01 fevereiro 2009

Cada vez mais novos...

PSP deteve adolescente que é suspeito de mais 20 assaltos

Jovem de 18 anos suspeito de roubo ao tribunal

O Tribunal da Covilhã foi ontem assaltado. O furto terá ocorrido de madrugada, numa altura em que o edifício estava vazio e sem qualquer sistema de segurança ou alarme. O alerta só foi dado de manhã quando a funcionária de serviço chegou ao local, onde também estão instalados os serviços do Ministério Público e a Conservatória do Registo Civil. Os suspeitos, que não terão roubado mais do que uma pequena quantia em dinheiro, foram detidos ao fim da tarde de ontem. Um jovem de 18 anos será presente a tribunal na segunda-feira. Foi identificado um alegado cúmplice menor, de 14 anos.

O caso não é inédito: a 5 de Janeiro aconteceu o mesmo no Tribunal de Trabalho da Covilhã (situado noutra zona da cidade). A PSP, que iniciou de imediato as investigações, tinha fortes suspeitas quanto ao autor dos furtos. "A forma de agir é exactamente a mesma que tem sido usada noutros pequenos furtos realizados em edifícios públicos da cidade. Temos pelo menos um dos autores referenciado, mas a inexistência de flagrante delito e de provas concretas não permite a detenção do mesmo", adiantou ao DN fonte policial ao início da tarde.

O suspeito foi detido às 18.30 e, segundo comunicado daquela força de segurança, ainda tinha na sua posse de 110 euros e "assumiu a autoria do assalto." A PSP refere que o jovem está indiciado por 20 assaltos "nomeadamente escolas primárias e secundárias, tendo inclusive assumido o assalto a outras instalações, cujos furtos estão em investigação."

Na madrugada de ontem, os dois jovens terão começado por saltar o muro das traseiras do edifício e depois, com a ajuda de uma escada, chegaram até a uma das janela do primeiro andar que, segundo o comunicado da polícia, partiram com pedras da calçada. A dupla não provocou grandes estragos e só terá mesmo roubado uma pequena quantia em dinheiro. Ainda assim, a Polícia Judiciária da Guarda esteve no local.