16 abril 2009

Covilhanices



Autarquia serrana surge em terceiro lugar no índice de endividamento líquido em relação às receitas do ano anterior no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.
Câmara lembra os números do investimento feito e é, por outro lado, a que menos despesas tem, a nível nacional, com funcionários

Músicos “entre o muito bom e o excelente”

O Concurso de Instrumentos de Arco Júlio Cardona voltou a trazer à Covilhã jovens talentosos de vários países
A japonesa Sayaka Kinoshiro venceu em violino e Beatriz Linares em violoncelo. Ana Cláudia Serrão foi a melhor covilhanen

Mineiros em greve nos dias 29 e 30

Na Panasqueira Exigem aumentos salariais
Covilhã, em época pascal, dá um doce ao último classificado, com uma derrota por 3-1, naquela que foi a pior exibição da época
Faltam seis jornadas e a distância para os últimos encurta









Depois de um período marcado pelo luto, o calendário religioso dá lugar às celebrações. Até ao fim do Inverno todas as terras fazem a sua festa. A Senhora do Incenso, em Penamacor, é uma das primeiras e das mais concorridas. O mesmo acontece na Senhora das Cabeças (Orjais) e no Santo Antão (Colmeal da Torre). O JF esteve lá.
Comprar uma concertina. Será este o primeiro investimento de Rui Vaz Gaudêncio, o pastor de 44 anos, natural da pequena localidade de Salvador, concelho de Penamacor, que na sexta-feira ganhou o segundo prémio do Euromilhões no valor de um milhão, setenta e sete mil, novecentos e vinte e dois euros e oitenta e nove cêntimos.

Com os olhos na ponta dos dedos
Carlos Luís ficou cego aos 21 anos mas isso não o impediu de tornar-se um dos mais requisitados fisioterapeutas da região. Se o objectivo é ir com lamúrias e queixinhas, então não vale a pena visitá-lo. É um homem que cultiva o conceito da cabeça levantada, ou não fosse ele próprio o exemplo de que a vida é para ser vivida com ambição, esperança e boa disposição.
“Nasceu uma nova estrela no mercado dos vinhos da região”. É nestes termos que o covilhanense José Carlos Costa Pais define o “Tranca da Barriga” totalmente produzido e engarrafado na Quinta de São Tiago. O empresário anunciou ainda a construção de um hotel de charme.

Japonesa Sayaka Kinishiro foi a grande vencedora
A sétima edição do Concurso Internacional de Instrumentos de Arco – Júlio Cardona superou todas as expectativas pelo nível evidenciado pela grande maioria dos 60 participantes de 29 países, sendo mesmo considerado pela organização, a melhor de sempre.

Ganhar a vida em terras outrora abandonadas
Uns regressaram de Lisboa depois da reforma para se dedicarem à agricultura. Venceram. Onde antes havia terra abandonada, hoje produz-se vinho. Outro, mais novo, deixou para trás a informática e optou pela agricultura. Com apenas 29 anos, já é proprietário de 20 hectares de pomares de cerejeiras. Casos que o JF foi conhecer.

Mineiros da Panasqueira marcam greve para o final de Abril
O Sindicato dos Trabalhadores da Industria Mineira marcou para os dias 29 e 30 de Abril uma greve de dois dias nas Minas da Panasqueira. O Tema foi votado e analisado em vários plenários sectoriais que decorreram na manhã desta segunda-feira na Panasqueira.