12 junho 2009

Covilhanices

foto"Laranja" amarga para o Partido Socialista
O distrito de Castelo Branco dividiu-se nestas Eleições Europeias, mas o PSD conseguiu vencer, algo que não acontecia há alguns anos. Os social-democratas brilharam nos concelhos do Fundão, Belmonte e em toda a zona do Pinhal. No distrito da Guarda, a "onda laranja" foi esmagadora e apenas um município (Manteigas) deu a vitória aos socialistas.

Faleceu o jovem de Alcongosta que estava gravemente ferido
Faleceu esta terça-feira o jovem de Alcongosta que tinha ficado gravemente ferido num acidente, registado no último sábado, à entrada do Fundão. Por este motivo, o arranque da Festa da Cereja em Alcongosta foi adiado para quinta-feira.

foto
“Xutos e Pontapés” na feira de Vila Velha de Ródão
Os Xutos & Pontapés e o DJ e animador da Antena 3, Fernando Alvim, são os cabeças de cartaz da XIII Feira de Actividades Económicas de Vila Velha de Ródão, que este ano se realiza no fim-de-semana de 26 a 28 de Junho. Celebrando este ano os trinta anos de carreira, os Xutos vão animar a noite de sábado, num concerto que se realiza no recinto da Senhora da Alagada.

Produzir energia ao pisar o chão
Desenvolver uma tecnologia já conhecida e tentar reduzir os custos dos materiais e da sua aplicação é a principal meta de um grupo de investigadores da UBI – Pedro Dinis Gaspar, António Espírito Santo e Bruno Ribeiro, em conjunto com um aluno da área, Filipe Casimiro e com a colaboração do Prof. Luís Carrilho. Para tal, conceberam um protótipo denominado “Pizo”.

Casal que passava notas falsas foi detido pela PJ
Um casal de feirantes, ambos de 56 anos, residentes em Castelo Branco, andava desde Abril a passar moeda falsa na zona de Castelo Branco e Vila Velha de Ródão. A Polícia Judiciária de Coimbra identificou os dois suspeitos, investigou-os e, na semana passada, deteve-os sob a acusação da prática de vários crimes.

Rádio

262.º aniversário da criação do concelho do Fundão c/som
No dia do concelho do Fundão foram entregues as medalhas de mérito municipal a sete personalidades e duas associações.
Coube ao Padre Américo da Encarnação Vaz falar em nome dos vários homenageados na sessão solene que decorreu esta terça-feira.

Ciclo de Teatro Universitário junta música e encenação
É o mais antigo festival deste género no país, treze anos de histórias contadas nos palcos da Covilhã. Até dia 16 há oito propostas a não perder na XIII edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior promovido pelo Teatrubi.