29 outubro 2009

Covilhanices








Vinho de melhor qualidade na Adega da Covilhã
Adega espera produzir um milhão de litros de vinho



Leonor Cipriano quer desenvolver ainda mais a vila
Na história das eleições autárquicas na freguesia do Paul, entra pela segunda vez consecutiva o nome de uma mulher



Caloiros nas ruas da Covilhã
Latada foi na quarta-feira






Maiores concelhos da região perdem população


Só Guarda e Belmonte aumentaram de população entre 1991 e 2008. Castelo Branco, Covilhã e Fundão perdem. Há concelhos fora do eixo urbano que perderam quase um terço da população em 17 anos. O País sem se mexer, move-se.



Fomos a Proença ver trabalhar o recordista dos votos


Há um novo recordista nacional na disciplina de maratona eleitoral: o presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino, o mais jovem do distrito nestas funções. Fomos ver o recordista em acção, numa manhã quente de Outubro, no coração do Pinhal.



PJ investiga assassinato de uma mulher no Fundão


Roubo ou vingança são as hipóteses avançadas por João Santos, empresário fundanense, para tentar justificar a morte da mulher, que na terça-feira ao início da madrugada (00.45) foi encontrada morta e com vários ferimentos violentos no queixo, pescoço e face.



Banda viu a confraria da cherovia passar...


A cherovia andava esquecida até que a Banda lançou um festival. Queria criar uma confraria mas houve quem se antecipasse. Com alguma surpresa, a confraria foi formalizada recentemente por dois covilhanenses sem qualquer ligação à Banda.



Mais de cem mil pessoas visitaram Valhelhas


A época balnear deste ano, que se estendeu de 1 de Maio a 30 de Setembro, levou à Praia Fluvial e Parque de Campismo de Valhelhas mais de cem mil visitantes. Um número surpreendente e que significa um aumento substancial relativamente a anos anteriores.



O retrato do Mestre Malangatana


Quando um dia fizerem um livro sobre os grandes artistas do século XX, Malangatana terá certamente direito a um capítulo. Aos 73 anos é um homem preenchido com tudo o que a vida lhe reservou. Filho de Moçambique, defende que a arte é um instrumento de intervenção e de mobilização de consciências e vontades. A exposição no TMG da Guarda é prova disso



Instituições de ensino superior reclamam mais investimento c/som


Portugal continua a "desinvestir" no ensino superior, a ideia foi deixada em Castelo Branco pela administradora da Universidade de Lisboa. Luísa Cerdeira participou numa conferência sobre a evolução do financiamento do ensino superior, no âmbito das comemorações do 29º aniversário do Instituto Politécnico de Castelo Branco.



Festival dos cogumelos de 13 a 15 de Novembro no Alcaide


A iniciativa da Liga de Amigos do Alcaide, Junta de Freguesia e Empresa Municipal de Turismo do Fundão, vai ter lugar no segundo fim – de -semana de Novembro e poderá levar ao Alcaide cerca de 20 mil visitantes. O número foi avançado pela organização na apresentação do evento.