16 novembro 2008

É altura de começar a pintar o Natal!



Caríssimos,

é verdade que ainda falta algum tempo para celebrar o Natal, o nascimento de Jesus, a correria às últimas prendas, enfim...
Também é verdade que nós temos ainda a Sta. Bebiana para comemorar mas não podemos ficar alheios ao que à nossa volta se começa a passar. Isto é, por aqui e por ali começa a pintar-se o Natal.
Aproveitei o fim-de-semana para decorar a casa e para procurar uma receitas.
Deixo-vos aqui a primeira de, talvez, muitas.
Participe, envio-nos uma das suas receitas de Natal ou mesmo todo o menu!!

Votos de uma excelente semana.
Encontramo-nos na festa de Sta. Bebiana.

Saudações Cordiais,
Vizinha.


Bolo de Natal

Ingredientes:
500 g de farinha
500 g de açúcar
250 g de manteiga
6 ovos
3 colheres de chá de fermento em póraspa da casca de 1 limãonoz-moscada
1 cálice de aguardente1 cálice de vinho de Porto
500 g de frutas cristalizadas (tendo de incluir obrigatoriamente cidrão)
125 g de nozes1,5 dl de melaço2 variedades de doce de fruta (2 colheres de sopa de cada um: marmelo, figo, uva, morango, entre outros)
Preparação:
Picam-se as frutas cristalizadas e polvilham-se com farinha. Bate-se a manteiga com o açúcar até se obter um creme. Juntam-se as gemas, misturam-se bem e adicionam-se os restantes ingredientes com a excepção com excepção das claras, sendo a farinha peneirada com o fermento.Batem-se as claras em castelo bem firme e juntam-se ao preparado anterior. Deita-se a massa numa forma redonda bem untada com manteiga e polvilhada com farinha e leva-se a cozer em forno médio durante cerca de uma hora e meia. Verifica-se a cozedura com um palito, que deve sair seco.
______________________-
Nota: Este bolo, que deve ser feito pelo menos com 8 dias de antecedência, serve-se no Natal sem qualquer enfeite ou apenas enfeitado com frutas cristalizadas.