22 janeiro 2009

Covilhanices


foto
Regio
nalização regressa ao calendário político
Cai a região da Beira Interior proposta por António Guterres em 1998. José Sócrates quer mapa com base nas cinco regiões-plano que vigoram relativamente imutáveis desde a passagem de Marcelo Caetano como presidente do Conselho, nos anos 70: Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve. É a garantia de um processo mais pacífico para evitar novo chumbo.

O sucesso enquanto jovens
São jovens, ambiciosos, talentosos e abraçaram diversas profissões que lhes dão uma projecção no país (e alguns já além fronteiras). O JF foi conhecer alguns jovens que se lançaram em projectos comerciais, culturais, artísticos e desportivos que os realizam plenamente. Contra tudo e contra todos, afirmam-se num universo cada vez mais difícil e elitista. São beirões de sucesso.


foto
Empresa espanhola garante autocarros menos poluentes para a Covilhã Foi adjudicada à empresa Corporación Española de Transportes SA a concessão dos transportes colectivos urbanos da Covilhã. A decisão garante melhorias no serviço oferecido à população, explica o vice-presidente da autarquia. Segundo João Esgalhado as mudanças passam por “uma muito maior frequência de circulação” e pela possibilidade de “com o mesmo bilhete a pessoa fazer percursos muito mais diversificados do que no passado”.
foto


Militares da Brigada de Trânsito fazem greve às multas Os militares da antiga Brigada de Trânsito de Castelo Branco (a actual Unidade Nacional de Trânsito que perdeu o comando operacional, integrando o Comando Territorial) estão a aderir à greve às multas que se tem feito sentir por todo o país e que pretende demonstrar o descontentamento com estas alterações.

Há ouro perto de Penamacor e de Idanha-a-Velha
Há ouro na área envolvente ao maciço granítico de Penamacor, que se estende até à zona de Idanha-a-Velha. Os estudos foram realizados por investigadores do ex-Instituto Geológico e Mineiro, actual Instituto Nacional de Engenharia, Tecnologia e Inovação, organismo que se prepara para avançar com trabalhos de geofísica para descobrir de onde vem, afinal, o referido metal precioso e quais são as suas características.

Rádio
Distrito com mais 167 camas de Cuidados Continuados Quatro organismos do distrito de Castelo Branco vão ser contemplados com verbas do programa Modelar para criarem mais camas a integrar na Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados. Os protocolos foram recentemente assinados e no caso da região vão receber apoios na ordem dos 750 mil euros, que permitirá criar no distrito 167 novas camas de Cuidados Continuados.





Belmonte: o único município que ganha gente na Cova da Beira
Nos últimos seis anos, Cova da Beira perdeu mais de mil habitantes
Apesar de não registar uma subida de nascimentos, Belmonte é um dos únicos concelhos, na Beira Interior, que ganhou população nos últimos seis anos, segundo o Instituto Nacional de Estatística. Porém, também tem registos pouco famosos na Educação e nas taxas de criminalidade



“Liga decide-se nas últimas cinco jornadas”
Entrevista a Hélio Sousa, treinador do Covilhã
Hélio Sousa, treinador do Covilhã, diz que a posição da equipa, neste momento, é a “merecida”, embora a qualidade do futebol praticado já pudesse ter dado mais pontos. O treinador está agradado na cidade e, caso consiga a manutenção, diz que se houver convite para renovar, os “leões” estão no topo das prioridades



Grupo Pestana confirma reconversão do Ex-Sanatório
Obras arrancam este ano
Investimento na ordem dos 17,5 milhões



Alunos da EPABI em greve após ameaças de senhorios
Manifestaram-se na passada sexta-feira
Alunos queixam-se dos atrasos no pagamento dos apoios sociais, o que dificulta o assumir de encargos com rendas de casa. Escola diz que já está tudo em dia



Covilhã terá novos autocarros
Concurso público
Empresa espanhola Corporación Española de Transportes, SA deverá iniciar as actividades no Verão