28 agosto 2009

Covilhanices

Elevadores e pontes encurtam distâncias na Covilhã
Os elevadores panorâmicos da Carpinteira asseguram o acesso da ponte pedonal ao centro da cidade. O concurso para a concretização da empreitada deverá ser lançado ainda antes do final do ano, prevendo-se que os trabalhos de construção e instalação dos elevadores possam ter início no primeiro trimestre do próximo ano. A moderna estrutura será constituída por dois elevadores, um com base na rua Ávila e Bolama, junto ao acesso à ponte pedonal, e outro mais acima, próximo da sede do Teatro das Beiras. A estrutura elevatória será completada com dois passadiços, o primeiro fará a ligação a meio da encosta, e o segundo directamente ao Jardim Público.

A Feira Internacional do Fundão fechou as portas no domingo. Música e moda marcaram alguns dos momentos altos do evento. O JF acompanhou de perto um deles: a preparação e o desfile de moda do estilista Carlos Gil, a jogar em casa. A ovação selou o dia. O estilista fundanense acabou de passar um teste particular na sua terra, na presença de um dia que ficou marcado na carreira de alguém que já se projectou nacionalmente mas que prefere manter os pés assentes na terra, na sua terra, no Fundão. Uma opção que mantém, que pretende manter.
Cumpriu-se a tradição. No Salgueiro (Fundão) realizou-se a festa em honra de São Bartolomeu. Foram três dias de festa rija. Debaixo de um clima de fé e, sobretudo de muitas superstições os protagonistas desta romaria continuam a ser: o santo e o seu criado ou o moço (diabo). Como dizem os mordomos “qualquer pessoa do Salgueiro gosta de servir o santo. Todos sentimos uma enorme alegria! Vale a pena ver o recinto cheio de pessoas que nos fazem questão de visitar.”
A Democracia ainda não portava sequer esgar de ritual, quando em 1975 nas eleições para a Constituinte – as primeiras após a revolução de Abril – ao círculo eleitoral de Castelo Branco foram atribuídos sete mandatos de deputado, seguindo o método da proporcionalidade de Hondt, avalizando mandatos segundo o número de eleitores inscritos nos distritos. 34 anos depois, o distrito elege, pela primeira vez, apenas quatro deputados à Assembleia da República. Pelo caminho perderam-se três mandatos, tradução de milhares a menos nos cadernos eleitorais.
O candidato do PS à Câmara Municipal do Fundão (CMF) quer “extinguir as empresas municipais que consomem milhões do erário público e nada dão em troca”. António Leal Salvado alerta para o facto “de haver bancos que já não emprestam dinheiro à CMF”. Uma nova acusação a que o actual presidente da CMF responde com ironia, “só se forem os bancos do jardim”, diz Manuel Frexes.



Aprender português na Covilhã
São 24 os alunos estrangeiros que integram até dia 3 de Setembro o Curso Intensivo de Língua Erasmus

De olhos postos na baliza e guitarra na mão
Hélder Machado foi este ano campeão de iniciados pela Estação


Reabriu a ponte do Paul
Obras obrigaram a desvio de trânsito


Aprender português na Covilhã
São 24 os alunos estrangeiros que integram até dia 3 de Setembro o Curso Intensivo de Língua Erasmus


Novo medicamento “dá esperança” a quem tem “doença dos pezinhos”
O fármaco travou a progressão da doença em 60 por cento dos casos


Diocese em peregrinação a Fátima
Nos dias 19 e 20 decorreu a peregrinação da Diocese da Guarda a Fátima.