15 janeiro 2009

Covilhanices

Esgalhado acredita na recandidatura de Carlos Pinto
Vice-presidente revela possível recandidatura do autarca
E mostra-se disponível para o acompanhar



Nevão como não se via há uma década
Sexta-feira, cidade foi mesmo de neve
Bombeiros espalharam sal para combater o gelo



Patrão eleito para entidade de Turismo pouco consensual
Jorge Patrão foi eleito presidente da nova entidade que gere o Turismo na Serra
Porém, cinco municípios já anunciaram que irão impugnar o acto eleitoral



Escola Campo Melo com défice de auxiliares
No dia em que comemora 125 anos de vida, a instituição reclama mais auxiliares
E o reordenamento da zona envolvente à escola, bem como estacionamento



Pais contestam fecho do ATL da Santa Casa
Em Belmonte
Centro de Actividades da Santa Casa vai fechar. Provedor alega falta de verbas e acusa Câmara de não apoiar. Autarca diz que acusações serão justificadas em local próprio. Pais de 90 crianças dizem que é tudo “política”, lembram últimos investimentos da Misericórdia e continuam sem saber onde irão deixar os filhos a partir de dia 30



Pontinho de sabor apimentado na Póvoa
Covilhã empata a uma bola em Varzim
O Covilhã empata a uma bola no terreno do Varzim. Serranos estiveram a ganhar, deixaram-se empatar mas seguraram precioso ponto até final






Há ouro perto de Penamacor e de Idanha-a-Velha

foto
Há ouro na área envolvente ao maciço granítico de Penamacor, que se estende até à zona de Idanha-a-Velha. Os estudos foram realizados por investigadores do ex-Instituto Geológico e Mineiro, actual Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, organismo que se prepara para avançar com trabalhos de geofísica para descobrir de onde vem, afinal, o referido metal precioso e quais são as suas características.
foto
Empresários "fintam" a crise com projectos vencedores
Numa altura em que se fala tanto de recessão, de crise e de problemas com as empresas, o Jornal do Fundão decidiu ir à procura dos casos de sucesso no tecido empresarial da região. Esta semana começamos por apresentar três empresas que ganharam espaço no mercado local, nacional e até internacional, em áreas tão diversas como a decoração, energias renováveis e produção de audiovisuais.

Castelo Branco vai ter hospital privado
A intenção é clara por parte do Grupo Lusófona: dotar a cidade de Castelo Branco e a região, já em Setembro, de um novo hospital. O contrato-promessa de compra e venda das Galerias Império já está formalizado e a curto-prazo deverão arrancar as obras de adaptação e reconversão deste espaço comercial para poder alojar o hospital privado, num investimento de seis milhões de euros.

Alunos da Secundária contra a discriminação
Na Secundária do Fundão, como na generalidade das escolas do país, os alunos com mobilidade reduzida ainda são discriminados, dada a falta de condições de acesso a equipamentos fundamentais como laboratórios, biblioteca e bar dos alunos. Atentos a esta realidade, um grupo de finalistas de 12.º ano está a desenvolver um projecto que pretende resolver estes problemas.

Mulheres centenárias, exemplos de resistência
Em Portugal, há 600 pessoas com cem ou mais anos. Estes números são dos Censos realizados em 2001. A tendência para a longevidade dos nossos idosos, em 2008, provavelmente aumentou devido à esperança média de vida também ter vindo a crescer. O Jornal do Fundão foi conhecer algumas mulheres que chegaram (e outras ultrapassaram) a mítica barreira do século de vida.

Rádio
Carlos Salema preside ao Conselho Geral da UBI
Carlos Salema foi eleito presidente do Conselho Geral da Universidade da Beira Interior (UBI). Carlos Salema, presidente do Instituto de Telecomunicações, foi eleito com 17 votos contra os 11 votos recolhidos por Francisco Maria Sousa Soares, ex-bastonário da Ordem dos Engenheiros, que vai ocupar o cargo de vice-presidente do Conselho Geral da UBI. Para Carlos Salema a eleição é "uma honra que espero vir a merecer".