fora as coisas de que já não precisa, vai ver que terá muito maior facilidade em manter a ordem. Procure transformar isto num hábito e verá que todas as manhãs será mais fácil começar o dia da melhor forma.

Nota: Um excelente ambiente de trabalho