20 fevereiro 2009

Covilhanices

Pilotos “invisíveis” nos céus da Covilhã
foto
A Crucial Sky Technology montou a sua sede no Parkurbis, na Covillhã, e lançou-se na área de alta tecnologia do controle de aviões não-pilotados entrando na competição da vanguarda mundial desta tecnologia, com aspirações intactas de se colocar na elite deste segmento, com inovações na investigação. Os investigadores são ex-alunos da UBI.

foto
O último construtor de adufes
A tradição de tocar adufe está a acabar. Um instrumento habitualmente tocado por mulheres, são já as mais velhas que garantem essa tradição. As mais novas não “ligam”. A Câmara Municipal diz estar atenta e promete incentivar a juventude. Nesta viagem com história, o JF visitou também um dos últimos fabricantes de adufes, José Relvas.

foto
Mais de nove mil utentes sem médico de família
Cerca de dez mil utentes do Centro de Saúde de Castelo Branco irão ficar sem médico de família, em meados deste ano, com a aposentação de mais quatro médicos, caso não sejam substituídos. Já em Julho de 2008 reformaram-se outros dois médicos, existindo actualmente 615 utentes sem médico de família e que recorrem à Consulta Aberta.


foto
“Universidade precisa de um plano estratégico”
O presidente da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, João Queiroz, já avançou com a sua candidatura a reitor da instituição covilhanense. As principais motivações e alguns pontos do seu programa são apresentados em entrevista ao Jornal do Fundão.


O desemprego que veio como prenda de casamento
João e Maria. Nomes fictícios neste papel, com existência real no mundo do desemprego. Percalço é apenas aquilo que, ao de leve, caracteriza o início de vida deste jovem casal. É com 800 euros que vivem. Um número que se desdobra ao limite da aproveitabilidade do orçamento apertado. O desemprego bateu-lhes à porta. Aos dois, poucos meses depois daquele que foi o Verão das suas vidas. O Verão do seu casamento.

Rádio

Fundão com Balcão de Heranças e Divórcio com Partilha
O Secretário de Estado da Justiça, João Tiago Silveira, assinala esta quinta-feira no Algarve a entrada em funcionamento de novos serviços do Balcão de Heranças e o Balcão Divórcio com Partilha. Estes serviços passam a estar também disponíveis em mais 26 novos locais, num total de 103 postos de atendimento, incluindo a cidade do Fundão.

Transportes urbanos no Fundão esta Primavera
Dentro de algumas semana, “lá para Abril ou Maio”, os munícipes do Fundão passarão a deslocar-se de autocarro nas pequenas viagens dentro da área urbana do Fundão. A Câmara Municipal anunciou esta semana a aquisição de dois mini-autocarros que passarão a circular com frequência num trajecto urbano que servirá fundamentalmente os municipes que recorram aos serviços publicos da cidade.





Covilhã disponível para gerir Centro de Limpeza de Neve
Câmara coloca a hipótese de gerir o Centro de Limpeza de Neve de modo a que se resolva o problema dos sucessivos cortes de estrada no Maciço Central
Que prejudica o turismo e economia regional. Uma situação em que culpa as Estradas de Portugal



O regresso do Carnaval da Neve
Com vários bailes, a maioria das actividades centra-se no Mercado Municipal
Mas há também teatro para crianças, corsos, o desfile das escolas e o Enterro do Entrudo



Delphi suspende laboração
Na semana do Carnaval a fábrica de cablagens da Guarda pára
Crise internacional que afecta sector automóvel é a razão para esta suspensão



Aluna e professor envolvidos em agressão na UBI
Na passada terça-feira
Acabaram os dois no Hospital



Não havia necessidade
O Covilhã ganha por 3-2 à Oliveirense
Dá passo decisivo para a manutenção. Mas os últimos minutos do encontro foram de um sofrimento desnecessário