01 agosto 2008

Covilhanices


Ambiente quer Torre com teleférico e parque pago Sexta-Feira,
Inauguração do Centro de Interpretação da Serra da Estrela

O secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa, defendeu sexta-feira a criação de um teleférico e estacionamento pago no ponto mais alto de Portugal, a par de gestão mais eficaz na recolha de resíduos Humberto Rosa inaugurou ontem o centro de interpretação da Serra da Estrela, na Torre. O espaço funciona no mesmo edifício da zona comercial com uma exposição permanente que explica a história da Serra da Estrela, as espécies que a povoam e as características especiais da montanha. A zona das exposições temporárias abriu com uma mostra dedicada às flores da Serra da Estrela, seguindo-se outras temáticas ao longo do ano. Uma recepção onde são distribuídos diversos folhetos sobre instituições ligadas à Serra e um auditório, onde haverá actividades regulares, são outros dos espaços do centro.
“A Torre é local de peregrinação dos portugueses. Todos querem ir ao ponto mais alto do continente, mas o visitante não pode ser entregue a si próprio”, realçou Humberto Rosa. “É importante que o meio lhe seja explicado e este Centro de Interpretação é a primeira peça”, sublinhou.

“AINDA LONGE DO IDEAL”
“A Torre ainda está longe do que seria ideal, embora tenha progredido muito”, referiu o governante, numa alusão a conversações que, segundo referiu, o Governo tem em curso com as diversas entidades ligadas àquela área. “Há várias ideias em cima da mesa”, referiu.
Uma delas passa pela necessidade de regular o tráfego. “É uma peça importante. Se puder vir a existir um teleférico, como está em vista, isso será uma oportunidade de condicionar o tráfego”. Humberto Rosa sugere, por exemplo, que quem quiser levar o carro para a Torre, apesar de existir teleférico, “se prepare para pagar o estacionamento”.
Humberto Rosa defendeu ainda uma melhor recolha de lixo na zona da Torre e maior sensibilização para os visitantes. “Quem deixa o lixo não o faz por maldade, mas por falta de consciencialização”, realçou. A implementação de acções depende de “conversas com os municípios e entidades gestoras de resíduos sólidos urbanos. A Resistrela, por exemplo, foi criada há pouco tempo. Ainda não lhe posso dar um calendário”, concluiu.

“É prematuro falar de valores”
Humberto Rosa recusou-se, no entanto, a adiantar um valor para o estacionamento pago, que defende em complementariedade a um teleférico. “É muito prematuro falar nisso. Ainda nem o teleférico existe”, refere. Sobre os custos que tal investimento poderia comportar, admite não ter detalhes da ideia falada há vários anos para a Serra da Estrela, apesar de a defender como princípio. “Há verbas do Turismo que poderão ser mobilizadas para o efeito”, acrescentou.


Piscina praia da Covilhã e no Teixoso abrem este fim-de-semana

Com capacidade para acolher 3.400 pessoas

O investimento ascende a 3,5 milhões de euros e promete dar um Verão mais feliz, sobretudo aos jovens A Câmara da Covilhã inaugura hoje e sábado duas novas piscinas num investimento total de 3,5 milhões de euros, com capacidade para acolher 3.400 pessoas, anunciou a autarquia. Hoje, às 19h00, abre a piscina da vila do Teixoso, com uma área de 580 metros, enquanto no sábado, à mesma hora, é inaugurada a piscina praia da Covilhã, onde as ondas artificiais vão ser uma das atracções.
“São estruturas de lazer destinadas não só para a cidade, mas capazes de atrair visitantes de toda a região”, realça Carlos Pinto, presidente da Câmara da Covilhã. Desenhadas pelo arquitecto Marçal Grilo, “tiram partido da experiência que ele tem na concepção de espaços deste género e estão dotadas das mais modernas aquisições”.
No caso da piscina praia da Covilhã, estende-se no seguimento do Jardim do Lago, o maior espaço verde da cidade, rodeada por uma zona de lazer de sete hectares e com o espaço concebido para fazer lembrar uma praia. No Inverno, as vedações que delimitam o espaço são retiradas e é integrada no Jardim do Lago.

OS PREÇOS
A piscina do Teixoso vai funcionar todos os dias, das 9h00 às 20h00, com preços que vão dos 1,5 aos 3,2 euros. A piscina praia da Covilhã, aberta também todos os dias, funciona das 10h00 às 20h00 com preços entre 2 e 5 euros. Haverá descontos para crianças e portadores do cartão social municipal.

Novo Museu de Arte e Cultura
A autarquia inaugura também hoje o Museu de Arte e Cultura da Covilhã, no centro da cidade. O espaço do município que já tem acolhido outras actividades culturais passa agora a albergar um exposição permanente de mais de cem obras de arte. As obras de cariz religioso e arquitectónico fazem parte de uma colecção reunida e recuperada pela Câmara e retratam parte da história do concelho da Covilhã. A entrada no museu é gratuita.

“A UBI não tem despesas ilegais”
Garantia do Reitor
A garantia é deixada pelo Reitor, Santos Silva, que lamenta que notícias sobre relatório do Tribunal de Contas tenham posto quatro universidades do País “no mesmo saco”
30-07-2008 ARR Covilhã
Juventude dinâmica da região junta-se na Boidobra
Semana da Juventude
Mais de cem elementos de associações juvenis de seis distritos vão proporcionar uma semana recheada de várias actividades, em que toda a gente pode participar
30-07-2008 ARR Covilhã
Escultor do concelho mostra-se no mundo
Conhecido pelas esculturas em areia, José Alexandre acaba de chegar de Moscovo, onde deu a conhecer o seu trabalho
Antes passou pela Turquia e fez um Cristo de grandes dimensões em Cabo Verde
30-07-2008 ARR Centrais
Empregos na Delphi seguros até 2009
Encomenda da OPEL adia despedimentos
Uma encomenda para a Opel, que chegou à empresa, adiou os despedimentos que estavam previstos até Dezembro de 2008. Por isso, os postos de trabalho estão seguros, pelo menos, até 2009
30-07-2008 Lusa/NC Actualidade
Hélio é o segundo técnico do Leão da Serra na pré-época
Ex-vitoriano diz que objectivo é a manutenção
Hélio Sousa, ex-jogador e treinador do Vitória de Setúbal, iniciou o seu trabalho com técnico do Covilhã esta semana, após a saída de Álvaro. Manutenção na Liga Vitalis é o objectivo do novo treinador, que não trará preparador físico e quer apenas três reforços
30-07-2008 JA Desporto