19 novembro 2009

Covilhanices


foto
Quem nasce na sub-região da Cova da Beira (Covilhã, Fundão e Belmonte) tem uma esperança de vida das mais elevadas do País: 79,3 anos. Os casamentos pelo civil ganham terreno. Os óbitos superam largamente os nascimentos. Não há renovação de gerações. Região com maiores índices de envelhecimento do país.

foto
É uma das poucas caçadoras da região e embora sinta a adrenalina quando prime o gatilho diz que não caça para matar, mas pelo convívio e ar livre. É uma mulher de armas, vive no Catrão e é engenheira civil. Chama-se Paula Leal, tem 26 anos.

Há mais de um mês que António Oliveira, 78 anos residente na Capinha (Fundão), anda à procura de um lar de terceira idade que aceite a esposa. Pessoalmente já visitou e inscreveu a mulher em mais de 10 instituições (desde a Malcata à Capinha), mas não teve resposta positiva. A urgência da situação faz com que este homem peça publicamente ajuda.

Os preços para a passagem de ano nos hotéis da Covilhã e da Serra da Estrela só estão ao alcance de poucas bolsas. Não constitui exagero, aliás, afirmar que custam os olhos da cara. Mas, apesar da tão propalada crise que por aí vai, as unidades hoteleiras vão estar cheias para o “reveillon”.

Mais de vinte facadas desferidas entre a zona da face e do pescoço de Carla Martins, 28 anos, provocaram-lhe a morte. O crime que chocou o país ocorreu na madrugada de domingo, no bairro do Valongo, em Castelo Branco, onde residiam os pais da vítima, que em vão ainda tentaram socorrê-la.


spacer
spacer

spacer