05 junho 2009

Covilhanices


Os adoradores da Gardunha

foto
Excedeu todas as expectativas a sétima edição do encontro nacional de caminheiros que se realizou no último dia de Maio, na Serra da Gardunha. Cerca de mil pessoas, participaram na marcha, que começou no largo dos Caminheiros da Gardunha, no Fundão, e levou gente de todas as idades e de vários pontos do país, desde a cidade até ao coração da Gardunha. Foi sempre a subir até aos 920 metros de altitude.

Cova da Beira é a mais competitiva da Beira Interior
A Beira Interior Sul (concelhos de Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Ródão) é uma das únicas quatro sub-regiões portuguesas que estão acima da média nacional no índice global de desenvolvimento regional. E a única da faixa interior do país. A Cova da Beira (Covilhã, Fundão e Belmonte) é a sub-região mais competitiva da Beira Interior. A sub-região da Serra da Estrela tem a maior qualidade ambiental do país.


fotoHélio Sousa abandona Sporting da Covilhã
O treinador Hélio Sousa, que fez uma excelente campanha, este ano, com o Sporting da Covilhã, na Liga Vitalis, vai abandonar o clube para integrar o projecto de Carlos Queiroz na Federação Portuguesa de Futebol. A saída foi alcançada por mútuo acordo entre o treinador a direcção do clube serrano.


Inspector da PJ implica todos os arguidos do caso da Borralheira
Fernandes Cruz, o inspector da PJ da Guarda que coordenou a investigação da morte de João Inácio (o homem da Borralheira que apareceu morto e amarrado a umas grades e a um carro em Outubro de 2007) atribuiu, hoje durante o seu testemunho no Tribunal, responsabilidade a todos os arguidos do processo.

Fundanense lidera estudantes do Técnico
Jean Barroca, do Fundão, é estudante do IS Técnico. Gosta de política e é filiado na JSD e no PSD. Foi eleito presidente da Associação de Estudantes. Ao JF disse que "as pessoas acreditaram num projecto. Comecei, por curiosidade, por sentido cívico, por me interessar em alguns temas em que A.E. tinha uma posição e para os quais achei que podia contribuir. Depois, com o aumento das responsabilidades, fui-me envolvendo cada vez mais e, ao fim do ano do primeiro mandato como vice-presidente, os meus colegas acharam que eu tinha condições".

"Resultado das eleições na UBI não foi surpresa"


fotoA poucos dias de tomar posse como reitor da Universidade da Beira Interior, João Queiroz, em entrevista, fala do processo eleitoral, do qual resultou uma denúncia anónima para o ministério que tutela o ensino superior, do futuro imediato da universidade, do processo de pacificação na UBI, das relações com os politécnicos da região e com o professor Santos Silva. O professor João Queiroz toma posse dia 19, no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde.
Rádio

Credores aprovam manutenção da Vesticon
A Assembleia de Credores aprovou a proposta de manutenção das confecções Vesticon no Tortosendo. Na sessão, que decorreu esta quinta-feira no Tribunal da Covilhã, ficou também definido um prazo de 15 dias para apresentação de novo plano de recuperação, isto porque a primeira proposta entregue pela empresa acabou por ser retirada.

Fundatur quer Parque de Campismo de três estrelas c/som
O Plano de Actividades para 2009/2010 da Fundatur – Empreendimentos Turísticos da Quinta do Convento, SA prevê qualificar a oferta turística do Parque de Campismo do Fundão. O objectivo principal é conseguir que a classificação turística do parque passe de 1 para as 3 estrelas no mínimo obtendo também o certificado de Turismo de Natureza do ICNB.