14 maio 2009

Covilhanices


João Queiroz não comenta.Data da tomada de posse não está marcada

O lado menos visível da Rampa
Para os carros estarem em pleno na subida da Serra da Estrela há um longo e constante trabalho de toda uma equipa por trás
São necessárias afinações, nivelamentos, limpezas. Enquanto milhares de pessoas vibram montanha acima com a passagem dos poderosos motores, “os mecânicos não saem das boxes, só vêem as partidas”, diz um deles
O Ministério da Saúde respondeu positivamente à candidatura do Centro Hospitalar da Cova da Beira
Unidade deverá estar a funcionar em 2010


António Lopes mantém funcionários da FIPER
Estavam 29 pessoas para sair. Empresário entende que na crise o sacrifício deve ser de todos e não só dos operários

Torneio infantil para comemorar 86 anos do Leão da Serra
Um torneio infantil, nos dias 30 e 31 de Maio, assinala aniversário e homenageia Gil Barreiros
Equipas campeãs da formação recebem faixas este domingo, no encontro com o Varzim


Bebé proveta da Beira Interior pode nascer em 2010
A decisão sobre o projecto de procriação medicamente assistida apresentado pelo Centro Hospitalar da Cova da Beira está prestes a ser tomada. Depois do parecer da Direcção-Geral de Saúde, cabe agora à administração regional do sector dar a última palavra. Se a candidatura do Centro Hospitalar da Cova da Beira à procriação medicamente assistida for avante, e não demorar muito tempo a pôr em prática, o primeiro bebé proveta do Interior ainda poderá nascer em 2010.
Um milhão de crianças em 20 anos, foi o número apontado pelo professor Jacinto Sarmento como sinal da crise demográfica. Desiguldades sociais têm consequências específicas sobre a infância. Dados revelados na primeira conferência do ciclo sobre os Direitos da Criança, que decorreu em Castelo Branco, deu ênfase à questão da defesa dos direitos de um dos elos mais frágeis da sociedade. Não apenas nas leis, mas nas práticas diárias

Fundanense viveu quarentena no México
“A cidade parece um cenário de um filme de ficção científica”, contou ao JF, Adriana Soares, fundanense de 28 anos que vive na Cidade do México, onde é arquitecta, desde Junho de 2007. Adriana trabalha num atelier com 28 colaboradores e, na semana passada, recebeu um email de pânico da sua chefe onde pedia aos funcionários para não irem trabalhar. Começava aí a quarentena que viveu durante seis dias.
Durante 2008, em Castelo Branco registaram-se mais de 5000 ocorrências que representam um aumento de casos na ordem de 8,6 por cento. O assalto do Fundão é o quarto praticado no último meio ano em ourivesarias. “Efectivamente temos tido alguns episódios de criminalidade violenta, com recursos a armas de fogo, e aos quais as pessoas não estão muito habituadas e estamos em crer que vai continuar a ser assim, ou seja, vamos ter alguns casos com recurso a alguma violência, mas que não implicaram que estas cidades do Interior sejam menos seguras, diz o tenente-coronel Hélder Almeida, comandante do Grupo Territorial da GNR de Castelo Branco.
“O Orçamento do Estado transferido por aluno para a UBI é dos mais baixos a nível nacional, apesar de ter cerca de três quartos dos seus alunos custosos em termos de formação”, denuncia o Prof. Manuel Santos Silva, Reitor da UBI, que abandonará o cargo, logo que o ministro homologue o novo Reitor, Prof. João Queiroz, recentemente eleito. Santos Silva considera que se verifica “uma discriminação da UBI pela negativa, quando a OCDE recomenda que sejam discriminadas positivamente as instituições situadas no interior”.
O Município do Fundão está a desenvolver contactos com vista à integração da cereja do Fundão na eleição das maravilhas do mundo. A revelação foi feita pelo presidente da Câmara Manuel Frexes no decorrer da apresentação da campanha de promoção da cereja no presente ano.A autarquia vai investir pelo menos 50 mil euros na promoção da maior riqueza económica da região.