27 abril 2008

Motins da fome marcam o fim da era da alimentação barata


Após 40 anos de preços baixos, o custo da alimentação vai subir. Os pobres já estão a sofrer e duvida-se que possamos dar de comer a todos

"Os motins de fome em África, na Ásia e na América Latina assinalam o fim de uma era, a da comida barata, e o risco de tempos de penúria alimentar. Josette Sheeran, directora do Programa Alimentar Mundial da ONU (PAM), definiu o "novo rosto da fome": o custo dos alimentos sobe rápida e sustentadamente, invertendo quatro décadas de declínio dos preços. Está em risco imediato a segurança alimentar de 36 países."É a pior crise do género em 30 anos", afirma o economista Jeffrey Sachs, conselheiro do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. "É um enorme problema que ameaça um grande número de governos. Alguns estão encostados às cordas e há consequências políticas ainda por chegar."Estão a ser tomadas medidas de emergência para conter a expansão dos motins e da fome, que hoje atinge 854 milhões de pessoas. Mas o PAM e as ONG estão perplexos. Nas crises recentes tratava-se de dar comida a populações vítimas de desastres naturais ou humanos: secas, guerras civis ou até casos de governos que utilizam a fome como meio de domínio político ou de chantagem internacional. Hoje, com "comida nas prateleiras", as pessoas não têm dinheiro para a comprar. Como ajudar?" in Público

Nota Pessoal
:
Estamos a viver uma crise e será que nos estamos a aperceber de tal? Quanto tempo demorará até sermos verdadeiramente afectados?

Votos de um excelente fim-de-semana.

Saudações Cordiais,

Vizinha

2 Rebolos:

eddy disse...

Antes de mais quero agradecer-lhe a visita que efectou ao meu blog. entre todos os seus interessantes lugares "virtuais", escolhi este, pois como conheço e aprecio a região do Paul, valeu este factor de "proximidade". relativamente a este post sobre a terrivel fome dos mais desfavorecidos deste mundo heróicamente soletrado nas televisões como "subdesenvolvido", apenas acrescento um número: 100 milhões de seres humanos não têm absolutamente nada para ingerir...que mundo este!?? que desenvolvimento este!?!

Um "saludo" beirão.

28/4/08 19:14
Anónimo disse...

Crise alimentar Mundial : um problema de fornecimento em vez de exigir!

Para explicar a fome que ganha várias regiões do mundo, a maioria dos especialistas entrevistados alegaram um problema da explosão da procura, presumindo que será cada vez mais difícil para alimentar a população mundial. Poder-se-na verdade acho que a Terra não pode alimentos para 6 mil milhões de habitantes e com uma explosão demográfica no meio, fomes são susceptíveis de aumentar. Isso não é inevitável uma vez que estamos muito mais a enfrentar uma escassez da oferta como um problema de excesso de procura!

Como é que vamos na Terra, em 50, 100, 200, 300 anos?
Demógrafos previsões dependem de uma população global de 9 mil milhões de euros em 2050. Como vamos então na Terra, em 2100 ou 2150? Também 9 bilhões!
Para o crescimento mundial não segue uma função linear, mas sim uma curva que irá estabilizar além de um certo limite. Com efeito, todos os países têm experimentado ou será uma experiência familiar fenómeno da transição demográfica, que é caracterizada por um declínio das taxas de natalidade na sequência de uma queda nas taxas de mortalidade (ver esquema). É provável que, a longo prazo, todas as mulheres têm cerca de duas crianças (como é o caso hoje em países desenvolvidos), que é apenas o suficiente para assegurar a renovação das gerações.

A Terra pode alimentos para 6 mil milhões de seres humanos (e amanhã 9 mil milhões de euros)?
Você sabe que de 2 / 3 das culturas da agricultura questões globais que não está sequer em um que foi praticado na Europa durante a Idade Média (de fome Engenheiro Agrônomo Rene Dumont)? A grande maioria dos agricultores no mundo inteiro têm efeito somente ferramentas que as suas duas mãos e algumas técnicas rudimentares. Eles não usam máquinas motorizadas (tractores ou outras), nenhum instrumento mecânico (arado ou animal ou para ajudar os campos), são confrontados com problemas de irrigação e falta acesso aos fertilizantes.

Famina: um problema de oferta insuficiente
Por que é importante considerar a questão da fome em termos de uma escassez de oferta e não como excesso da procura? Porque, dependendo se o mesmo ocorre do lado da procura ou a oferta, apelamos às diferentes políticas económicas. Por um lado, propomos políticas de natalidade nos países em desenvolvimento, controle e diminuir nos países industrializados, enquanto o outro será apresentada a necessidade de ação afirmativa ajuda ao desenvolvimento. Car minúsculo ganhos de produtividade na agricultura tecnologia poderia ajudar a resolver muitos problemas de sub-nutrição em todo o mundo.


Mantém-se a agir ...

29/4/08 04:24