26 novembro 2009

Covilhanices

Crimes violentos contra mulheres aumentam
As mulheres portuguesas têm estado a ser assassinadas de forma bárbara. Em 2008, o número de homicídios femininos fixou-se em 43, este ano já registámos 26 casos. Quatro dessas vítimas são do distrito. O JF foi à procura das respostas para muitas das questões que a sociedade neste momento coloca.
Versões distintas e contraditórias relativamente àquilo que terá efectivamente acontecido no acidente da A23 é aquilo que os arguidos, peritos e engenheiros e restantes testemunhas têm apresentado ao Tribunal de Castelo Branco, onde se iniciou o julgamento. Em causa está o acidente ocorrido em Novembro de 2007 na A23, envolvendo um ligeiro de passageiros e um autocarro da Câmara Municipal de Castelo Branco, do qual resultaram 17 vítimas mortais.
Casa do Leão, a mais antiga do comércio tradicional da Covilhã
É uma das casas de comércio mais tradicional da Covilhã. Tem 160 anos e mantém a mesma actividade. A Casa do Leão fica na zona histórica e a sua frontaria de azulejos é uma marca única. Todos a conhecem. H á quem sobreviva às adversidades do tempo.
Actualmente, um pouco por todo o país assistimos a uma verdadeira “febre” dos cogumelos, com muita gente a fazer formação na área e com outros a ganharem dinheiro com a apanha de espécies até aqui ignoradas. Os cogumelos são actualmente um bom cartão de visita para o turismo regional. Jornalistas de vários países têm vindo a Belmonte para perceber o “fenómeno”. O JF acompanhou uma visita
A estância de esqui Vodafone, na Serra da Estrela, com capacidade para receber três mil pessoas por dia, vai iniciar a nova época a partir do próximo sábado, 28 de Novembro. Segundo Ricardo Abreu, director daquela estrutura da Turistrela, a única existente em Portugal para os desportos e actividades de recreio na neve, “encontra-se em constante processo de evolução” e progrediu de “forma qualitativa” visando dar “mais condições às famílias e crianças”.
O estudo, publicado pela revista “Sábado” pelo quarto ano consecutivo, foi desenvolvido pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da Universidade Nova de Lisboa e avaliou 61 instituições. No “ranking” geral o CHCB surge em quinto lugar, a seguir ao Centro Hospitalar Lisboa Norte, hospital de S. João (Porto), hospitais da Universidade de Coimbra e hospital de São Teotónio (Viseu).
Humanizar o Serviço de Pediatria é o grande objectivo da candidatura do Centro Hospitalar da Cova da Beira ao projecto de responsabilidade social do Continente. Este ano a "Missão Sorriso" tem novas regras e a escolha dos vencedores depende, sobretudo, do voto do público.
Atletas oriundas da região e com provas dadas, vieram ao Fundão a convite do Grupo de Convívio e Amizade nas Donas